top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "O Mundo de Quatuorian-Cheiro de Tempestade"(O Mundo de Quatuorian vol. 1)de Cristina Pezel

A morte do pai de Teriva vai iniciar uma onda de mudanças terríveis no mundo de Quatuorian. Enquanto forças ocultas se reúnem para atingir seus objetivos, Teriva, Vinich e Julenis irão iniciar uma longa trajetória para se tornarem guardiões do mundo.

Sinopse:


Mais de mil anos os separam. Uma profecia os une.

Uma revelação ocorrida há mil cento e onze anos pode ser a chave para impedir a deflagração do destino de Quatuorian. O segredo está guardado num templo deste mundo fantástico até um momento futuro em que a profecia anuncia o retorno do Imperador milenar.

O que está escrito no Códice dos Mestres é de importância vital para que Teriva, Vinich e Julenis salvem as quatro terras do mal que se instalou em Quatuorian. O pior, no entanto, ainda estaria por vir.




Essa é uma leitura, mas ao mesmo tempo é uma releitura. Conheci o trabalho da Cristina no ano passado durante um evento de divulgação de autores de fantasia nacional no Rio de Janeiro. Entrei em contato com a autora e depois ela gentilmente me ofereceu sua edição para resenha. Ainda era uma edição feita de forma independente, mas demonstrava o esmero da autora em criar um mundo fantástico e até em se preocupar com ilustrações e mapas. Já na época eu tinha achado o livro surpreendente. Mas, mais coisas viriam. Cristina teve seu livro republicado e repaginado pela editora Mundo Uno onde recebeu uma nova revisão e um tratamento diferenciado. O livro (grande na época em que eu li) foi dividido em dois volumes e algumas de suas partes foram aprimoradas de forma a destacar elementos da escrita e da narrativa de Cristina.

Algo que eu posso falar da escrita da Cristina é o quanto ela é gostosa. Tem essa pegada mais infanto-juvenil com jovem adulto, onde as informações são passadas de uma maneira bem gentil com o leitor. Apesar de a autora inserir uma série de informações diferentes como um mundo com vários sóis, um calendário diferenciado, sistema de magia diferente, rituais e festividades próprios, tudo é feito de forma a não causar o afastamento do leitor. A narrativa é posta em terceira pessoa, onisciente, com o leitor passando por cada um dos personagens importantes para a narrativa com Vorten, Teriva, Vinich e Julenis e alguns dados a personagens coadjuvantes como Versakes (que vai ser importante no segundo volume). A autora soube dosar bem as partes com diálogos com as descrições sem cansar muito o leitor. A revisão feita pela Mundo Uno caiu muito bem e tornou o que já era bom em algo ainda melhor. Minha única reclamação ficou no excesso de capítulos pequenos ou com uma ou duas páginas. Não precisava ser dessa forma, podendo ter sido incorporados em capítulos maiores. Não tiraria a velocidade frenética da narrativa. A presença de muitos capítulos causa uma quebra no raciocínio e muitas vezes o leitor faz uma parada nesse momento.

"- Tudo está registrado em uma série de profecias e explicado com pormenores em outro códice, do qual não devo falar no momento. Porém, as predições... É necessário que entendam: passamos por um momento de revelações proféticas importantes. Devemos nos preparar para os próximos sóis-azuis e para o destino de Quatuorian. Vocês fazem parte do que está sendo mostrado agora e precisarão fazer parte disso no futuro."

O ponto alto da história de Cristina está no desenvolvimento e na relação dos personagens. Os acréscimos feitos pela autora foram importantes para aprofundar ainda mais a amizade de Vinich e Teriva e o triângulo amoroso que se forma no início. Teriva é o personagem protótipo do herói: justo, corajoso e esforçado. Existe uma trama de vingança no arco do personagem que é trabalhado de forma sutil pela autora, mas vemos que o personagem está ali para inspirar os seus colegas. Vinich é o companheiro de Teriva e demonstra ser o amigo de todas as horas. Existe uma disputa entre os dois mais para a frente, mas a Cristina não usa isso para criar uma rivalidade ou uma inimizade entre os personagens. O personagem também esconde coisas que só serão reveladas mais para o final deste volume. Julenis começa a aparecer aqui, mas ainda vemos pouco sobre ela (no segundo volume a personagem ganha mais espaço). É uma mulher decidida e que corre atrás de seus objetivos. Não é a princesinha encantada que espera o seu amor que vem no cavalo branco. Nada disso. É uma personagem que aos poucos vai revelando diversas camadas.

