• Paulo Vinicius

II Prêmio Le Blanc

Hoje apresentaremos os vencedores da segunda edição desta prestigiada premiação nacional. Fica aqui o alerta de que só iremos falar sobre a categoria de literatura fantástica. Vocês podem conferir as categorias Games, Animação e Quadrinhos na fanpage da premiação.


Categoria Romance Nacional de Fantasia, Ficção Científica ou Terror:


Vencedor:


"Auto da Maga Josefa" de Paola Lima Siviero


Ficha Técnica:


Nome: O Auto da Maga Josefa

Autora: Paola Siviero

Editora: Dame Blanche

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 250

Ano de Publicação: agosto de 2018


Link de compra: 

https://amzn.to/2P9hoAB


Resenha no Ficções








Sinopse: Toda lenda tem raízes na realidade e Toninho sabe disso melhor do que ninguém – a seca é apenas uma das muitas maldições que assolam o Agreste. Fantasmas, vampiros e gigantes não assustam esse jovem caçador de demônios, mas ele se surpreende ao conhecer a misteriosa Josefa, que também percorre as estradas áridas do Nordeste atrás de criaturas malignas. As intenções da maga em lutar contra os seres de outro mundo talvez sejam obscuras, mas a jornada ao seu lado certamente será uma aventura inesquecível...



Demais Concorrentes:


"Araruama: O Livro das Raízes" (Araruama vol. 2) de Ian Fraser


Ficha Técnica:


Nome: Araruama - O Livro das Raízes

Autor: Ian Fraser

Série: Araruama vol. 2

Editora: Moinhos

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 362

Data de Publicação: novembro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/30JMrrM










Sinopse: Imagine que, ao nascer, você já saiba quantos anos viverá. Se viver muito, terá que enterrar todos aqueles que ama. Mas se for viver pouco, que escolha terá? O que você faz com o tempo que lhe é dado?

Esse é o dilema dos habitantes de cada um dos sete povos de Araru ama, a ambiciosa e envolvente proposta cosmogônica de Ian Fraser, este baiano de nome importado e sangue nativo, que se lançou, com método e estilo, ao desafio de criar um mundo. Um em que velhas Majés preveem o futuro, animais gigantescos guardam as passagens, e anhangüeras, nem mortos nem vivos, assombram as matas. E um mundo nascido da fusão cultural das três Américas pré-colombianas, onde, tal qual no famoso mapa do uruguaio Joaquín Torres Garcia, o nosso norte é o sul.

Assim temos Apoema, a arqueira destinada a ver o futuro sem poder mudá-lo, nascida na fria, montanhosa e incaica aldeia de Ivituruí. Temos o jovem e reticente líder Kaluanã e seu amigo Obiru, um destinado a viver muito, o outro a viver pouco, vindos da aldeia de Otinga, de inspiração pataxó e tupinambá. O espirituoso Eçaí, com orelhas de jaguatirica que lhe dão audição aguçada, vem da cidade de Itaperuna, de inspiração asteca. Já o casal formado pelo gigantesco Batarra Cotuba e a feroz Izel Pachacutec vem de Buiagu, que funde a cultura maia com as cidades escavadas dos anasazi. O ágil Ook Séeb, com suas luvas de garras férricas, vem de Atibaia, de inspiração choctaw norte-americana, e Najoch Su'uk vem da pantaneira Tucuruí, de inspiração paiaguá. Mas enquanto os jovens percorrem a Ibi, a deusa mundo, no seu rito de passagem conhecido como Turunã, é na capital do continente, a cidade de Mboitatikal, de inspiração maia, que intrigas movidas por inveja, poder e ambições pessoais ameaçam mergulhar toda Ibi em guerra.



"Vera Cruz: Sonhos e Pesadelos" de Gabriel Billy


Ficha Técnica:


Nome: Vera Cruz - Sonhos e Pesadelos

Autor: Gabriel Billy

Editora: Avec Editora

Gênero: Ficção Científica (Steampunk)/Fantasia

Número de Páginas: 184

Ano de Publicação: outubro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2LJil3W


