top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Monstress vol. 4 - The Chosen" de Marjorie Liu e Sana Takeda

Atualizado: 4 de jun. de 2021

Em uma edição bombástica, segredos serão revelados e uma guerra se aproxima cada vez mais no horizonte. Os lados já foram formados e Maika se encontra bem no meio da tempestade.



Sinopse:


Maika e Corvin fazem uma jornada através de uma terra distorcida e letal em busca de Kippa, que encara seus próprios monstros terríveis. Mas, quando Maika enfrente cara a cara um estranho de seu passado, verdades surpreendentes são descoberta, e no centro de tudo espreita uma conspiração perigosa que ameaça o Mundo Conhecido. Maika está finalmente próxima de conseguir todas as respostas que ela queria, mas a que preço?






O peso da verdade



Atenção: Tem spoiler para burro... Quarto volume... Não tem como não comentar sobre volumes anteriores.



Esse é um volume crítico para quem acompanha a série. Ficamos conhecendo muita coisa sobre o passado da Maika, até mesmo de coisas que ela própria apagou da memória. A relação entre ela e Moriko, e principalmente quem é o pai da Maika. Kippa também tem protagonismo nesse volume e acompanhamos a pequena raposa sendo levada pelos nekomancers até o seu destino final. No caminho, Kippa vai fazer de tudo para conseguir escapar da armadilha que lhe fora preparada. E, surpreendentemente, a Baronesa também tem seu papel maior na trama quando começamos a ver uma conspiração nos bastidores de tudo que envolve as Cortes da Aurora, do Alvorecer e a Federação (junto com a Cumaea). Este é aquele volume de preparação para coisas emocionantes que irão acontecer à frente. Pode ser um pouco chato pelo fato de não ter tanta ação (apesar de que tem uma luta suculenta entre a Maika e o Doutor mais à frente).


Talvez o tema-base que cerca este novo volume seja o preço que pagamos pela verdade. Todos os núcleos narrativos acabam descobrindo alguma coisa surpreendente que muda a sua visão sobre os acontecimentos. O único personagem que tem apenas os seus valores reforçados é Kippa depois de encontrar uma poderosa criatura. Vou discutir mais à frente, mas me parece que a verdade funciona como um alimento para o amadurecimento do personagem. É algo que o fortalece diante dos desafios que se aproximam. Tuya é uma mulher que esconde verdades. Se fez de fragilizada para obter o acordo com a Corte da Aurora e se casou com a Espada do Oeste. No começo dessa trama, imaginamos Tuya vulnerável, mas logo suas tramas começam a fazer efeito. Seu papel como a Baronesa envolve usar a verdade e a mentira como armas contra seus adversários. A personagem ganha todo um brilho como uma espiã fatal. Para Maika, a verdade é tudo; é a maneira que ela enxerga para entender o seu papel no mundo. O problema é que conhecer significa se expor a perigos inimagináveis. Por mais que a protagonista deseja ter o controle e a agência sobre a situação, isso lhe é retirado. O universo mostra a ela como o controle é uma noção efêmera.


Antes de voltarmos à questão das temáticas, quero destacar a arte da Sana Takeda que continua muito boa. Porém, como ela jogou a barra lá em cima, a gente acaba sendo mais exigente com ela. Até porque sabemos do que ela é capaz. Eu achei que este volume 4 tem altos e baixos. Os três primeiros capítulos estão bem abaixo do que a Sana consegue entregar. Achei o traço meio apressado e até com algumas escolhas estranhas de cores em alguns momentos. Salvo a interação de Kippa com a criatura, os demais momentos não me agradaram. Mas, a partir da segunda metade, vemos uma retomada do brilho da artista. O design dos capitães que estão junto do Doutor são incríveis. Eu adorei a maneira como a Sana imaginou Arcanics realmente poderosos. E eles parecem assustadores. A mescla de elementos tecnológicos com a magia inerente à série é muito legal. Tem uma cena de um "holograma" usado pelo Doutor mostrando um cenário super tecnológico ao fundo onde a artista foi muito detalhista.



