top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Helloween" organizado por Lillian Vaccaro (parte 1)

Atualizado: 24 de mai. de 2019

Nesta coletânea veremos histórias de autores como Décio Gomes, Aislan Coulter, Cláudia Lemes, Karen Álvares, Glau Kemp entre outros com a temática do Halloween. Venham conferir um pouco sobre estas histórias de aterrorizar. 

Esta é uma coletânea de contos curtos cujo tema central é o Halloween. Teremos histórias comuns passando-se no dia da festividade até histórias que se embrenham pelo estranho e pelo sobrenatural. Vamos analisar conto a conto e comentar um pouco sobre as histórias sem dar muitos spoilers. 


Contos presentes nesta primeira parte:


1 - "Milho" (de Aislan Coulter)

2 - "Esantaio" (de Cláudia Lemes)

3 - "Sob o Olhar dos Anjos" (de Décio Gomes)

4 - "Ele Aparece de Noite" (de Glau Kemp)

5 - "Luzes Negras" (de Karen Alvares)


Vamos às resenhas:


1 - "Milho"


Autor: Aislan Coulter Avaliação:





Um grupo de jovens caminhando perdidos em uma estrada. Eles pedem direções a um senhor que diz a eles que não sigam em uma determinada direção. É lógico que eles vão seguir a direção que lhes foi proibida. Essa é uma daquelas típicas histórias de terror que a gente fica torcendo para o grupo se dar mal. A partir dessa proposta, Aislan Couler procura criar uma história aterrorizante cujos momentos finais são pavorosos. 

Infelizmente eu acabei não comprando a história. Em muitos momentos eu achei a escrita bastante confusa e apertada. Talvez por ela ter ficado tão curta, o autor não tenha conseguido abrir asas para ser um pouco mais detalhado. Dá para perceber que o autor gosta de criar personagens não tão carismáticos e que estes são o fio condutor de sua narrativa. Tentei ler uma segunda vez depois para ver se eu conseguia pegar elementos que tinham me passado ao largo quando da primeira leitura, mas não funcionou. 

Algo que eu gostei na escrita do Aislan foi como ele trabalhou a figura sobrenatural presente na história. Ele não precisou mostrar quem ele era; a figura estava ali presente como um perigo iminente para os personagens. A sua aproximação significava o fim deles. No fim, se tratou de uma história de perseguição com elementos do sobrenatural. Uma pena que não tenha funcionado para mim, mas mesmo assim recomendo para os leitores incautos que não respeitam quando alguém mais velho lhe diz para não seguir para um lugar. Mesmo quando esse cara mais velho lhe parecer assustador...


2 - "Esantaio"


Autora: Cláudia Lemes Avaliação:





Este é um daqueles contos onde presenciamos aquilo que existe de pior no ser humano. O quanto ele pode ser podre e maldito, mesmo aqueles que lhe desejam um bom dia, ou estão na fila do supermercado e parecem ser pessoas de bem. Quando algo é diferente demais ou horrendo demais é aí que este lado obscuro transparece. Cláudia Lemes nos apresenta a história do pequeno Timmy, um jovem que nasceu com deformidades físicas e que apenas desejava curtir o Halloween como uma criança comum. 

A escrita da Cláudia é crua e cruel, onde os parágrafos vão se passando com uma tristeza e melancolia crescentes. O protagonista é uma pessoa sofrida e sua mente infantil não consegue conceber o motivo daqueles olhares tão tortos e estranhos par a sua pessoa. A felicidade transparecida no simples ato de ir buscar doces como uma criança comum, logo se transforma em horror ao se ver vítima de pessoas intolerantes. As últimas páginas da narrativa nos revelam uma cena e violência brutal que achamos que o ser humano não é capaz de fazer. Vocês estão redondamente enganados, meus caros! Nos últimos tempos, cenas como essa estão se repetindo com uma frequência cada vez maior. 

Na página final, a autora ainda nos deixa com uma pulga atrás da orelha inserindo uma dúvida em nossas lembranças sobre o que aconteceu. Tudo o que se deu pode ser apenas uma entre várias versões e o final pode ter tido algum elemento sobrenatural. Ou seja, ela embarcou na ideia de contar histórias ao redor de uma fogueira, porque quando parece que a história de fato acabou, sempre tem uma deixa final para deixar o leitor preocupado com os seus arredores. 


3 - "Sob o Olhar dos Anjos"


Autor: Décio Gomes Avaliação:





Se a ideia é nos chocar com histórias macabras, Décio Gomes conseguiu fazer e muito isso. Partindo da abordagem de uma história policial, ele nos apresenta um mundo onde a maior parte dos bebês do mundo estão nascendo com deformidades e apenas alguns poucos conseguem sobreviver. O protagonista possui uma linda criança com sua esposa e se torna alvo de um criminoso que rapta bebês mortos e de repente ataca o policial. A partir daí veremos um show de horrores onde o policial terá sua sanidade completamente comprometida pelas barbaridades feitas pelo criminoso. 