Resenha no Ficções








Sinopse: Imagine se a história do Brasil fosse um universo mágico, repleto de nações e povoado por figuras do folclore nacional, nossos inventores esquecidos, personalidades da família imperial, bandeirantes, revolucionários, artistas, e mais alguns nomes que você irá reconhecer (e outros de quem talvez nunca tenha ouvido falar). Imagine um mundo fervilhante, onde as incríveis tecnologias que nasceram no Brasil ― aviões, dirigíveis, rádio ― convivem com a mágica do axé e das pajelanças, e nossos mitos de raiz abrem as portas para a glória ou a danação desse mundo-Brasil chamado Vera Cruz. É nesse mundo que o ladrão Pedro Malazarte se lança à busca de Ivi Marã Ei, a Terra Sem Males, para encontrar o mais poderoso objeto que existe, a Borduna de Jurupari. A essa jornada repleta de desafios se unirão as figuras mais diversas, como a princesa quilombola Zaila, o índio amaldiçoado Urutau, o inventor frustrado Júlio César Ribeiro, a princesa destronada Isabel de Bragança, o curupira Oiti, e muitos outros personagens apaixonantes. Esta é uma viagem sem volta. Bem-vindos a Vera Cruz!



Categoria Antologia Nacional de Fantasia, Ficção Científica ou Terror:


Vencedor:


"Fractais Tropicais" organizado por Nelson de Oliveira


Ficha Técnica:


Nome: Fractais Tropicais

Organizado por Nelson de Oliveira

Editora: SESI-SP

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 496

Data de Publicação: setembro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2OefH7y











Sinopse: Esta antologia serve como uma nova prova de que a literatura brasileira é rica e diversa, dona de facetas insuspeitas. Sim, há ficção científica brasileira, e ela é fértil e digna de toda a atenção. Pode ser agrupada em ondas, eixos historicamente delimitados de produção e recepção. Trata-se de uma opção de valia para um primeiro contato, observando que as ondas se interpenetram – caso da produção de André Carneiro, por exemplo, que atravessa boa parte da história da ficção científica brasileira. Para além dos clássicos justamente sacralizados, há uma infinidade de seres estranhos que habitam o difuso limiar entre o conhecido e o desconhecido. Visíveis apenas aos olhares mais atentos, ignorados (às vezes intencionalmente) pela nossa crítica literária, há décadas e décadas caminham entre os brasileiros esses seres que firmam um pé no presente e outro no futuro. Ou um pé no Brasil e outro nas galáxias além. Ou um no mundo palpável e outro nos confins do ciberespaço. Ou... São incontáveis as possibilidades que esses seres podem nos apresentar, pois a ficção científica tende a esgarçar as fronteiras do que conhecemos. Mesmo quando as narrativas são ambientadas nos nossos arredores, algo de diferente se intromete no cotidiano, renovando nosso olhar e ampliando nossa imaginação para possibilidades outras. Esses seres tão estranhos têm muito a mostrar; basta dar a eles a oportunidade de falar – oportunidade que tradicionalmente tem sido negada pelo nosso conservador ambiente literário. Alguns dos mais significativos desses seres mostram seus contos nas páginas de Fractais Tropicais. Se não os conhece, eis aqui um panorama dos autores de ficção científica brasileiros.



Demais Concorrentes:


"Aqui Quem Fala é da Terra" organizado por André Caniato e Jana P. Bianchi


Ficha Técnica:


Nome: Aqui Quem Fala é da Terra Coletânea de contos organizada por André Caniato e Jana Bianchi

Editora: Plutão Livros

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 235

Ano de Publicação: outubro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2RRZ0ND


Resenha no Ficções







Sinopse: Eles estão aqui. Depois de anos de avisos e advertências, é chegada a hora da humanidade encarar o que está à espreita lá fora.


Alienígenas sempre tiveram uma posição de destaque na literatura de ficção científica, e é claro que a primeira coletânea da Plutão Livros não poderia ser sobre outro assunto. Quem são eles, que tanto nos intrigam? Nove autores foram convidados para tentar responder a pergunta e explorar o tema em suas mais variadas formas, do suspense ao romance.


Com essa equipe imbatível composta por Vitor Martins, Mayra Sigwalt, Bárbara Morais, Alliah, Rodrigo van Kampen, Cirilo S. Lemos, Clara Madrigano, Jana Bianchi e André Caniato, Aqui quem fala é da Terra traz um sopro de ar fresco à ficção científica nacional, lançando uma luz sobre a versatilidade do gênero.



"Narrativas do Medo II" organizado por Vitor Abdala


Ficha Técnica:


Nome: Narrativas do Medo II

Organizado por Vitor Abdala

Editora: Copa Books

Gênero: Terror

Número de Páginas: 380

Data de Publicação: em 2018


Link de compra:

http://www.copabooks.com.br/narrativas-do-medo-2/










Sinopse: Narrativas do Medo 2, publicado pelo Selo Neblina Negra, da Copa Books, traz 29 contos não só de autores nacionais publicados em grandes editoras, como também escritores independentes, cineastas e outros artistas que fazem a diferença no terror nacional.