O antagonista, Vorten, foi criado como um vilão clássico. Ele é maligno e ambicioso e ponto final. Muitas vezes queremos um vilão que seja encantador e até brilhe mais do que o personagem, mas eu gosto deste estilo clássico de construção de antagonista. Me faz lembrar histórias como as de Tolkien e as do Terry Brooks onde o vilão é mau e ponto. Vai mover céus e terra para levar adiante aquilo que deseja. Neste caso, o vilão é um degrau para a apoteose do herói. Ele está ali para constituir uma força a ser combatida e que irá provocar mudanças no status quo. Cristina trabalha bem esses aspectos e pouco a pouco o vilão vai encorpando e ganhando mais solidez. Quando a tragédia acontece no primeiro volume, a gente já estava esperando algo nesse gênero.

O sistema de magia criado pela autora é simples, porém muito eficiente. A gente tem algumas habilidades mágicas usadas por aqueles que são capazes de despertar o vitae. Podemos entender o vitae como o mana, e até fica a ressalva aqui porque a autora pegou emprestado alguns elementos culturais do Havaí. E a ideia do mana é havaiano (das ilhas do Pacífico, para ser mais preciso). Todas as habilidades compõem uma ideia de equilíbrio e não temos personagens super poderosos. Algumas situações precisam ser enfrentadas com inteligência. O próprio Vorten alcança seus objetivos a partir de muito planejamento e sutileza. Vou deixar para comentar sobre o pacifismo colocado pela autora no próximo volume do livro, mas vale a pena prestar atenção nisso.

Tudo que é dito sobre o mundo faz total sentido. Quatuorian é bem redondinho com suas regiões sendo apresentadas de forma harmônica para o leitor. Mesmo as diferenças culturais são colocadas naturalmente e vamos nos familiarizando aos poucos com o que significa tudo para os personagens e para o mundo em que vivem. Acho que o único ponto que ficou um pouco solto foi a religião que é mencionada pelos personagens vez ou outra, mas a gente não acaba entendendo bem como se relaciona aos mitos e lendas. Temos elementos lendários que são apresentados mais para a segunda parte desse primeiro volume, mas mais perguntas do que respostas são deixadas para nós. Eu sei onde isso vai dar, porém acredito que a autora tenha mexido um pouco nesse sentido.

“Não é qualquer pessoa, Teriva, que tem espírito e dedicação para permanecer nove sóis azuis em Crystallos na missão da guarda de Quatuorian.”

O Mundo de Quatuorian recebeu uma nova roupagem que deu muita vivacidade a uma obra que já tinha muita qualidade. O trabalho gráfico feito pela Mundo Uno ficou excelente com uma capa lindíssima, papel estiloso e uma fonte agradável aos olhos. A autora também aparou diversas arestas com a ajuda da revisão feita pela editora. Subiu demais no meu conceito até porque eu já acreditava demais no potencial da autora. Fora isso quero deixar o meu muito obrigado a Cristina por ter citado o nosso blog na última página do livro nos agradecimentos. Eu é que agradeço pela confiança e pela oportunidade de ter tido o contato com um trabalho tão competente.


Ficha Técnica:

Nome: O Mundo de Quatuorian - Cheiro de Tempestade Autora: Cristina Pezel Série: O Mundo de Quatuorian vol. 1 Editora: Mundo Uno Gênero: Fantasia Número de Páginas: 317 Ano de Publicação: 2017


Outros Volumes:


Link de compra:


*Material enviado em parceria com a autora




0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.