• Paulo Vinicius

Resenha:"O Mundo de Quatuorian-O Retorno do Imperador"(O Mundo de Quatuorian vol 2)de Cristina Pezel

Atualizado: 6 de Jun de 2019

Um segredo escondido em Crystallos pode frustrar os planos de Vorten. Quando este está perto de cumprir seu ritual para despertar uma poderosa criatura, o imperador pode estar retornando para exercer sua justiça. 

Sinopse:


Um Império é tomado por meios escusos. Todas as províncias e vilarejos sofrem com a decadência de Quatuorian e as vis mudanças implementadas pelo dominador.

A situação em Quatuorian torna-se ainda mais difícil com ataques de criaturas sombrias evocadas por um poder maligno. Algo maior está por acontecer, e somente Julenis, Teriva, Vinich poderão impedir esse destino, com a ajuda do Imperador lendário que precisa ser trazido ao tempo presente.

Reviravoltas e surpresas aguardam o leitor no desfecho desta aventura original repleta de ação e magia: um universo rico e profundo que convida a mergulhar e viver no fantástico Mundo de Quatuorian




Esta é a segunda vez que eu leio O Mundo de Quatuorian completo. Na primeira eu li quando a Cristina ainda publicava de forma independente. Quando o livro passou para as mãos da editora Mundo Uno, o volume 1 já teve um enorme aumento na qualidade da escrita. Isso porque a Cristina teve tempo de repensar determinados plots e como amarrar certas cenas para produzir algo mais coeso. Fora que o livro passou pelas mãos de uma revisora que pôde ajudar a nossa autora com correções e melhorias. Se eu puder dizer logo de cara onde houve mais mudanças, sem dúvida alguma foi neste segundo volume. 

Pensando a respeito da escrita da Cristina eu percebi um fato bem curioso. A autora começa a escrever sua narrativa de fora para dentro. Podem perceber que a primeira metade do livro trabalha mais personagens que estão de fora percebendo os acontecimentos que se sucedem no núcleo da história. Ela vai amarrando esses pontos pouco a pouco e voltando a perspectiva para os personagens até colocá-los como centrais para a narrativa. É como se fossem círculos concêntricos. Esse método da autora é uma espada de dois gumes: por um lado, ela faz crescer e muito o desenvolvimento do universo narrativo que ela está criando, oferecendo detalhes e sendo mais explicativa sobre como os acontecimentos são percebidos pela população em geral. Por outro lado, isso tira o foco que deveria estar nos protagonistas. Aqueles que deveriam ser os personagens principais acabam atuando menos como protagonistas. 

Essa segunda edição de Quatuorian deu espaço para a Cristina ampliar ideias que ela já tinha para os personagens. Dividir em dois volumes, afinal, foi uma decisão acertada (sim, preciso reconhecer que foi... até porque eu fui um dos defensores do volume único e estava errado). Por exemplo, ela pôde explorar as motivações de Vorten ao mostrar detalhes sobre a infância do personagem. Quais as engrenagens que motivam o vilão e o que o fez entrar para o mundo das trevas? Mas, este é apenas um dos vários pequenos detalhes explorados pela autora neste volume final. Julenis e Vinich acabam recebendo um pouco mais de atenção com a menina sendo aquela impetuosa e corajosa e ele sendo o rapaz meio atrapalhado, porém bondoso. São as pequenas ações que acabam contando para formar o caráter deles como um todo. Mas, preciso dizer que o Teriva acabou recebendo menos espaço. Ele demora a aparecer e suas cenas são bem escassas e não exploram tanto o seu heroísmo e a sua ligação com a mãe e Julenis. Somente mais para o final que vemos como isso o motiva e o leva a ser uma pessoa melhor. 

Os capítulos curtos feitos pela Cristina são muito úteis para dar uma enorme velocidade para a narrativa. Lembro de ter lido este volume em dois dias, mas poderia ter facilmente lido em um. Para um público infanto-juvenil, isso é excelente porque não é uma leitura agarrada ou com palavras difíceis. A autora conseguiu também criar vários pequenos ganchos para possíveis outras aventuras. Aos poucos ela foi deixando pequenas sementes, algo que ela não tinha feito na primeira edição do livro simplesmente porque ela não havia pensado necessariamente em continuar. Gosto de como a Cristina pensa o mundo de forma sólida e ela tem sempre certeza das informações que fornece ao leitor. Nada é jogado de forma aleatória; tudo tem um propósito para existir. 

Os temas que tanto me fizeram me apaixonar pelo livro estão presentes aqui: bravura e heroísmo. A autora não se arroga de pertencer a uma forma clássica de escrever fantasia. Enquanto alguns autores sentem quase vergonha de serem tradicionais, a Cristina abraça com força isso e produz uma narrativa inesquecível. Temos um personagem trilhando o caminho do herói, uma personagem feminina forte e decidida e um amigo que tem seu amor rejeitado, mas tira forças para seguir em frente. Os momentos finais são repletos de grandes cenas como a batalha na fortaleza de Vorten ou o combate singular contra uma criatura super poderosa. Nos momentos mais calmos, os personagens principais, mesmo passando por momentos difíceis, não perdem a capacidade de perdoar e de dar uma segunda chance. Afinal, a aventura em Quatuorian não tem a ver com quantos inimigos os personagens mataram, mas quantas vidas foram salvas. 

Este segundo volume da duologia está ainda melhor do que a primeira edição. A autora teve espaço para aparar as arestas e teve seu trabalho revisado o que ajudou muito na narrativa. Sua construção de mundo ficou sensacional, mas senti falta de um protagonismo maior dos protagonistas. Estes acabaram ficando um pouco de lado em prol de uma visão maior sobre os acontecimento ocorrendo no cenário. A edição também ficou lindíssima, com uma formatação muito amigável e várias ilustrações dos personagens ou das cenas. De qualquer forma, Quatuorian é uma série recomendadíssima para todas as idades. 


Ficha Técnica:

Nome: O Mundo de Quatuorian - O Retorno do Imperador Autora: Cristina Pezel Série: O Mundo de Quatuorian vol. 2 Editora: Mundo Uno Gênero: Fantasia Número de Páginas: 240 Ano de Publicação: 2018


Outros Volumes:

O Mundo de Quatuorian - Cheiro de Tempestade (vol. 1)


Link de compra:  https://amzn.to/2Gq83Da

*Material enviado em parceria com a autora


Tags: #omundodequatuorianvol2 #cristinapezel #mundounoeditora #teriva #vorten #julenis #vinich #quatuorian #fantasia #leiafantasia #amofantasia #igfantasia #leianacionais #leianovosbr #ficcoeshumanas




ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.