top of page
  • Foto do escritorDiego Araujo

Resenha: "A Tormenta de Espadas" (As Crônicas de Gelo e Fogo vol. 3) de George R.R. Martin

Atualizado: 4 de jun. de 2021

A Tormenta de Espadas é o terceiro volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Dois calhamaços já foram, já apresentaram a trama e elaboraram boas reviravoltas, e neste tem muitas surpresas reservadas aos leitores, essas que são o foco da análise desta resenha.



Sinopse:


O futuro de Westeros está em jogo, e ninguém descansará até que os Sete Reinos tenham explodido em uma verdadeira tormenta de espadas.


Dos cinco pretendentes ao trono, um está morto e outro caiu em desgraça, e ainda assim a guerra continua em toda sua fúria, enquanto alianças são feitas e desfeitas. Joffrey, da Casa Lannister, ocupa o Trono de Ferro, como o instável governante dos Sete Reinos, ao passo que seu rival mais amargo, lorde Stannis, jaz derrotado e enfeitiçado pelas promessas da Mulher Vermelha.


O jovem Robb, da Casa Stark, ainda comanda o Norte, contudo, e planeja sua batalha contra os Lannister, mesmo que sua irmã seja refém deles em Porto Real. Enquanto isso, Daenerys Targaryen atravessa um continente deixando um rastro de sangue a caminho de Westeros, levando consigo os três únicos dragões existentes em todo o mundo.


Enquanto forças opostas avançam para uma gigantesca batalha final, um exército de selvagens chega dos confins da civilização. Em seu rastro vem uma horda de terríveis criaturas místicas – os Outros: um batalhão de mortos-vivos cujos corpos são imparáveis.





Lordes se tornaram reis autointitulados, e alguns já caíram. Batalhas foram vencidas, e o reinado oficial sobrevive. Já percorremos dois volumes, então sabemos: nada é tão simples. Novas preocupações surgiram e antigas conspirações brotaram das sementes plantadas mesmo antes da história narrada. A vida continua embora a sobrevivência seja incerta, além de surpresas sobre desfechos em aberto no volume anterior. Novos objetivos na jornada, novos medos, inúmeros acontecimentos vindos de todo um continente que pulsa vida, enquanto parte de suas artérias são dilaceradas pelas garras do enredo. Muitas batalhas aguardam os leitores de A Tormenta de Espadas, lançado pela primeira vez em 2000 por George R. R. Martin e relançado em 2019 pela editora Suma sob a tradução revisada de Jorge Candeias. O terceiro volume é o maior até então por quantidade de conteúdo, com muitos acontecimentos a sobrecarregar os personagens que acompanhamos desde o começo da saga, além de outros dois personagens dotados de foco narrativo a partir de agora.

“Algumas batalhas ganham-se com espadas e lanças, outras com penas e corvos.”

Foram apresentados os enredos focados em cada personagem nas resenhas dos livros anteriores. Com as tramas já definidas e no intuito de evitar spoilers dos desfechos em aberto no segundo volume, a apresentação a seguir concentra-se no enredo geral em vez dos personagens. No mais, mantém-se o aviso de abordar os acontecimentos ocorridos antes de A Tormenta de Espadas.

Porto Real sobrevive ao ataque de Stannis Baratheon após manter a defesa a tempo dos reforços chegarem. Após a vitória, vem as cobranças de consequências inesperadas. Com Tywin na capital, Tyrion perde o cargo de Mão do Rei e recebe novos desafios em uma nova função. Livre do casamento com Joffrey, Sansa mantém-se trancafiada em terror por estar isolada dos remanescentes da casa Stark. Porto Real busca novas alianças, e assim receberá ações inesperadas.

Fora de Porto Real, há o exército de Robb Stark. O jovem lobo vencia todas as batalhas sem ter o mesmo progresso na guerra, ainda mais após a perda de Winterfell para os homens da casa Greyjoy. Com uma união prometida através de casamento com a família Frey, Robb ocupa a mente com preocupações mais urgentes, deixando a mãe Catelyn preocupada.



Daenerys continua em sua busca pela conquista de seu próprio exército e demais recursos fora de Westeros, enquanto começa a descobrir verdades ocultas dos próprios seguidores; seus dragões crescem, ainda incapazes de atacar o reino tomado dos Targaryen à força. Já ao norte de Westeros, os selvagens estão prontos para confrontar a Muralha e seguir ao sul. Os personagens da região exploram a situação, descobrem junto ao leitor histórias antigas e ameaças vigentes, sem falar do perigo prestes a chegar a todos, independente a qual rei os joelhos dobram.

“A guerra transforma muita gente honesta em ladrões.”

A Tormenta de Espadas tem título sugestivo, convida os leitores a encontrar conflitos travados em batalhas ou armadilhas inusitadas para os cavaleiros. É o melhor volume aos fãs de cenas de ação, essas anunciadas desde o começo do capítulo, por vezes mesmo antes, ou surpreendem ao descrever sequências de acontecimentos banais, típicos de eventos aristocráticos, e em seguida as espadas são desembainhadas em nome do respectivo rei, sob juramento dos Sete Deuses, Deuses Antigos ou Senhor do Fogo.

