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Bons lançamentos neste mês de março com destaques para o lançamento de The Sunlit Man, de Brandon Sanderson e para o lançamento quase simultâneo do mais recente trabalho da Holly Black.


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1 - "O Trono do Prisioneiro" (O Herdeiro Roubado vol.2) de Holly Black


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Ficha Técnica:


Nome: O Trono do Prisioneiro

Autora: Holly Black

Série: O Herdeiro Roubado vol. 2

Editora: Galera Record (no Brasil)

Gênero: Fantasia

Tradutoras: Gabriela Cândido e Carolina Araújo

Número de Páginas: 350

Data de Lançamento: 06/03 (nos EUA), 01/04 (no Brasil)


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Sinopse: Oak está pagando por sua traição. Feito de prisioneiro no gélido Norte, sob o jugo de uma temível nova rainha, ele terá que confiar em seu charme e astúcia para sobreviver. Mas o Grande Rei Cardan e a Grande Rainha Jude não medirão esforços para recuperar o herdeiro roubado de Elfhame, eliminando do caminho quem quer que seja.


Mas, para Oak, as coisas não são tão simples. Afinal, a garota quem o aprisionou, também é a garota que ele ama e toda essa confusão é fruto de um mal-entendido. Só que em uma guerra é preciso tomar partido, e ele deve escolher entre reconquistar a confiança da garota dona do seu coração ou se manter fiel à Elfhame, impondo um fim ao reinado de Wren, mesmo que isso signifique a ruína da rainha.


Com traições à espreita em cada canto, a astúcia e a inteligência do príncipe Oak talvez não sejam suficientes para manter vivas todas as pessoas que ama. É apenas uma questão de saber quem ele está disposto a perder.


2 - "The Sunlit Man" de Brandon Sanderson


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Ficha Técnica:


Nome: The Sunlit Man

Autor: Brandon Sanderson

Editora: Tor Books

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 400

Data de Lançamento: 05/03


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Sinopse: Correndo. Colocar distância entre ele e a incansável Brigada Noturna tem sido a estratégia de Nômade por anos. Permanecendo um ou dois passos à frente de seus perseguidores ao pular através da Cosmere de um mundo para outro.


Mas agora, seus poderes estão muito deteriorados para fugir, Nômade se vê presa em Canticle, um planeta que irá matar qualquer um que não se mantiver se movendo. Fugindo das chamas do nascer do sol que derrete as próprias pedras, ele é pego instantaneamente em uma luta entre um tirano sem coração e os corajosos rebeldes que o desafiam.


Falhar significa uma morte rápida, incinerado pelo sol... como uma vida como um escravo sem mente. Atormentado pelas consequências de seu passado, Nômade deve lutar não apenas por sua sobrevivência - mas também por sua própria alma.


3 - "Jumpnauts" de Hao Jingfang


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Ficha Técnica:


Nome: Jumpnauts

Autor: Hao Jingfang

Editora: Saga Press

Gênero: Ficção Científica

Tradutor: Ken Liu

Número de Páginas: 368

Data de Lançamento: 12/03


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Sinopse: Em um futuro onde o mundo é rudemente dividido entre duas facções, a Liga Pacífica das Nações e a Divisão Atlântica das Nações, tensões estão elevadas com cada lado esperando pelo outro fazer algum movimento. Mas nenhum dos lados está preparado para um poderoso terceiro elemento que aparentemente tem sido uma presença influente na Terra por milhares de anos - e logo deve fazer uma reaparição.


Com a realização de que uma raça alienígena altamente inteligente tem tentado enviar mensagens a eles, três cientistas em ascensão dentro da Liga Pacífica de Nações formam uma aliança instável. Alimentados por uma curiosidade de ter suas perguntas respondidas e um medo das outras facções dentro de seus rivais da Divisão Atlântica de Nações optariam por uma respostas militar potencialmente mais desastrosa e mais agressiva, as três correm para assegurar o primeiro contato com esta forma de vida extraterrestre que eles não estão convencidos de ser uma ameaça.


Impulsionados por evidências recentes de visitas alienígenas no passado mais distante, as três mentes científicas devem resolver quebra-cabeças enraizados dentro da antiguidade humana, encarando seus demônios pessoais e descobrindo as verdades do universo.


