ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.

Links Especiais

Se você, como nós, gosta das reflexões ponderadas encontradas aqui no Ficções Humanas, você também conhece a dificuldade de encontrá-las. 

Gostaríamos de recomendar, assim, alguns poucos sites especiais que oferecerão essas tão raras ilhas de reflexão no mar revolto e democrático da internet:

Houve um tempo que a literatura fantástica e de ficção científica era um prazer popular. Contos maravilhosos se espalharam em jornais e revistas para o deleite de nossos avós e pais. Com o tempo, sua popularidade passou a competir com graphic novels, cinema, video games... Não menos saborosos, porém, como criticaria Virginia Woolf, imagens digestíveis descansam o cérebro em vez de agitá-lo para pensar. A existência da Trasgo é, em nosso mundo eletrônico, uma ode às Pulp Fictions do passado: literatura fantástica e de ficção científica nacional, e de qualidade.

Site da simpaticíssima Celly Nascimento. Seu blog se dedica a resenhar livros de fantasia e terror com uma linguagem muito gentil e ao mesmo tempo acolhedora. Vale destacar também que Celly está trabalhando em uma coletânea de contos que serão publicados de forma independente através do blog. ​(Paulo Vinícius)

O CabulosoCast é um podcast sobre literatura, séries de TV e cinema. A periodicidade dele é semanal e os temas são fantásticos. O host é Lucien, o Bibliotecário que conduz com bastante propriedade os temas para seus colegas de podcast e alguns convidados. O CabulosoCast já se tornou uma distração durante as minhas longas viagens pelas ruas de Itaguaí. (Paulo Vinícius)

O Tiny Little Things é um dos booktubs mais antigos do universo literário do Youtube. A Tatiana Feltrin é uma pioneira nesse gênero de vídeos estando em atividade desde 2006. Suas resenhas são muito boas e cheias de conteúdo. Além disso, ela apresenta livros muito variados desde obras de "alta literatura" até livros de autores independentes. ​(Paulo Vinícius)

Site (em inglês) da escritora e pensadora americana Maria Popova (que se descreve, humilde, como uma mente curiosa). Ela renova toda semana um conteúdo elegantemente combinado de variados trabalhos reflexivos. Livros sobre artes e ciências, ilustrações e fotografias. Um site sobre a arte de ler, a arte de pensar, a arte de conhecer, a arte de amar e a arte de ser.  (Felipe Cotias)

Blog do pensador polímata Michael E. Araki. Ensaios e crônicas instigantes. 

Site do obstinado escritor e cientista da arte de escrever Diego Schutt. O site reúne conteúdo fascinante sobre a arte de criar e de desenvolver histórias, de variadas fontes. Parada obrigatória em português para escritores, quer aspirantes ou maduros, para inspirar-se antes da próxima empreitada criativa.

Blog de Susan Cain, a autora do livro Quiet (traduzido por aqui como "O Poder dos Quietos". O blog complementa o conteúdo do instigante livro com novas dicas sobre a produção criativa e a felicidade independente do império opressor da hiper-socialização. (Felipe Cotias)

Plataforma de cursos gratuitos online. Uma revolução na educação. Vasculhe cursos variados sobre ciências, artes, humanidades e interesses quaisquer de universidades de todo o mundo. Se não encontrar em português, não tem problema: clique aqui para saber como assistir a qualquer curso do Coursera em português.

Plataforma que reúne variadas palestras online, de todos os campos de interesse e por renomados pensadores.