Cenas de ação compensam o calhamaço de páginas, e não se restringe a isso. As jornadas de cada personagem estão estabelecidas, sem a necessidade de apresentá-las. O autor também não pecou em dar mais espaço à ambientação, a história acontece conforme os parágrafos são lidos. Ao chegar nos capítulos finais de cada personagem, é incrível lembrar que o terceiro volume começa de tal maneira, e então observamos toda a evolução dos acontecimentos até os personagens serem levados até aquele momento. Pendências foram resolvidas, com as consequências prontas a vir na quarta etapa da saga.

A Fúria dos Reis foi criticada em resenha deste blog no quesito da abordagem escrita. Quanto a alternar a narrativa com pensamentos do personagem focado, era esperado manter a abordagem, inclusive por toda a saga. Em outras palavras, quem sentir incômodo pela quebra de ritmo no mesmo parágrafo, continuará incomodado. Algumas passagens recompensam com frases dignas de citação, vai além de dar a perspectiva do personagem no momento vigente, pois condensa toda a situação daquele capítulo e ainda elabora uma frase criativa.



“É sempre fome, peste e guerra. Ah, e o inverno, e a longa noite que nunca termina”

Quanto a condução de cenas, também ficou menos repetitiva. Ainda acontece, apenas em escala bem menor. O problema aqui é outro, capaz de comprometer até mesmo as grandes cenas de ação e acontecimentos do enredo. A narrativa das Crônicas de Gelo e Fogo consiste em capítulos alternados pelas perspectivas dos personagens, cuja passagem de tempo e eventos alheios a eles ocorrem de forma disforme, ora revelados no capítulo de outro personagem, ora submersos na narrativa até a possível revelação. O autor se aproveitou das regras narrativas elaboradas por ele mesmo e, de certa forma, trapaceou no próprio jogo. Muitas ocorrências surpreendentes neste volume são feitas porque de fato os capítulos anteriores não mostraram nada ao leitor, salvo o comportamento de um ou outro personagem a permanecer incógnito mesmo durante o ato e, por conveniência, os capítulos posteriores justificam porque os demais personagens não tiveram acesso a uma informação capaz de indicar a reviravolta. Além desta forma ainda tem a inconsistência dos rumores plantados por Westeros, reelaborando narrativas ao esconder as informações verdadeiras. Algo interessante de ver a diversidade da interpretação das mais diversas pessoas a viver neste mundo de fantasia, porém ao usá-lo no leitor, abre precedente para o autor fazer o que bem entender sem plantar a ideia antes, apenas justificando depois.

Na ousadia de manter muitos personagens e jornadas paralelas, existe o risco de inconsistências. Dentre elas há duas neste romance. Primeiro com Daenerys e a relação dos dragões desenvolvida em todo o segundo volume e parte do terceiro, até a personagem anunciar algo contra toda esta elaboração de forma abrupta. Apesar da ação seguinte revelar a surpresa planejada por Daenerys, até chegar neste momento fica o incômodo de ter prejudicado a construção da personagem, ainda mais pelo leitor ter acesso aos pensamentos espontâneos dela, os quais ainda afirmaram a intenção anunciada quanto aos dragões. O segundo ocorre com Tyrion no decorrer do casamento, este sem chegar a ser consumado. O anão fala abertamente a pessoas capazes de prejudicá-lo sobre a disponibilidade de arranjar prazer nas prostitutas, mas segreda nos trechos de pensamento de caso alguém souber sobre tais relações, seria prejudicado. Por ser perigoso afirmar isso conforme o pensamento, por que o disse a outro personagem?

A Tormenta de Espadas é prato cheio a leitores interessados num dos aspectos mais envolventes nos romances de fantasia: as cenas de ação. Com toda a trama situada, o enredo pôde progredir como nunca, trazendo grandes acontecimentos, esses postos em xeque pelas consequências da proposta ousada do autor a esta saga. Grandes reviravoltas vêm de enormes contextos, como icebergs, cujo maior volume se encontra submerso. O autor pecou por arrancar uma parte inferior, trazê-la à superfície e arremessá-la aos navios apenas para chocar a plateia. Poderia ao menos mostrar este pedaço descolando da parte debaixo, então subindo até atingir a história principal; o máximo feito foi puxar lascas debaixo como se justificasse o bloco de gelo vindo do nada em seguida.

“Qualquer homem que tenha de dizer ’sou o rei’ não é rei de verdade.”













Ficha Técnica:


Nome: A Tormenta de Espadas

Autor: George R.R. Martin

Série: As Crônicas de Gelo e Fogo vol. 3

Editora: Suma

Tradutor: Jorge Candeias

Número de Páginas: 832

Data de Publicação: 2019


Outros Volumes:


Link de compra:


*Material enviado em parceria com a editora Suma




bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.