top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

4 Motivos para você curtir a Editora Morro Branco

Hoje é o aniversário de uma das editoras que mais crescem no Brasil. Venham conosco descobrir por que você deve prestar atenção e adquirir os livros desta editora.


Em meados de 2015, no meio de uma efervescência de publicações, uma nova editora surge. Ela apresentava algumas divulgações sobre um livro de fantasia divertido e curioso que envolvia caçar livros. Os protagonistas pertenciam a uma espécie de biblioteca mágica cujas portas saíam em todo tipo de mundo. A Biblioteca Invisível era o título de estreia da editora que acabou conquistando o coração de muitos leitores desde então. Mas, qual era a proposta? A editora seria voltada para uma literatura geral? Seria uma editora de gênero? Naquela época não sabíamos qual era a proposta, mas quando os próximos títulos saíram, certamente começamos a ficar de olho: uma autora norueguesa, um título sobre um detetive e seu pequeno elefante em Bombaim, uma obra com traços pós-apocalípticos e que fala de abuso. Pouco a pouco a editora foi conquistando seu espaço.


Queria usar a postagem de hoje muito para quem não conhece a editora ou tem dúvidas sobre se deve ou não dar uma oportunidade aos títulos dela. Apresento quatro motivos para vocês, um para cada ano de existência da Morro Branco.


1 - A Identidade da Editora


Estabelecer uma identidade e um projeto que diferencie uma editora de todas as outras é algo bem complicado. Exige trabalho, cuidado no momento de fazer o scouting de livros a serem publicados, ser coerente nas escolhas. Sabemos, por exemplo, que a DarkSide Books é uma editora voltada para a publicação de livros de terror com projetos gráficos elaborados; sabemos que a Aleph é uma editora voltada à publicação de ficção científica e se liga bastante à cultura pop. São editoras que estabeleceram seus projetos e seus objetivos. Após quatro anos somos capazes de dizer exatamente qual é a identidade da Morro Branco. Ela é uma editora que vai apostar em autores inéditos, às vezes que sequer são do eixo EUA - Inglaterra e aposta em títulos com temáticas sobre representatividade e diversidade.


Isso é sensacional. Somos capazes de dizer o direcionamento das escolhas da editora. Tem muitas novas editoras das quais não sabemos qual é o direcionamento. Isso porque a necessidade de colocar um produto "vendável" no mercado acabou sendo mais importante do que a coerência. E nesse ponto não temos do que reclamar da Morro Branco.


2 - O catálogo de títulos


Se você é um fã de ficção de gênero, deveria prestar atenção ao catálogo da editora. Ele possui desde títulos YA, passando por clássicos de ficção científica até chegar a ficções muito reflexivas como Bem-Vindos ao Paraíso, da Nicole Dennis-Benn. O catálogo é um dos mais suculentos de alguns anos para cá de todas as editoras. Tem para todos os gostos. A editora tem sido responsável até por apresentar alguns autores clássicos que nunca tiveram uma oportunidade justa de brilhar ao sol em terras tupiniquins. Por exemplo, Octávia E. Butler que já se tornou um símbolo da editora. Mas, este ano veremos mais um autor clássico do gênero que vai chegar por aqui e tenho certeza que vai encantar a todos. Já falo dele mais abaixo.


Reportagem sobre o lançamento de A Quinta Estação, de N.K. Jemisin

3 - Mediar o encontro entre academia e a ficção de gênero


Com o lançamento de livros como Kindred, A Quinta Estação, A Curva do Sonho, Tudo o que Você Deixou para Trás e muitos outros a editora conseguiu fazer um link entre universidade e ficção de gênero. Observar livros como Kindred e retirarmos dali discussões pertinentes para a nossa sociedade nos dias de hoje. Podermos comentar abertamente sobre preconceito e escravidão nos baseando em uma ficção científica. Entendermos o aquecimento global e os danos à natureza a partir da escrita especulativa (não tão especulativa assim) da N.K. Jemisin e da Maja Lunde. Por muito tempo, livros de fantasia e ficção científica foram (e ainda são) vistos como uma reles literatura de entretenimento. Isso quando existe um imenso universo de discussões. Ficção científica não é apenas futurologia; ela fala de problemas muito reais e especula no que isso pode se transformar no futuro. Fantasia também pode ser usada para trabalhar temas sociais: vejam o preconceito que sofrem os orogenes apenas porque são diferentes dos outros.


A editora conseguiu uma façanha ainda maior nessa área: conseguiu emplacar dois títulos no PNLD Literário 2018, de forma a que alunos do Ensino Fundamental II e Médio possam ter contato com seus livros. As escolhas foram Kindred (que foi escolhido para a escola onde eu leciono) e Tudo o que Deixamos para Trás. É um feito digno de nota de uma editora nova no mercado. Ano que vem eu tenho certeza que a editora deve conseguir emplacar mais dois ou três títulos.


4 - O contato com o leitor


A editora seguiu muito bem o exemplo de iniciativas como as da Aleph e da DarkSide e estreitou o seu contato com os leitores. Sempre com um conteúdo bacana, sorteios e, principalmente, sendo atencioso com todos. O que deveria ser algo comum em outras editoras, nós acabamos precisando ressaltar como diferencial. O comportamento da Morro Branco frente àquele que adquire seus livros é um espelho do que deveria ser algo geral. Mas, eu parabenizo a editora por esse esforço.