Categoria Romance Estrangeiro de Fantasia, Ficção Científica ou Terror Publicado em Língua Portuguesa:


Vencedor:


"Despertar" (Xenogênesis vol. 1) de Octávia E. Butler


Ficha Técnica:


Nome: Despertar

Autora: Octavia E. Butler

Série: Xenogênesis vol. 1

Editora: Morro Branco

Gênero: Ficção Científica

Tradutora: Heci Regina Candiani

Número de Páginas: 352

Ano de Publicação: novembro de 2018


Link de compra: 

https://amzn.to/2EbwrrQ


Resenha no Ficções








Sinopse: Há vida inteligente lá fora e é ela que salva a humanidade de si mesma. Quando Lilith Iyapo desperta após 250 anos de animação suspensa, descobre que o planeta Terra e os seres humanos sobreviventes de uma guerra catastrófica estão sob a guarda dos Oankali, uma espécie alienígena com habilidades e tecnologias tão impressionantes quanto sua aparência é repulsiva. Lilith foi escolhida para despertar e preparar outros seres humanos para finalmente retornarem ao planeta natal. A Terra está novamente habitável há pouco, porém em condições bem diferentes do que conheciam. Assim, os humanos precisarão desenvolver suas habilidades de sobrevivência, enquanto Lilith terá que superar as próprias suspeitas para liderá-los nessa nova etapa – além de decidir se vale a pena andar sobre a linha do que nos define como humanos.



Demais Concorrentes:


"Fogo e Sangue" de George R.R. Martin


Ficha Técnica:


Nome: Fogo & Sangue

Autor: George R.R. Martin

Editora: Suma

Gênero: Fantasia

Tradutores: Leonardo Alves e Regiane Winarski

Número de Páginas: 664

Data de Publicação: novembro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/30iX20B








Sinopse: Séculos antes dos eventos de A guerra dos tronos, a Casa Targaryen – única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria – tomou residência em Pedra do Dragão. A história de Fogo e sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.

O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Qual é a origem dos três ovos de dragão que chegaram a Daenerys? Essas são algumas das questões respondidas neste livro essencial, relatadas por um sábio meistre da Cidadela.

Ricamente ilustrado com mais de oitenta imagens em preto e branco assinadas pelo artista Dough Wheatley, Fogo e sangue dará aos leitores uma nova e completa visão da fascinante história de Westeros – um livro imperdível para os fãs do autor.



"HEX" de Thomas Olde Heuvelt


Ficha Técnica:


Nome: Hex

Autor: Thomas Olde Heuvelt

Editora: DarkSide Books

Gênero: Terror

Tradutor: Fábio Fernandes

Número de Páginas: 368

Data de Publicação: março de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2LIWEAI










Sinopse: Um jovem escritor vive em uma pacata cidade da Holanda, cercado por uma densa floresta. Os caminhos que ele precisa percorrer entre as folhas, moinhos e lagos o inspiraram a criar uma história macabra que, com sua originalidade e solidez, conseguiu tocar os corações assombrados dos mestres Stephen King, Joe Hill e George R.R. Martin. O terror holandês chega ao Brasil com Thomas Olde Heuvelt.Toda cidade pequena tem segredos. Mas nenhuma delas é como Black Spring, o pacato vilarejo que esconde uma bruxa de verdade do resto do mundo. Os moradores sabem que não se deve mexer com ela. Assim como aconteceu com as bruxas de Salem, Katherine Van Wyler foi condenada à fogueira. Mas a feiticeira sobreviveu e continua rondando a cidade, mais de trezentos anos depois.Com costuras em seus olhos e correntes nos braços, Katherine aparece nos lugares mais improváveis quando bem entende, sussurrando a morte para quem chega perto o suficiente para ouvir. Assim como a Morte Vermelha, de Edgar Allan Poe, ela enfeitiçou a alma da cidade de forma que escapar não é uma opção: quem se afasta demais tem a mente invadida por pensamentos suicidas, e muitos não retornam para contar a história.Os habitantes de Black Spring controlam os passos da bruxa 24 horas por dia através do hexapp, um aplicativo de celular desenvolvido especialmente para garantir que a bruxa não seja revelada para os Forasteiros. A vigilância constante aumenta o clima de paranoia na cidade, enquanto um grupo de adolescentes desafia as regras e resolve provocar a bruxa para ver se ela é tão perigosa quanto dizem.O holandês Thomas Olde Heuvelt, indicado ao World Fantasy Award em 2014 e ganhador do Hugo Fantasy Award no ano seguinte, é a mente por trás dessa obra aterrorizante que chega aos leitores mais corajosos da DarkSide® Books em uma edição capa dura tão caprichada que merece todas as câmeras de vigilância ao seu redor. O livro foi tão bem recebido que uma adaptação para a TV está em andamento, com roteiro de Gary Dauberman, de It: A Coisa e Annabelle.Seguindo os passos do mestre Stephen King, que narrou com maestria os conflitos e tensões dos moradores aprisionados na pequena cidade de Chester’s Mill, em Sob a Redoma, Thomas Olde Heuvelt guia o leitor em uma jornada de isolamento e perda da humanidade. O lento mergulho do vilarejo em uma tensão obscura e quase medieval fará os leitores brasileiros se entregarem à loucura de HEX.Repleto de elementos próprios da cultura holandesa e influências macabras do clássico As Bruxas, de Roal Dahl, HEX é perfeito para os fãs de Wytches e A Bruxa de Blair, por ser o tipo de livro que relembra que cidadezinhas, por mais pitorescas que sejam, podem esconder horrores capazes de protagonizar os piores pesadelos.