Outro mistério que continua se aprofundando é o quanto os povos antigos eram avançados. Sabíamos de edições anteriores que a Imperatriz-Xamã conhecia muito de tecnologia. Ela praticamente fazia diversos experimentos perigosos e foi uma das primeiras a entender a fisiologia dos Deuses Antigos (e acabou se envolvendo com Zinn). Mas, nesses volumes começamos a descobrir mais detalhes e vemos o quanto os povos antigos detinham tecnologia responsável pelo desenvolvimento de arranha-céus, carros voadores e, possivelmente, viagens espaciais. Inclusive isso pode envolver Vihn que descobrimos ser uma criatura bem diferente de um Arcanic. Daí isso me fez coçar a cabeça e imaginar até onde vão as ideias de Marjorie Liu. Já temos deuses antigos, espadachins poderosos e agora... seres espaciais??? E antes que vocês comentem: ela faz isso de uma forma bem orgânica. Nada é forçado ou parece um caldeirão de insanidades.


A impressão que Maika tinha a respeito de sua mãe era errônea. Ela se dá conta a partir do momento em que ela é confrontada por memórias contraditórias. Não sei dizer o quanto disso foi a própria personagem que acabou fazendo por causa de sua vida conturbada. A verdade é que ela acabou percebendo o quanto estava enganada e precisou rever um pouco suas ideias. A relação com seu pai também é bem complicada como iremos saber um pouco ao longo deste volume. Cabe lembrar que a parte Arcanic da Maika vem da Moriko enquanto que a ligação com a Imperatriz-Xamã vem do seu misterioso pai. O que eu senti depois que passa este arco de revelações do passado da Maika me deixou com mais perguntas do que respostas. Tivemos boas respostas acerca das lendas por trás dos Monstrum e até da situação na Federação. Mas, faltou trabalhar um pouco a relação familiar da Maika.


Kippa vem se tornado um personagem de muito destaque. E pensar que ele era apenas o acompanhante fofinho da Maika no primeiro volume. As experiências que ele viveu na cidade portuária, em Pontus e esse sequestro de edições passadas o transformaram em um ser mais sábio. Ter escolhido ajudar o seu povo ao invés de permanecer ao lado de seus companheiros é a demonstração de que Kippa entendia que era necessário em outra parte. Percebemos desde as últimas edições que ele defende a coexistência pacífica entre humanos e as demais criaturas. Esta crença vai começar a pautar suas escolhas e a interferir na maneira como ele aborda Maika e seus outros companheiros.



Tenho adorado os trechos que se passam com a Tuya. A Baronesa tem se revelado uma personagem complexa e cujas motivações não são tão claras. O que sabemos é que ela pertence aos altos escalões da Corte da Aurora e que seu papel é como uma espiã. E Tuya realiza essa função maravilhosamente bem, apesar dos sacrifícios necessários. Por exemplo, vimos o quanto ela relutou em se envolver com a Espada do Oeste. O jeito agressivo e guerreiro da Dama Guerreira não combina com os métodos sutis da Baronesa. Além disso, existe também a discussão sobre o que fazer com Maika. Ambas possuem ideias diferentes sobre a Meio Lobo; a Espada deseja se livrar de Maika antes que ela cause mais problemas enquanto Tuya não sabe ao certo o que fazer apesar de ela também ter ordens expressas de eliminação. Quero ver ainda como vai ser o encontro entre Maika e Tuya. As duas eram melhores amigas... ou melhor, mais do que simples amigas.


Este volume 4, apesar de um pouco mais lento, tem muito conteúdo e desenvolvimento de personagens. Gostei de como a Marjorie incluiu a Tuya entre os personagens recorrentes. Ao mesmo tempo temos problemas familiares, um personagens se tornando mais sábio e uma conspiração que se aproxima no horizonte. Ah... e o Doutor. A arte da Sana começa meio fraca nos primeiros capítulos, mas volta a brilhar mais para o final.








Ficha Técnica:


Nome: Monstress vol 4 - The Chosen

Autora: Marjorie Liu

Artista: Sana Takeda

Editora: Image Comics

Número de Páginas: 176

Ano de Publicação: 2019


Outros Volumes:


Link de compra:










bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.