4 - "The Siege of Burning Grass" de Premee Mohamed


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Ficha Técnica:


Nome: The Siege of Burning Grass

Autor: Premee Mohamed

Editora: Rebellion Publishing

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 336

Data de Lançamento: 12/03


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Sinopse: Os Impérios de Varkal e Med'ariz sempre estiveram em guerra.


Alefret, o fundador da resistência pacífica de Varkal, foi bombardeado e aleijado pelo seu próprio governo, trancado em uma prisão secreta e torturado por um cientista "visionário". Mas agora eles estão oferecendo a ele uma chance de liberdade.


Mandaram-no se infiltrar em uma cidades voadoras de Med'ariz, obedecendo a Qhudur, um fanático religioso e sanguinário, ele deve encontrar companheiros ativistas antiguerra na população do inimigo e provocá-los a uma revolta contra os seus governantes.


Ele deve recusar a servir aos instigadores da guerra, mas se ele puder encerrar esta guerra sem sentido de uma vez por todas? É válido comprometer sua própria moral e os princípios de seus companheiros membros da resistência?


5 - "These Fragile Graces, This Fugitive Heart" de Izzy Wasserstein


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Ficha Técnica:


Nome: These Fragile Graces, This Fugitive Heart

Autore: Izzy Wasserstein

Editora: Tachyon Publications

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 176

Data de Lançamento: 12/03


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Sinopse: Em Kansas City no meio do século XXI. Dora não voltou à sua velha comuna em anos. Mas quando ex-namorada de Dora, Kay, é morta, e todos na comuna são suspeitos em potencial, Dora sabe que ela não é a única pessoa que pode solucionar o caso de assassinato.


Com Dora sendo tragada de volta à sua velha comunidade e começando suas investigações, ela descobre que a morte de Kay é apenas uma entre vários acidentes terríveis. Uma estranha droga nova está circulando. pessoas estão desaparecendo. E Dora está sendo atacada por agressores de seu passado anterior à sua transição...


Enquanto isso, parece que uma guerra entre duas corporações nefastas está vindo no horizonte, e a velha vizinhança de Dora é o seu campo de batalha. Agora ela deve descobrir uma conspiração distorcida, tudo isso enquanto navega por um novo relacionamento profundamente significativo.


6 - "Forgotten Sisters" de Cynthia Pelayo


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Ficha Técnica:


Nome: Forgotten Sisters

Autora: Cynthia Pelayo

Editora: Thomas & Mercer

Gênero: Terror

Número de Páginas: 298

Data de Lançamento: 19/03


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Sinopse: As irmãs Anna e Jennie vivem em um bangalô histórico no rio Chicago. Elas estão presas a um passado inquietante, e com nenhum lugar para onde ir, nada pode separá-las da casa de sua família. Nem os rangidos enlouquecedores e as vozes sem corpo que ecoam pelas velhas paredes. Nem os alagamentos inexplicáveis na área, ou o número crescente de corpos que flutuam pela janela de Anna.


Para afastar a solidão, Anna tem um podcast, contando histórias fantasmagóricas da trágica história de Chicago. Mas, quando Anna consegue a atenção de um ardente ouvinte, ela acorda para as possibilidade do mundo lá fora.


Com sua relação crescendo, também crescem os medos de Jennie. Mais e mais pessoas desaparecem no rio. E então dois detetives atendem ao chamado.


7 - "The Mars House" de Natasha Pulley


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Ficha Técnica:


Nome: The Mars House

Autora: Natasha Pulley

Editora: Bloomsbury Publishing

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 476

Data de Lançamento: 19/03


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Sinopse: Após uma catástrofe ambiental, January, que foi uma das principais no grupo do Ballet Real de Londres, se tornou uma refugiada em Tharsis, a colônia terraformada em Marte. Lá, a vida de January é ditada por seu status como uma Earthstronger - uma pessoa cujo corpo não é ajustado para uma gravidade menor e é um perigo para aqueles nascidos em Marte, ou naturalizados lá. Mas, as escolhas de trabalho de January, sua moradia e até o transporte são ditados por este status de segunda classe, e agora um político xenofóbico chamado Aubrey Gale está correndo a eleição com uma plataforma que tornará tudo pior: Gale quer que os Earthstrongers se naturalizem, um processo que é sempre debilitante e algumas vezes mortal.