A história é interessante, mas a minha crítica fica ao fato de o autor não ter explicado o motivo de bebês estarem nascendo deformados. Parece um detalhe besta, mas ao que eu entendi era o gatilho que impulsionava a ação do criminoso. Ao não saber o motivo, deixamos uma informação de lado que poderia nos ajudar a compreender suas motivações. Mas, eu curti muito o esquema das investigações e como os policiais se veem perdidos diante daquilo. Nada do que eles tentavam parecia funcionar e o criminoso continuava suas investidas. Essa é uma daquelas histórias que eu gostaria de ver mais alongada para que o Décio pudesse explorar todas as possibilidades da narrativa. 

Os momentos finais são brutais. Algumas pessoas podem não gostar por conta da violência utilizada, mas eu achei que o autor conta como vai ser esse pedaço desde o princípio. Ele não esconde que a pegada dele é bem gore. Achei coerente e dá aquele impacto no leitor de embrulhar o estômago. A imagem final mostrando a última cena ajuda a causar o terror. O resultado é que eu fiquei curioso por ler outras coisas publicadas por ele. 

4 - "Ele Aparece de Noite"


Autora: Glau Kemp Avaliação:





Ah, Glau, que coração trevoso você tem. Já é a segunda história que eu leio dela e eu já havia percebido na primeira o talento dela para criar boas narrativas. Faltava apenas a mão de um editor. Pronto, aqui está e aqui temos o potencial dessa menina em uma história apavorante. Uma menina que foge de casa e acaba se metendo com um caminhoneiro que parece bondoso, mas se revela um abusador. Quando ela foge, acaba se envolvendo em uma noite onde as forças do mal atacam o mundo dos vivos. Não há escapatória durante o Halloween. 

Algo que eu já havia notado na escrita da Glau é o quanto ela é capaz de tornar o mal palpável e ameaçador. Suas histórias respingam maldade e aqueles incautos estão sujeitos a terem sua inocência devastada. O quanto eu gosto quando o autor cria uma atmosfera de normalidade no começo da história, só para ir retirando as camadas de normalidade pouco a pouco, como alguém diante de uma cebola que vai ficando podre a cada pedaço retirado. Os momentos finais de Marcela são intensos e é praticamente uma luta pela sobrevivência onde a protagonista tenta de toda a forma sair viva daquele inferno. Uma luta pela sua alma. Gostei também do que está em jogo para a protagonista: mais do que temer pela sua vida, ela teme morrer e ser esquecida pela sua família. Morrer em um lugar desconhecido sem a possibilidade de ser encontrada pelos seus amados deve ser uma sensação cruel. 

Também temos um elemento de mitologia na narrativa. A família com a qual Marcela se encontra durante sua fuga possui uma superstição sobre um homem encurvado. Essa história me lembrou aquelas contadas no interior, na beira de estradas. Dá aquele gostinho de algo que a autora pode ter ouvido em algum lugar remoto em algum momento de sua vida. Ou seja, a Glau retoma a noção do Halloween como uma tradição passada de geração a geração; histórias malditas que ainda são preservadas pela velha guarda. Fica o meu convite a você, leitor, para devorar esta história escrita por esta autora talentosa. 


5 - "Luzes Negras"


Autora: Karen Alvares Avaliação:





Aproveitando do clima proporcionado por palhaços e parques de diversões, Karen Alvares cria uma narrativa muito interessante sobre a prática do desafio, de jovens que vão a lugares obscuros para mostrar que são corajosos. A narrativa é apresentada pela protagonista, Juliana, que tinha um irmão gêmeo que estranhamente ninguém se lembra após o ocorrido. A narrativa é composta em primeira pessoa e mostra um nível de emoção que se mescla à maneira como ela conta a história. 

Luzes Negras se aproveita bastante da proposta da coletânea de histórias contadas ao redor da fogueira. Ela começa justamente com isso. Jovens contando histórias assustadoras ao redor da fogueira. O legal é que a Karen faz uma homenagem implícita a dois autores de terror que são suas influências: Stephen King (com o rapaz que curte ler histórias do autor) e com Lovecraft (uma certa criatura do autor que aparece em uma cena da história). Com isso, Karen cria uma história interessante e ela evoluiu muito no que diz respeito a prender a atenção do leitor para a sua narrativa. Cada momento da história se liga ao seguinte fazendo com que tudo funcione de maneira orgânica. 

O grande tema de Luzes Negra é a perda. A protagonista deseja contar a narrativa porque todos se esqueceram de seu irmão. E contar a história do que acontecer a ele é manter a memória dele viva. Sendo que ela é a única no momento que se lembra já que misteriosamente ele sumiu da memória até mesmo dos pais. Fica o arrependimento por ter participado de uma brincadeira que provocou tudo aquilo e a perda de alguém que era muito importante para ela. A história se desenvolve rapidamente, mas senti que ela ficou no tamanho certo. E ainda temos um plot twist no final que vai deixar a galera querendo inventar seu próprio final. 

Ficha Técnica:

Nome: Helloween Coletânea organizada por Lillian Vaccaro Editora: Coerência Gênero: Terror Número de Páginas: 160 ​Ano de Publicação: 2018


Outras Partes:


Link de compra:

https://amzn.to/2wksw5Y



0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.