No tocante a lidar com parcerias com influenciadores digitais, não tenho do que reclamar. Sei que sou suspeito para falar a respeito, mas queria deixar o coração um pouquinho de lado e falar de forma pragmática. A relação com os parceiros é muito boa. Sempre temos contato com nossos social media (esse ano estamos sendo mimados pela simpática Julianne Vituri) e sempre que temos alguma dúvida ou sugestão, eles param para nos escutar. Mesmo que seja algo que não seja possível para a editora, toda a opinião é considerada. Às vezes chegamos a participar até do processo de escolha de capas, ou alguma divulgação divertida. O resultado é que o edital de seleção de parceiros da editora é sempre um dos mais concorridos todos os anos. Eu sei que em algum momento eu não vou conseguir continuar como parceiro, mas é uma das coisas que eu fico mais ansioso todos os anos, e roendo as unhas para continuar a ser. E, mais importante do que tudo: poder compartilhar o projeto da editora. Ser parceiro não é apenas ler os livros que a editora manda e postar uma resenha. Na basta ser um simples "resenheiro". É absorver as ideias, as propostas, tentar o novo e inédito.


Isso significa que a editora é perfeita? Claro que não. Não existe perfeição nesse mundo. Temos leitores que já foram bem claros em suas críticas e cito algumas:


--> A falta de literatura nacional


Todos tem pedido isso em todas as editoras. A gente percebe essa ânsia em conhecer o que é nosso. Mas, é preciso entender que para publicar um autor brasileiro não basta só colocar o livro na livraria. É preciso trabalhar o autor, com uma pesada campanha de marketing que faça as pessoas entenderem por que devem gastar o seu dinheiro para ler aquele desconhecido. Mesmo editoras como a Companhia das Letras tem dificuldade nesse processo. Um autor estrangeiro muitas vezes conta com a sua bagagem e importância vindas de fora do país. Na maior parte das vezes ele já tem uma base de fãs à espera de um título específico. Já um brasileiro não tem essa bagagem e seu título é inédito mesmo. Não acredito que nesse momento a editora (mesmo com a sua ótima máquina de divulgação) consiga dar o espaço necessário que uma obra inédita precisa para poder deslanchar no mercado. Mais alguns anos de maturação vão ser necessários, mas não duvido nada que no futuro a editora possa acabar nos surpreendendo.


--> E-books


A editora ainda não lança seus títulos em formato digital (apesar de que teremos novidades nesse sentido em breve). O que muitas vezes o público não entende é que produzir um ebook não é tão simples quanto parece. Não basta só transformar um arquivo em pdf e jogar em uma plataforma digital. Há todo um trabalho de diagramação, codificação, correção de erros, atualizações. Não esqueçam também da necessidade de se pagar programadores, tradutores, revisores e até mesmo plataformas que enviem esses arquivos a lugares como a Amazon e a Saraiva. Por esse motivo que o ebook acaba ficando tão caro quanto um livro físico. Faltam subsídios do governo ou algum tipo de incentivo para reduzir os custos de publicação de um ebook. Para uma editora como a Morro Branco, acaba não justificando o custo. É diferente do caso de editoras que surgiram com a proposta de publicação apenas no digital.


--> Livros em capa dura


Esse eu vou pisar no chão. Não há necessidade de publicar tudo o que existe em capa dura. Sinceramente não entendo essa relação do leitor brasileiro com a capa dura, envernizada, em 3d, holográfica... Gourmetização da literatura total. Livros são para serem lidos e não alisados. Ou sequer são objetos decorativos. Acho legal um projeto diferenciado, mas generalizar isso é uma bobagem sem limites. Para mim, o formato que a Morro Branco tem trazido é o melhor dos dois mundos. Tem alguns projetos em capa dura, e outros bem diferentões como o da Curva do Sonho com sua pintura que brilha no escuro.


Chego ao final dessa postagem apenas para convidar os leitores a apostarem no diferente. A editora é aquela que possui os títulos mais diferentes e importantes dos últimos tempos. E tem se dedicado a oferecer aquilo que há de melhor para o leitor brasileiro. Duvidam? Os últimos anúncios da editora para 2020 foram bombásticos. Fora as séries que eles já possuem no catálogo. Então venham conosco conhecer o rico material dessa editora que já se tornou uma das nossas queridinhas.


Algumas resenhas que fizemos de livros da Morro Branco:








2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Paulo Vinicius
Paulo Vinicius
Aug 27, 2019

Eu sinceramente não vejo a necessidade de livros em capa dura. Quando eles são uma opção voltada para um público que ama aquela história, okay. Mas, quando ele se torna a única opção viável, aí a coisa muda completamente de figura.


E realmente a DarkSide que acabou trazendo esse afã por livros melhor trabalhados nesse sentido. Tem o seu lado positivo e tem o seu lado negativo.


Agradeço pelos comentários!

Like

Reinaldo Nunes
Reinaldo Nunes
Aug 27, 2019

A questão da capa dura acredito que se deva por influência da Darkside, que sempre traz projetos nesse sentido. O público começou a ver que livros capa dura são possíveis e muitas vezes por um preço bem acessível (tem capas duras da DS que custam 60,00. Tem Brochuras da Suma que custam 80,00 então aí já tu vê um enorme contraste.)


Mas principalmente, creio quer isso também seja porque no país o hábito da leitura é algo mais "limitado". Assim, quem lê quer se diferenciar, mostrar que tem aquele poder que muitos outros não tem. Sei lá, penso que possa ser isso um dos motivos.


ótimo texto, parabéns * -*

Like
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.