Quando Gale escolhe January para uma entrevista espontânea que sai muito mal, a vida de January é jogada no caos, mas o capital político de Gale também sai prejudicado. Gale propõe uma solução para ambos os seus problemas: um casamento de fachada por cinco anos que asseguraria o futuro de January sem a naturalização e asseguraria o sucesso político de Gale. Mas quando January aceita a proposta, ela descobre que Gale não é como ele parece no meio público. Ele é bondoso, compassivo e muito mais difícil de odiar do que January preferiria que ele fosse. Com seu relacionamento se aprofundando, a situação política piora e January descobre que Gale tem um inimigo, alguém desejando destruir toda Tharsis para fazê-lo pagar - e January pode ser a única pessoa no caminho.


8 - "The Woods all Black" de Lee Mandelo


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Ficha Técnica:


Nome: The Woods all Black

Autor: Lee Mandelo

Editora: Tor.com

Gênero: Terror

Número de Páginas: 153

Data de Lançamento: 19/03


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Sinopse: Leslie Bruin é destacada para a cidade interiorana de Spar Creek pelo Serviço de Enfermagem da Fronteira, com as ordens normais: vacinar a população, cuidar dos partos de bebês e se ligar nos julgamentos dos religiosos locais que olham para ele e enxergam uma mulher falha. Forjado nas chamas do Fronte Ocidental e renascido nos cafés de Paris, Leslie acredita que pode lidar com qualquer coisa que aparecer em sua frente - mas Spar Creek esconde uma escuridão além de seus pesadelos.


Alguma coisa bem feia está se espalhando dentro da congregação local, e sua malícia se concentrou em uma jovem pessoa que eles insistem ser um moleque sem regras que deve ser colocado de joelhos. A violência está borbulhando quando Leslie chega na cidade, pronta para transbordar, e ele terá que agir rapidamente se pretende ser útil para a cidade. Mas as colinas cercando Spar Creek possuem uma consciência próprias, e a mata está assombrada de maneiras que Leslie não compreende.


9 - "The Emperor and the Endless Palace" de Justinian Huang


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Ficha Técnica:


Nome: The Emperor and The Endless Palace

Autor: Justinian Huang

Editora: MIRA

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 344

Data de Lançamento: 26/03


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Sinopse: "E se eu dissesse a você que o sentimento que chamamos de amor é realimente sentir um reconhecimento metafísico, quando a sua alma se lemde alguém de uma vida passada?"


No ano 4 a.C., uma cortesão ambiciosa é chamada para seduzir um jovem imperador - mas rapidamente descobre que eles são ambos governados por sangue, sexo e intrigas.


Em 1740, um dono de estalagem solitário concorda em ajudar um misterioso visitante procurando um raro remédio, apenas para libertar um terror saído de outro mundo.


E na Los Angeles dos dias atuais, um estudante universitário encontra uma linda estranha e não pode deixar de sentir que eles já se encontraram antes.


Ao longo destas linhas temporais aparentemente não relacionadas quando tecidas juntas pelas viradas do destino, dois homens são renascidos, geração a geração. Dentro das paredes perigosas de um antigo palácio e as florestas sem fim do interior da Ásia aos tetos de cimento da cena de rave underground, nossos amantes são inexplicavelmente atraídos um para o outro, constantemente testados pelos contextos ao seu redor.


Com suas muitas vidas se interligando, eles começam a perceber o poder de seu amor imortal - um poder que transcende o próprio tempo... mas um que pode consumir ambos.


10- "Greatest Hits" de Harlan Ellison


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Ficha Técnica:


Nome: Greatest Hits

Autor: Harlan Ellison

Editora: Union Square & Co

Gênero: Terror

Número de Páginas: 496

Data de Lançamento: 26/03


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Sinopse: Como um dos maiores escritores da ficção especulativa do século XX, Harlan Ellison moldou os gêneros da ficção científica, da fantasia e do terror. Esta coleção inventiva e provocativa de suas histórias mais conhecidas e mais aclamadas é um tesouro perfeito para os fãs do velho Ellison assim como leitores descobrindo este escritor insano e polifônico pela primeira vez. Dentre algumas das histórias desta coleção estão:


  • "'Repent, Harlequin, ' Said the Ticktockman" -- vencedor do Hugo Award

  • "I Have No Mouth, and I Must Scream" -- vencedor do Bram Stoker Award

  • "Mefisto in Onyx" -- vencedor do Bram Stoker Award

  • "Jeffty Is Five" -- vencedor do British Fantasy Award

  • "Shatterday" -- episódio da série Twilight Zone

  • "The Whimper of Whipped Dogs" -- vencedor do Edgar Allan Poe Award

  • "Paladin of the Lost Hour" -- vencedor do Hugo Award, episódio da série Twilight Zone



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O Old Boy se vê com um enorme problema quando volta para casa após uma visita a seu velho amigo Bloch. Isso o leva ao desespero e ele se vê perdido em um mundo onde não conhece mais as pessoas ao seu redor.


