• Paulo Vinicius

Resenha: "Sombras" de Jana P. Bianchi

Atualizado: 1 de Mai de 2019

Em uma reunião de uma alcatéia na região central do Brasil, um grupo de pessoas (entre lobos e humanos) se reúnem para celebrar a vida de Domenico, um ser sobrenatural milenar. Entre alegrias e decepções, vamos conhecer um pouco mais sobre este ser fantástico.


Sombras é um conto que se passa no universo da Galeria Creta, uma reimaginação do nosso mundo só que com algumas criaturas sobrenaturais. As histórias da Jana se passam nesse mundo e aos poucos ela vai expandindo o seu universo literário. Nessa história ela usa a celabração da vida de um lobisomem milenar para nos contar alguns detalhes extras sobre o seu mundo. Para aqueles que curtiram Lobo de Rua, este é um prato cheio.

Nosso conhecido personagem Tito vai visitar uma alcateia no interior de Minas Gerais. O líder da alcateia está prestes a morrer e é um velho conhecido de Tito, Domenico. Esse reencontro vai ser repleto de sentimentos de várias partes principalmente entre Bolinha, o beta de Domenico e outros seres interessantes como Fairburn, Zilda e Cândido. Prestes a morrer, o alfa conta uma história de um momento de sua vida em que ele ajudou um grande rei da Antiguidade. Veremos como a sua influência ajudou a temperar a personalidade desse grande personagem e como o fim de tudo lhe fez fazer uma promessa que ele nunca foi capaz de pagar.

Este é um conto para aqueles que gostaram das histórias de Lobo de Rua. Serve como um excelente material de expansão para aquilo que a autora está construindo. Não sei se ela imaginou vender Sombras de forma separada porque eu acho que não funciona. É um excelente conto, mas o leitor precisa da base que a autora criou na Galeria Creta. O funcionamento do mundo sobrenatural, como os lobisomens se encaixam nesse mundo e como ele se organiza. Após a leitura de Lobo de Rua, o leitor pode passar tranquilamente para Sombras. Até achei inteligente da autora usar o Tito como uma ponte entre os dois romances. Mas, não recomendaria ler Sombras antes de Lobo de Rua. Não é um bom ponto de partida.

A escrita da Jana claramente evoluiu bastante em relação ao primeiro romance. Dá para perceber como ela escolhe melhor as palavras, como elas encadeiam formando sentenças fluidas. As páginas passam muito tranquilas e o leitor não se esforça tanto para compreender o que a autora pretende a cada página. De forma alguma isso representa previsibilidade; nada disso. Significa que os objetivos estipulados pela autora no começo da escrita da história foram todos cumpridos com o passar da narrativa. Ponto a ponto, ela se propõe a apresentar o último dia de Domenico, e ela não desvirtua disso. Não apresenta histórias paralelas ou qualquer coisa que desvie do objetivo inicial. Isso é perfeito para a história porque ela não perde a harmonia. Não vou comentar muito sobre a temática da história porque ela está intrinsecamente ligada à mensagem que a autora quer passar.

O conto serve à criação de mundo (ou como alguns gostam de chamar, world building) da Galeria Creta. Aos poucos a autora vai colocando novos elementos para a construção do mundo. Todos os contos que a autora vai escrevendo acabam contribuindo para a composição do universo literário. Nesse sentido, tudo aquilo que a autora está criando desperta o interesse do leitor. Pelo menos no meu caso funcionou bem. E eu estou curioso com aonde a autora quer chegar com essa construção de mundo. A narrativa é em terceira pessoa e contém alguns flashbacks. As duas narrativas servem para construir o objetivo final proposto pela autora.

Sombras mostra a evolução da autora e sua pena. Serve para elencar novos elementos para compor o seu universo. Não recomendo a leitura para aqueles que ainda não estão familiarizados com Lobo de Rua, o seu romance mais conhecido. Entretanto, a história passa de uma forma muito gostosa. Jana Bianchi consegue fazer com que o leitor se interesse pelo que vem a seguir.

Ficha Técnica:


Nome: Sombras

Autora: Jana P. Bianchi

Editora: Auto-Publicado

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 45

Ano de Publicação: 2016

Avaliação:


Outros volumes:

Lobo de Rua


Link de compra:

https://amzn.to/2UOfuf5


Tags: #sombras #janapbianchi #galeriacreta #sobrenatural #lobisomens #tito #domenico #matilha #espada #magia #fantasiaurbana #fantasia #leiafantasia #igfantasia #ficcoeshumanas

ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.