ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.

O Ficções Humanas

A arte permite que as aflições, alegrias, ponderações e descobertas a respeito de nossa fragilidade como animais humanos sejam compartilhadas para além dos ouvidos de nossos parentes e amigos próximos, alcançando pessoas que jamais conheceremos pessoalmente. Vizinhos de bairro, de cidade, de país, de mundo, até mesmo de outros tempos.

Ray Bradbury ainda consegue conversar conosco "ei, o que poderia acontecer se colonizássemos outros planetas?", mesmo que já não caminhe mais entre nós. Graças à beleza com que ele nos fala, nós ainda o escutamos com atenção - esse é o poder da comunicação quando composta sob a forma de arte.

Se um poeta, nas palavras de Emily Dickinson, pode habitar a Possibilidade, Casa mais bela que a Prosa, então os escritores de fantasia, ficção histórica e ficção científica ao menos visitam essa casa de tempos em tempos e em seguida enfeitam a realidade, para sempre, com as histórias que os inspiraram por lá. 

Ficções Humanas é, assim, uma grande conversa atemporal a respeito da condição humana e todas as suas possibilidades e impossibilidades; uma conversa na qual temos orgulho de contar com a participação de muitos homens e mulheres criativos de diferentes formações culturais, tanto do presente como do passado.

Nossa intenção com o site é incluir você nessa conversa, ao fazê-lo travar contato com as artes que revisamos e recomendamos e participar de debates sobre variados temas cotidianos com o apoio das reflexões do mundo ficcional. 

As ficções brincam com o mundo e o transformam. E no quanto absorvemos a realidade através do que nos é contado, ora, o que consideramos real é em si, também, uma grande ficção.