"Outsider" de Stephen King


Ficha Técnica: 


Nome: Outsider

Autor: Stephen King

Editora: Suma

Gênero: Terror

Tradutora: Regina Winarski

Número de Páginas: 528

Ano de Publicação: junho de 2018


Link de compra: ​

https://amzn.to/2MMtKRe


Resenha no Ficções







Sinopse: Um crime indescritível. Uma investigação inexplicável. Uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King dos últimos tempos. O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade — Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas. O detetive Ralph Anderson não hesita em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime. Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido. Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? a aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King.



Categoria Antologia Estrangeira de Fantasia, Ficção Científica ou Terror Publicada em Português:


Vencedor:


"Crônicas de Espada e Feitiçaria" organizada por Gardner Dozois


Ficha Técnica:


Nome: Crônicas de Espada e Feitiçaria

Organizada por Gardner Dozois

Editora: Leya

Gênero: Fantasia

Tradutores: Alexandre Martins, Maria Helena Rouanet e Paulo Afonso

Número de Páginas: 512

Data de Publicação: junho de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2LFLpZD








Sinopse: Uma antologia com o melhor do gênero de histórias conhecido como “espada e feitiçaria”, incluindo uma novela inédita de George R.R. Martin passada no universo de “As Crônicas de Gelo e Fogo” O aclamado editor e autor best-seller Gardner Dozois apresenta uma antologia com contos épicos originais escritos por um grupo de autores de elite. Junte-se aos melhores contadores de histórias do mundo da fantasia como George R.R. Martin – e uma novela inédita ambientada em Westeros, muito antes dos eventos passados em A guerra dos tronos –, Scott Lynch, Robin Hobb e Walter Jon Williams, e mergulhe em jornadas cheias de ação, universos encantados ou sombrios, acompanhando espadachins e aventureiros destemidos. Uma verdadeira homenagem ao gênero considerado o precursor da fantasia épica.



Demais Concorrentes:


"Conan o Bárbaro - Livro 2" de Robert E. Howard


Ficha Técnica:


Nome: Conan, o Bárbaro - Livro 2

Autor: Robert E. Howard

Editora: Pipoca & Nanquim

Gênero: Fantasia

Tradutor: Alexandre Callari

Número de Páginas: 320

Data de Publicação: setembro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/31IWuyM










Sinopse: O Pipoca & Nanquim tem orgulho de apresentar o segundo volume de uma das maiores sagas épicas de toda a história da literatura. Conan, o Bárbaro, é a obra máxima do escritor Robert E. Howard, um dos mais celebrados romancistas de sua geração, criador do subgênero Espada & Feitiçaria, e principal inspiração para autores de renome indiscutível como George R. R. Martin e Michael Moorcock. O Livro 2 da trilogia continua seguindo a ordem original de publicação das histórias do cimério, com capa ilustrada pelo mestre Frank Frazetta, acabamento de luxo com sobrecapa de acetato e fitilho, marca-página no formato da espada do clássico filme de 1982, ilustrações de artistas consagrados como Mark Schultz e Gary Gianni, galeria de capas originais e extras com contos inéditos.



