top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "O Imortal Hulk vol. 3" de Al Ewing, Joe Bennett e Kyle Hotz

Depois dos acontecimentos da edição passada, o Hulk é confrontado com alguns de seus demônios. Conhecemos também aquele que guarda a porta verde. E o que é o Hulk: um monstro um salvador ou alguma outra coisa?


Sinopse:


A Porta Verde está completamente escancarada, e o Inferno veio à tona no Novo México! Agora, seu diabólico soberano veio fazer sua coleta. Ele sussurra por muitas bocas. Destrói com muitas mãos. Sua única arma é o ódio. Ele veste almas humanas como máscaras para impor sua vontade. Porém, no mais profundo Inferno, abaixo de todos os outros, todas as máscaras caem, e "Aquele que está abaixo de tudo" é finalmente revelado! Bruce Banner lhe pertence, mas o Hulk... nem mesmo o Inferno é capaz de deter sua fúria. E, no mundo da superfície, dois velhos conhecidos ressurgem: Betty Banner e Leonard Samson!





SPOILERS DAS EDIÇÕES ANTERIORES



Essa é uma edição bem interessante por fazer alguns acréscimos à mitologia do Hulk além de seguir a história adiante. Começamos com o Hulk e outros personagens que estavam com ele na edição anterior em um ambiente hostil com céu avermelhado e uma porta verde brilhante ao fundo. Logo descobrimos se tratar do inferno e durante o combate com o Homem-Absorvente e na consequente explosão gama, o Hulk parece ter sido separado de Bruce Banner que se encontra nas mãos de um indivíduo estranho. Para poder sair desse lugar, eles precisarão unir o monstro ao seu alter ego. Nessa edição temos o retorno de Betty Ross que já vimos que está desesperada atrás de notícias de Bruce Banner e o ressurgimento de um velho conhecido do Hulk: o dr. Leonard Samson. No meio de todo esse furacão de introduções e revelações, o general Fortean se aproxima perigosamente do Hulk e deseja destruí-lo de uma vez por todas e não se importa com que tipo de meios ele irá empregar.


Vou começar falando da arte... e eu sei que existem polêmicas acerca do Joe Bennett. Também sou um dos críticos, mas não posso fazer o trabalho incrível do Al Ewing nessa série ser sobrepujado por alguém que fez declarações bestas.


Sobre a arte em si, temos dois artistas atuando: Joe Bennett na história principal e Kyle Hotz que assume uma edição, a número 9, que constitui a quarta história deste encadernado. É preciso sublinhar que a arte do Bennett está no seu auge. Não precisamos nem avançar muito no encadernado para isso. Logo na primeira edição, Bennett constrói alguns cenários assustadores no inferno e não se arroga de usar quadros amplos e splash pages para isso. Gosto de como ele abraçou a ideia de construir um local de aspecto primal onde ele pode abusar de detalhes e construir um fundo que não precisa ser plano ou linear. Ele pode abusar de formas não-geométricas, ângulos de câmera invertidos, lugares ora arruinados, ora desolados. Tem um momento na primeira edição em que o Hulk perde o controle e Bennett constrói uns quadros virados para o lado que são muito legais. Nas duas primeiras edições, tem umas vinhetas com citações sobre quem é o Hulk e o que ele representa e a arte é em preto e branco. Essas vinhetas foram feitas por Eric Nguyen e representam metáforas sobre o personagens e momentos de sua vida.


Aliás, fica uma crítica para a Panini que apenas coloca quem são os desenhistas e coloristas sem indicar em que edição eles trabalharam. Se vão creditar o trabalho do artista, façam o negócio direito. Do jeito que ficou, foi algo preguiçoso.


Kyle Hotz pega uma história bem particular que é a do reencontro entre Betty e Bruce após os acontecimentos de Guerra Civil II. Não se preocupem porque o roteiro do Ewing situa bem o leitor contando que o Hulk foi dominado por alguma força sombria e acabou por se sacrificar. Já volto neste tema. A arte do Hotz tem uma clara inspiração na do artista brasileira Mike Deodato. O emprego dos famosos grids de arte, com sarjetas bem estreitas entre os quadros. Cada grid forma uma cena fechada ou algum truque de câmera (pode ser um close ou um plongé). A forma dos personagens tende a puxar mais para o realista, embora ela fique bem caricata ou estranha em algumas cenas. Tem um close tenebroso no rosto da Betty que não ficou nem um pouco legal. É uma edição repleta do uso de cores frias, o que remete a um clima triste e melancólico por trás desse reencontro. Não sei se jogo o mérito da escolha da palheta nessa edição específica para o colorista, Paul Mounts, ou para uma determinação do Hotz. Digo isso porque é uma edição bem específica mesmo já que Mounts usa cores bem mais brilhantes em outras edições.