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Sinopse:


A vida do Investigador do Pesadelo está ruindo. Perseguido pelo inspetor Carpenter, sem clientes há meses e com um aviso de despejo imediato, Dylan se tranca em casa, atormentado por uma espiral de paranoia que o leva até a despedir Groucho, suspeito de armar contra ele. Uma enésima e inesperada reviravolta na vida do inquilino de Craven Road!





Como diz o tradutor Julio Schneider no prefácio deste número, as melhores histórias do Dylan Dog são aquelas que brincam com o pior inimigo do protagonista: ele mesmo. Paola Barbato mostra por que é uma das melhores roteiristas da Sergio Bonelli ao levar o nosso personagem às raias da loucura. É um terror psicológico dos mais finos, usando e abusando de mensagens escondidas espalhadas pela trama. Muitas vezes nossa maneira de enxergar o mundo pode ser o nosso maior vilão ao nos impedir de enxergar os reais problemas que nos cercam. Tentamos encontrar uma zona segura ou um local onde nos sentimos confortáveis, mas quando isso é tirado de nós, o medo que isso é provoca chega a ser irracional.


Neste número, vemos um Dylan Dog quebrado, sendo perseguido por todos os lados seja pelo novo inspetor Carpenter, ou o misterioso John Ghost. Como detetive do sobrenatural não tem um cliente há meses e Groucho tenta tirá-lo da sua velha casa na Craven Road para visitar seu amigo Bloch para um almoço amigável. Só o que a dupla não contava é que o locatário da casa aproveitasse a saída de Dylan para colocar uma ordem de despejo bem na porta. Tendo cinco dias para deixar o imóvel, o Old Boy se vê em uma situação irreversível, tendo toda a sua vida virada de cabeça para baixo. Depois de uma briga com Groucho, ele transforma a sua casa em um tipo de bunker e é aí que sua percepção de realidade vai por água abaixo. Sem conseguir distinguir o que é real ou não, Dylan precisa entender o que aconteceu com ele e como encontrar a "saída" desse lugar onde ele se encontra.


Os irmãos Cestaro nos entregam um belo trabalho nessa edição. Isso porque ela exige dos artistas uma dobra da realidade. A arte precisa ser estranha para poder refletir a mente instável do protagonista. Por essa razão, vemos momentos em que ora a arte é precisa e correta, com um belo detalhamento do cenário e do plano de fundo e ora ela é meio surrealista e quase suja, com o emprego de uma boa dose de tridimensionalidade e estranheza. Não é uma arte que me agrade porque acho o design dos personagens meio exagerado e esticado demais, mas ela combina propriamente com a proposta de Barbato aqui. Tem vários easter eggs bem legais para o leitor buscar no cenário com referências a Star Wars, a Alien e a vários outros elementos da cultura pop. Se os irmãos procuraram representar a imaginação do Old Boy, ele é um belo de um aficcionado por cinema. Outro ponto que queria destacar é a habilidade deles com a colocação de sombras e silhuetas pelo cenário. Algumas das cenas são belíssimas como quando Dylan e Frannie estão juntos em um quarto. Há uma bela representação da luz entrando pelas janelas e entrando em contraste com a sombra no fundo que representa quase que uma prisão para o personagem, impedindo-o de sair desse mundo estranho.