"Edgar Allan Poe vol. 2" organizado por DarkSide Books


Ficha Técnica:


Nome: Edgar Allan Poe vol. 2

Organizado por DarkSide Books

Editora: DarkSide Books

Gênero: Terror

Tradutora: Márcia Heloísa

Número de Páginas: 240

Data de Publicação: setembro de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2QoC7Wu










Sinopse: O mestre superou a morte, sua eterna musa, e continua a ocupar o posto incontestável de autor mais influente e macabro da literatura dark. Após ser recebido de braços abertos por toda a família DarkSide®, o pai das histórias de suspense e mistério volta a assombrar os leitores brasileiros em uma nova coletânea.EDGAR ALLAN POE: MEDO CLÁSSICO VOLUME 2 foi preparado com o mesmo respeito e o padrão de qualidade sobrenatural do primeiro volume, um dos maiores best-sellers da 1a editora do Brasil dedicada inteiramente ao terror e à fantasia.No primeiro volume começamos a conhecer a fantástica casa de espelhos de Poe: suas máscaras e segredos, seu ímpeto aventureiro, suas mulheres etéreas e, é claro, seu corvo imortal. Agora, exploraremos seus devaneios sobre a finitude humana, o desamparo da perda e a solidão do nunca mais. Você está pronto para longas madrugadas de leitura?Reunindo contos, poemas e cartas que trazem à tona um lado ainda mais sombrio do genial escritor, EDGAR ALLAN POE: MEDO CLÁSSICO VOLUME 2 mostra toda a força das palavras do mestre em doze obras-primas de ficção, como “William Wilson”, “O Homem da Multidão”, “O Demônio da Perversidade”, “Uma Descida ao Maelström”, “A Verdade Sobre o Caso do sr. Valdemar” e “Lenore”.Um capítulo extra apresenta cartas pessoais do autor. Uma rara oportunidade para o leitor conhecer o homem por trás da obra. Repleta de mistérios e cantos obscuros, a vida pessoal de Poe foi tão intrigante quanto suas narrativas mais fantásticas.O livro chega em uma edição caprichada em capa dura, com ilustrações exclusivas do artista brasileiro Hokama Souza, e foi traduzido por Márcia Heloísa, doutora em Literatura Comparada na UFF e responsável pela tradução do Volume 1. É ela quem assina o prefácio que explica como os dois livros se completam: “Se no primeiro volume encontramos histórias de crimes e emissários da morte, agora encontraremos aqueles que por ela foram tocados: suas vítimas, involuntárias ou não”.EDGAR ALLAN POE: MEDO CLÁSSICO VOLUME 2 é mais um título de respeito da coleção Medo Clássico, que já atendeu ao chamado de Cthulhu e levou os darksiders às profundezas do universo de H.P. Lovecraft. Os amantes da boa literatura (e da malvada também) não poderão dormir em paz enquanto não tiverem os dois volumes de Edgar Allan Poe: Medo Clássico em suas prateleiras.



"Sonhos Elétricos" de Philip K. Dick


Ficha Técnica:


Nome: Sonhos Elétricos

Autor: Philip K. Dick

Editora: Aleph

Gênero: Ficção Científica

Tradutor: Daniel Lühmann

Número de Páginas: 256

Data de Publicação: março de 2018


Link de compra:

https://amzn.to/31JUndQ










Sinopse: OS CONTOS DE PHILIP K. DICK QUE INSPIRARAM A SÉRIE TELEVISIVA ELECTRIC DREAMS. Philip K. Dick foi um dos maiores nomes da ficção científica em todo o mundo e encabeça, também, a lista dos autores do gênero mais roteirizados em Hollywood. Os dez contos de sua autoria reunidos nesta edição foram adaptados para a série televisiva britânica Electric Dreams, uma antologia de histórias futurísticas que, ao mesmo tempo, ilustram a visão profética de Dick e celebram o eterno apelo midiático de sua obra. Seguindo o que a literatura de Dick tem de melhor, os contos de Sonhos Elétricos apresentam cenários familiares, mas ao mesmo tempo estranhamente distorcidos, e têm o poder de questionar a realidade e tirar o leitor de sua zona de conforto.


Tags: #premiacoesfantasticas #premioleblanc #literaturanacional #fantasia #terror #ficcaocientifica #fractaistropicais #araruama #autodamagajosefa #despertar #aquiquemfalaedaterra #narrativasdomedo #veracruz #hex #outsider #cronicasdeespadaemagia #conan #editoraavec #plutaolivros #dameblanche #pipocaenanquim #editorasuma #darkidebooks #editoramorrobranco #ficcoeshumanas







ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.