O roteiro do Al Ewing tenta criar uma explicação mitológica para a figura do Hulk. Ele vai buscar em textos religiosos o significado do bem e do mal e a lenda da árvore da vida. Ao longo da primeira edição, Ewing constrói uma ideia de personas que fazem parte do inconsciente de Bruce, algo que já havia sido explorado por autores como Peter David em outros momentos. Seja o Hulk cinza, o demoníaco ou o primitivo, todos são facetas de um homem que desde a infância precisa lidar com traumas. Nessa nova (ou não tão nova assim) abordagem sobre o personagem, o Hulk é uma força que pode ser tanto destrutiva como criativa. Depende do seu alter ego e qual a finalidade que ele dará a seus poderes. Tem um momento ótimo da primeira edição também onde todos do grupo do Hulk observam uma imensa nuvem verde ameaçadora que promete ser um inimigo poderoso. E aí um deles se questiona sobre a passagem deste ser para o mundo material e a capacidade dele de destruir inocentes. O Hulk se volta e, com um sorriso ameaçador, proclama que eles deveriam ter mais medo dele do que da estranha criatura, já que ele tem maior capacidade de destruir o mundo.


Além de Betty e Samson, outra figura que retorna é a do pai do Bruce. Já que estamos buscando compreender a personalidade do monstro e de seu alter ego, Richard Banner é tão importante quanto. Em alguns flashbacks pontuais, vemos o quanto a relação entre Bruce, seu pai e sua mãe foi marcada pela violência. Um lar virulento e tóxico onde a personalidade do Hulk se forma na mente do Bruce Banner que precisa lidar de alguma forma com as frustrações surgidas a partir das pequenas violências do cotidiano. Só que surge um adicional porque é mostrado que Richard fazia pesquisas sobre um terceiro tipo de energia existente no universo que fosse diferente da plana e da em ondas. E essa energia teria algum tipo de vínculo com a radiação gama. O que Ewing faz é entender a relação do gama a partir de uma abordagem científica/mística ao mesmo tempo. Vamos ver aonde isso vai dar. Por ora, gera a curiosidade.

Como já mencionei, temos o reencontro entre Betty e Bruce. Aqui vale destacar o quanto Ewing amadurece a relação dos dois. Seria simples só demarcar que os dois se amam e o que ficou para trás, ficou para trás. Mas, não é bem por aí que as coisas são. Betty ama o Bruce, mas ela se ressente muito do fato de ele ter tirado a própria vida. Algo que violou a confiança que ela tinha nele, a partir do momento em que sua vida atinge um estado tão insuportável que não vale mais vivê-la. Ou seja, é como se Bruce estivesse negando a importância do amor da Betty por ele. Os poucos diálogos que eles tem ao se reencontrarem demonstram essa contradição entre desejar estar com o outro e a pura fúria de que seu parceiro a deixou para trás. Claro, existe ainda toda a questão de que Bruce tomou os poderes daqueles que dependiam da radiação gama, e Ewing até joga isso na mesa, mas não creio que seja essa a principal motivação da personagem. Curioso também é o quanto o Hulk atual pouco se importa com a Betty. Quando acontece uma situação com ela, ele simplesmente dá de ombros e segue em frente. Por mais que ele suspeite que ela esteja bem, sequer dar cinco segundos para descobrir o que aconteceu? Isso vai dar problemas com o Bruce.


E aí temos o retorno do dr. Samson. Temos todo o background por trás do renascimento do personagem e parece que tem algo a ver com a porta verde, mas nem dá para entrar em muitos detalhes porque só temos um combate rápido entre eles e uma troca de palavras para lá e para cá. Esta terceira edição é fenomenal em apresentar as ideias que o autor deseja para ele. É notável que Ewing vá buscar na essência da relação entre dr. Jekyll e Mr. Hyde as inspirações para a sua criação. Não no simples o médico e o monstro, mas na psiquê, nas metáforas, nas lendas religiosas. É uma edição bastante redondinha.











Ficha Técnica:


Nome: O Imortal Hulk vol. 3 - Hulk no inferno

Autor: Al Ewing

Desenhistas: Joe Bennett, Kyle Hotz, Eric Nguyen

Colorista: Paul Mounts

Editora: Panini Comics

Tradutor: Leo "Kitsune" Camargo

Número de Páginas: 120

Ano de Publicação: 2020


Outros Volumes:

Vol. 4

Vol. 5


Link de compra:










Commentaires


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.