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Essa edição tem um roteiro primoroso porque ela te deixa tenso do começo ao fim. A gente se sente preso dentro de um quarto escuro junto com o personagem. O desespero do Dylan é palpável e vamos acompanhando progressivamente o quanto ele vai perdendo contato com a realidade. Pensar que boa parte da narrativa se passa somente dom Dylan sozinho vagando sem rumo sendo incapaz de entender o que está passando. E o pior: sabendo que aquilo tudo é um fruto de seu próprio descolamento da realidade. Dylan é um personagem que prefere se manter em uma espécie de imanência, onde tudo permanece o mesmo do começo ao fim. É o jeito que ele tem de controlar aquilo que o cerca. Posso até dizer que o personagem é um maníaco por controle. Quando as coisas começam a mudar, sejam as relações, sejam as formas de se comunicar ou a própria fundação de seu ser, Dylan se debate e perde a noção de que passos deve dar para seguir em frente. É basicamente isso o que se sucede nessa edição. Diante do possível despejo, Dylan poderia ter encontrado outra base de operações e recomeçado suas atividades. Não é algo tão grave assim. Mas, a casa na Craven Road representa sua história, sua imanência, sua incapacidade de seguir adiante.


Seu desespero é tão grande que ele começa a duvidar de Groucho. Aliás, o personagem que esteve ali por tantas e tantas décadas ao lado do Old Boy, de fato, sempre foi bastante misterioso. Ele esconde isso através de piadas e bravatas, sempre caindo naquela coisa de nunca saber quando ele está brincando, sendo sarcástico ou falando meias verdades. Diante de um desespero tão grande, Dylan começa a se questionar quem é este que esteve por tanto tempo ao seu lado. Claro que isso também vem em grande parte de uma reação adversa de seu desespero que passa a criar inimigos por todos os lados, mas é uma pergunta que sempre fizemos. Barbato parece que não vai responder isso agora, mas parece que Dylan não vai desejar ficar sem uma resposta honesta por muito mais tempo. Por outro lado, com a própria cabeça do personagem fora de prumo aqui, tudo e todos são entendidos de forma distorcida. Alguns dos personagens que surgem na imaginação de Dylan possuem conexões reais e outros não. A propósito: que sacada genial a ideia do Bruno. Deixo para os leitores ficarem curiosos para entender quem é esta pessoa que é bastante hostil ao personagem desde que o vê em um primeiro momento.

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Dylan entra em um estranho mundo onde se vê confrontado com a dicotomia entre permanência e mudança. Algumas coisas que acontecem a ele nesse mundo que se coloca diante dele são bastante convenientes. O personagem se encontra em uma situação tão desesperadora, que suas faculdades como detetive simplesmente não funcionam. Ele não desconfia de nada que se coloca ao seu redor. Simplesmente entende que aquilo é como é, e busca encontrar um local seguro para se recuperar ou pelo menos fazer uma ideia do que está acontecendo com ele. Só que a questão central que se coloca diante dele é ele está satisfeito com essa nova realidade segura e permanente? Dylan teme tanto a mudança que está disposto a se colocar fora da realidade em um lugar que apenas fornece aquilo que ele deseja? Às vezes um mundo tão perfeito onde as coisas funcionam do jeito que queremos não passa de uma armadilha, com garras que nos arrastam para o lado mais profundo do subsolo. Apesar de que pode ser que o Old Boy realmente deseje isso. Resta saber o que o coração dele vai decidir ao final desta história.


Das Cinzas às Cinzas é uma belíssima história cujo final nos deixa de cabelo em pé. Não olhe as três páginas finais antes de ler a história toda porque temos alguns desdobramentos que prometem ser quentes para as próximas edições. O roteiro da série continua de altíssima qualidade e a arte se encaixa com a proposta apresentada pelo roteiro. Ao final, tenho certeza que os leitores estarão com o cérebro fritando com as possibilidades deixadas por essa edição. Com certeza nada está normal como dantes.


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Ficha Técnica:


Nome: Dylan Dog Nova Série vol. 9 - Das Cinzas às Cinzas

Autora: Paola Barbato

Artistas: Gianluca e Raul Cestaro

Editora: Mythos

Tradutor: Julio Schneider

Número de Páginas: 100

Ano de Publicação: 2020


Outros Volumes:


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Voltamos ao tema dos gêneros para tentarmos entender por que o fazemos e o que deixamos de lado ao classificarmos o que lemos.


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A discussão sobre a necessidade ou não dos gêneros literários é uma constante desde que as categorias foram criadas. Já conversei uma vez sobre o assunto, mas a partir de um ponto de vista comercial. Queria retornar, mas com um ponto de vista mais filosófico, tentando entender como isso afeta a nossa leitura. Mais uma vez recomendo a vocês o livro Uma História da Leitura, do autor Alberto Manguel que debate esse e outros temas.


