top of page

Resenha: "Black Magick vol. 2 - Awakening II" de Greg Rucka e Nicola Scott

Atualizado: 4 de jun. de 2021

Depois da confusão que levou aos assassinatos na Rua Dunridge, Rowan precisa lidar com as consequências disso. Os caçadores de bruxas se aproximam perigosamente de nossa protagonista, mas os maiores inimigos podem estar ainda mais próximos.



Sinopse:


A armadilha ao redor de Rowan Black continua a se fechar, com o Martelo se aproximando de um lado e a Ascensão agora em movimento do outro lado. Mas, a ferida final pode não ser manejada por magia, mas ser feita através do coração.



Atenção: Tem spoilers do primeiro volume!!!!!!








O Poder dos Black


A história continua de onde ela parou no primeiro volume com Rowan precisando lidar com as consequências dos acontecimentos na Dunridge Street. O primeiro capítulo deste segundo arco vai contar a história e a importância da família Black para depois voltarmos a lidar com a Ascensão e a Aria (o grupo de caçadores de bruxas). Greg Rucka mantém uma dinâmica muito boa apesar de que este segundo volume se foca mais nas relações que Rowan desenvolveu com Morgan e com Hawthorne. Em qualidade eu achei este segundo volume um pouco mais devagar e me parece ser um arco de preparação para o que segue. De qualquer forma, é uma baita história e o leitor deveria aproveitar para acompanhar já que a série ainda tem poucos volumes.


A arte do Nicola Scott continua a sendo o ponto alto da série. Embora este segundo volume não tenha imposto tantos desafios ao artista. O fato de ele usar uma palheta em preto, cinza e branco dá um baita diferencial para Black Magick inserindo um visual meio noir a tudo. Mas, novamente, este segundo volume está distinto do primeiro por causa da necessidade do Rucka de tornar as lendas do universo criado por ele mais complexas. Por essa razão a arte acaba não recebendo toda a atenção que deveria. Por outro lado, Nicola Scott foi obrigado a trabalhar mais nas expressões dos personagens, uma limitação que acontece devido ao aspecto mais intimista deste segundo volume. O visual da dupla Ascensão é do cacete. Principalmente a garotinha; simplesmente assustadora. Tem uma cena lá pelo décimo capítulo em que a garotinha está andando pelo hospital e um médico vem perguntar se ela estaria perdida. O olhar que ela devolve é macabro.



Senti falta um pouco do trabalho da Rowan como policial e investigadora. Imaginei que eu veria mais disso até porque o Rucka gosta de histórias nessa linha (vide o arco que ele fez na série do Demolidor, pela Marvel). Não levem isso pelo lado água com açúcar dessa comparação, mas esse segundo volume me lembrou um pouco Charmed, aquela série sobre bruxas que passava há algumas décadas atrás. Isso porque o foco aqui é em mostrar a importância da família Black, de onde vem o conhecimento e poder das bruxas e por que elas acabaram se tornando reclusas. Excelente a solução do Rucka que dá às bruxas bastante conhecimento, sem torná-las apelativas. Estava em dúvida sobre qual abordagem eu curti mais: a de Scott Snyder em Wytches ou a do Rucka, aqui. Posso dizer com convicção que prefiro agora a do Rucka. Embora o Snyder tenha apresentado ideias aterrorizantes, achei a forma como o Rucka explora o mito como algo mais verossímil.


Conhecemos um pouco mais da relação entre Hawthorne e Rowan neste volume. Para quem esperava um romance lésbico, quebrou um pouco a cara. Até acho super legal a maneira como Rucka aborda a amizade e a confiança das duas. O autor poderia ter criado um romance artificial apenas para abarcar um apelo LGBT. E ele preferiu tornar a relação entre as duas ainda mais repleta de camadas. Gostei porque isso permite explorar de muitas formas diferentes como elas ficaram juntas, por que confiam uma na outra. E até associar isso ao conhecimento adquirido através de gerações de bruxas foi bem inteligente. Sério... seria muito fácil cair em uma armadilha aqui. Hawthorne acaba se tornando bem participativa neste volume, precisando lidar com a Aria no lugar da Rowan.


A Aria finalmente aparece na forma dos dois caçadores: Stepan e Leclerc. Bom também perceber que o Rucka fugiu do lugar comum de apresentar caçadores fanáticos e mortíferos. Tem uma ótima discussão entre Leclerc e Hawthorne que mostra que a Aria não é simplesmente uma versão moderna da Santa Inquisição. Eu imaginei isso lá atrás e o autor quebrou minha expectativa pelo clichê. Só o que eu fiquei em dúvida ainda é acerca das motivações e do comportamento de Leclerc. Ele aceita facilmente o convite de Hawthorne. Para um caçador, ele poderia ter sido levado a uma armadilha e ter sido morto em um piscar de olhos. Esse, para mim, foi um furo de roteiro. Queria ver um pouco mais de tensão entre Rowan/Hawthorne, a Aria e a Ascensão. Acho que essa dupla ameaça faria a narrativa ganhar muito dinamismo, já que a dupla de protagonistas não saberia de onde viria o perigo. Me parece que não é isso o que veremos a seguir.


E no fim temos a Ascensão. Ainda são seres envoltos em mistério, sendo que este segundo volume não revela a respeito dos perseguidores misteriosos. O que deu para entender e esta era uma desconfiança que vimos no primeiro volume, é que elas estão atrás de Rowan. Pelo que vimos no sexto capítulo e sem dar spoilers, Rowan parece ter herdado habilidades mágicas poderosas. Sem comentar mais, essa é a impressão que ficou. Uma segunda dedução que vem a partir do primeiro volume é que são seres demoníacos. E é isso o que temos. A relação entre Rowan e Morgan acaba entrando na mira da Ascensão. A filha de Morgan está para nascer e a química que existe entre a dupla acaba ficando mais forte. A questão é como Morgan vai lidar com isso. Ele se deixa levar pela sua paixão por Rowan ou continua com sua esposa que acaba de ter um filho. Nossa bruxa fica dividida entre deixar Morgan ser feliz ou ser egoísta e ir atrás daquele que ela ama. Como isso se relaciona com a Ascensão? Bem... digamos que elas vão explorar essa dúvida no coração de Rowan.



Um segundo volume tenso e que no final deixa a gente com várias pulgas atrás da orelha. A arte do Nicola Scott ficou em parte limitada pelo fato de ser um volume mais tranquilo do que o anterior. Apesar disso ele trabalha bem nas expressões dos personagens, conferindo emoção e drama às cenas. O roteiro está preciso apesar de ter alguns furos que me incomodaram como o fato de a Aria aceitar facilmente conversar com seus inimigos. Estranho e pouco coerente. No mais, minha única reclamação é o fato do Rucka demorar tanto tempo entre uma edição e outra. O próximo arco de histórias parece que vai sair apenas no segundo semestre de 2020.









Ficha Técnica:


Nome: Black Magick vol. 2

Autor: Greg Rucka

Artista: Nicola Scott

Editora: Image Comics

Número de Páginas: 136

Ano de Publicação: 2018


Outros Volumes:


Link de compra:












0 comentário
ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.

bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.