Classificar e ordenar coisas está na base da mentalidade do ser humano. Queremos colocar nosso universo em uma ordem que nos permita entender seu funcionamento, encontrar itens ou contabilizar coisas e/ou situações. Podemos rastrear a ideia de organizar livros e leituras em períodos bem antigos. Quando os pergaminhos e papiros começaram a se tornar mais numerosos se fez necessário guardá-los, mas tê-los acessíveis facilmente. Inicialmente os materiais de literatura não eram tão comuns, restringindo-se mais a registros de transações financeiras. Os homens antigos colocavam fitas com legendas ou outros tipos de presilhas com anotações que permitissem identificar datas ou nomes com facilidade. Estas ficavam penduradas para fora da estante para que fosse mais prático para o responsável. Nesse primeiro momento as bibliotecas eram mais espaços de leitura do que um lugar óbvio para guardar livros. Sim, eles eram guardados nelas, mas era um local onde o leitor pudesse consultar, ler e escrever sem ser incomodado. Mais tardiamente as bibliotecas passaram a ser espaços maiores de armazenamento como a lendária Biblioteca de Alexandria. Mas, já voltaremos a ela.


As classificações iniciais eram em ordem alfabética. Foi uma solução simples e óbvia que rapidamente passou a ser empregada por aqueles que iam atrás das peças gregas, das obras latinas ou de produções mais exóticas. À medida em que o latim se tornou mais comum entre os integrantes do Império Romano, essa ideia classificatória foi ganhando mais e mais espaço. E mesmo com outras formas de classificação disputando espaço, a alfabética exigia menos raciocínio lógico. Sua praticidade só vai terminar a partir de meados da Idade Média quando as traduções de autores greco-romanos se tornavam cada vez mais comuns. Mais do que isso, temos uma invasão aristotélica a partir das traduções do grego para o árabe ou depois a chegada dessas obras no contexto europeu. Haviam dezenas de obras, verdadeiramente aristotélicas ou falsamente atribuídas ao filósofo. Isso obrigava aos bibliotecários e colecionistas medievais a mudar sua forma de ordenação.


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Mas, precisamos colocar outro personagem nesta história: Calímaco, que Manguel afirma que pode ter sido bibliotecário-chefe de Alexandria em algum momento de sua história. A biblioteca fora construída com o audacioso objetivo de concentrar em si todo o conhecimento do mundo. Seria um oásis onde a cultura teria seu espaço supremo sob a égide de um poderoso império. Os egípcios eram um povo prático e usavam a escrita para lidar com trocas e vendas ou posse de terras. A 'literatura" estava mais presente nos rituais, nas escritas hieroglíficas nas tumbas, nas fórmulas mágicas. Os gregos desenvolveram mais essa linha da escrita ficcional a partir das peças teatrais. Então Alexandria recebia um enorme afluxo de obras literárias que enchiam suas estantes. No auge de seu esplendor, o número de obras chegava a 40 mil. Depois de seu desaparecimento, a biblioteca que mais se aproximava dela antes do surgimento da imprensa ficava em Avignon e pertencia à Igreja católica. Lá constavam dois mil volumes, um número bem longe do impressionante contingente na lendária biblioteca.


Calímaco era um homem que não se conformava com a maneira ingênua com a qual os livros eram ordenados. Para ele, não fazia sentido colocar os livros em ordem alfabética porque em uma coleção tão numerosa isso dificultava a busca por alguma coisa que o leitor estivesse pesquisando. A partir de muito estudo e observação, Calímaco passou a criar categorias por assunto ou por tema. Ele era visto com muita reticência por seus colegas porque seus critérios eram difíceis de ser compreendidos e outros que trabalhavam na biblioteca não conseguiam encontrar o que estavam procurando. Sua proposição deixava de lado uma formulação de ordenação do mundo para se concentrar em uma lista de pertences da biblioteca e a partir daí encontrar conectores entre elas. Infelizmente, ele não foi capaz de terminar seu empreendimento ambicioso que foi continuado e finalizado por outros bibliotecários. Contudo, seu método de ordenação foi levado a outros locais onde era usado como uma alternativa ao alfabético.


No século XIII, um homem chamado Richard de Fournival elaborava teorias sobre os efeitos da leitura para a formação intelectual do homem. Para levar adiante sua pesquisa, Fournival contava com uma boa quantidade de livros ao qual ele buscava ordenar. Para levar adiante o seu objetivo, ele criou uma série de divisões para os campos do conhecimento e ele separava os livros em seções dedicadas a estes campos. Ainda era algo bem distante do que viria a acontecer no século XIX, mas já mostrava indícios de quais caminhos seguiriam a capacidade do homem de organizar seu conteúdo. Com a invenção da imprensa por Gutenberg, a necessidade de organizar os livros se torna ainda maior por conta da popularização do artigo livro. Era um objeto de desejo de nobres e burgueses a posse de uma biblioteca particular que os permitisse consultar livros a qualquer hora.


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Chegamos ao século XIX e é aí que as coisas mudam drasticamente. Foi nesse momento que os campos de conhecimento como os percebemos hoje surgiram com as disciplinas do conteúdo escolar e do ensino superior. Mais do que simplesmente gerar campos de conhecimento, a ideia básica era classificar a realidade para que fosse possível dedicar seus estudos a um campo específico sem a necessidade de entrar em outros. Se antes um cientista era um homem versado em vários campos de conhecimento, como Leonardo da Vinci que era pintor, conhecia engenharia, aritmética, filosofia, agora um cientista deveria conhecer o seu campo para que sua pesquisa pudesse gerar frutos com mais velocidade. De certa forma a especialização foi se tornando cada vez mais complexa com campos se subdividindo em outros ainda menores. É como se pegássemos uma lupa e tirássemos do alto e o colocássemos tão perto de nossos olhos que o próximo passo é o microscópio. O grande problema desse fenômeno hiper-especializante é que agora o pesquisador conhece o grão de areia em todas as suas propriedades, mas não consegue dizer uma vírgula sobre o grande deserto. Claro que isso é uma crítica mais pesada e generalizante que parte de homens que veem com maus olhos essa tendência. Tanto é assim que nas últimas décadas, pensadores como Humberto Maturana passaram a discutir o conhecimento holístico, capaz de interconectar vários campos de conhecimento para se chegar a uma conclusão. Ou a polimatia, que versa sobre a necessidade de estimularmos diferentes capacidades inatas ao ser humano.


Mas, onde isso nos leva na questão literária? Talvez a pista nos tenha sido dada por Jorge Luiz Borges em seu famoso conto sobre a incrível biblioteca que seria tão grande quanto o próprio universo. Nela estariam contidos os livros escritos e aqueles perdidos ou nunca finalizados. O protagonista se vê perdido em um lugar labiríntico que o leva a questionar até sua própria sanidade. O mundo que o cerca é tão ordenado que sua mente não consegue processar tamanha quantidade de informação. Ele chega até a especular se essa biblioteca não seria apenas uma pequena parte de uma vasta categoria de outras bibliotecas. O conto nos leva a um encantamento sobre a magia presente nos livros ao nos vermos diante de tomos sonhados como peças perdidas de Shakespeare ou livros não finalizados de Kafka. O ponto é que no meio desse espaço, o protagonista perdeu o seu encantamento como um leitor "selvagem" e experimental ao buscar suas leituras em classificações artificiais.


Não acredito que Mary Shelley tenha pensado em publicar uma ficção científica ao escrever Frankenstein. Ou que Lord Dunsany estaria planejando aquele romance de fantasia há décadas porque ele queria que seus personagens fossem fantásticos. Manguel nos dá o exemplo de As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift que pode ser interpretado a partir de diferentes gêneros de acordo com o ponto de vista de um leitor. Ao rotularmos o que lemos, estamos colocando-os em caixinhas à parte, impedindo que eles inundem a imaginação de quem o tem em mãos. Alguns autores tem essa mentalidade, deixando suas obras serem subjetivas para quem as lê, como os livros de Kazuo Ishiguro (que detesta quando seus livros são categorizados), Úrsula K. Le Gun e até mesmo autores mais atuais como N.K. Jemisin em seu A Quinta Estação. É uma fantasia? É uma ficção científica? É um livro filosófico? É um estudo sociológico sobre o empoderamento feminino? Deixo vocês com a seguinte fala de Alberto Manguel:


"Categorias são exclusivas; a leitura não o é - ou não deveria ser. Não importa que classificações tenham sido escolhidas, cada biblioteca tiraniza o ato de ler e força o leitor - o leitor curioso, o leitor alerta - a resgatar o livro da categoria a que foi condenado."




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Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! 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