top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Dragonero vol. 5" de Stefano Vietti e Gianluca Pagliarani

Ian, Gmor e Sera partem para a reunião anual dos batedores. Uma reunião que serve como confraternização e repasse de informações entre todos aqueles que percorrem as terras do mundo de Dragonero. Enquanto conhecemos mais personagens e histórias, novas tramas parecem vir no horizonte.


Sinopse:


Ian, Gmor e Sera voltam para casa, desejosos de um pouco de descanso depois do terrível confronto com a Senhora Sombria. Mas a paz dura pouco… os nossos heróis são convocados para a reunião anual dos Batedores, que acontece às margens do mar interno Awrasuhre. E ali Ian encontrará todos os seus companheiros batedores, vindos de vários cantos do mundo e que, assim como ele, viajam por toda parte, cumprindo perigosas missões.






Como diz o tradutor dessa edição no prólogo, o grande Julio Schneider, esta era para ter sido a primeira edição da série principal. O planejamento anterior era para que as quatro primeiras edições constituíssem um volume grande, assim como foi o volume 0. Mas, como Dragonero fez tanto sucesso, a Sergio Bonelli Editore transformou a série em uma tiragem mensal. Então conseguimos ver numa boa que essa é uma edição introdutória apresentando os personagens principais, o mundo, os dramas de cada um e dando pistas do que pode estar vindo no horizonte. É uma edição parada, mais voltada para que o leitor se familiarize com o universo onde as histórias se passam. Digo até que é um bom ponto de largada para novos leitores, principalmente pelo fato de Dragonero ser uma série tão peculiar dentro da proposta da Bonelli e tendo bastante continuidade entre suas histórias. Não quer dizer que alguém vai ficar perdido se pegar o volume 10 ou 12, mas que não terá tanta graça quanto alguém que acompanha desde o começo.


Nessa edição nos deparamos com a reunião dos batedores, um evento que acontece todos os anos onde batedores de todas as partes do continente se juntam para trocar informações, confraternizar e discutir os principais problemas que os afligem. É a primeira vez que Sera participa de uma dessas reuniões e ela está curiosa com o que acontece nesses lugares. Já Ian tem outros problemas em sua mente e ao descobrir que Yeraban, o chefe dos batedores, sabe de sua condição, suas desconfianças a respeito do que Alben sabe ou não sobre o sangue do dragão só aumentam. Novos personagens nos são apresentados e pequenas pistas do que pode acontecer a seguir são lançadas. Estão prontos para encarar mais essa aventura?


Pela primeira vez temos uma troca de artistas na série. E não fiquem preocupados porque normalmente cada série da Bonelli conta com um grupo de desenhistas para que não ocorram atrasos. Matteoni deve voltar mais adiante nas edições. O que me agradou de certa forma, já que estava ficando com o olhar viciado no que queria dizer respeito ao artista. Pagliarani tem uma abordagem diferente da arte e a gente sente aquela clara influência do design de personagens oriundos das série do Tex Willer. Há um foco em fazer dos personagens únicos e com expressões características. O design do Pagliarani me faz crer que os personagens são reais e não apenas desenhos em um papel. Por exemplo, Ian tem uma expressão severa, com queixo quadrado e olhos cerrados; Sera, apesar de ter uma aparência infantil, volta e meia tem uma expressão marota que entrega sua idade maior. Ou seja, gostei muito da arte dele e até mesmo existe uma preocupação em detalhar interiores como em um momento onde Ian entrega o seu diário para que os escribas possam retirar informações úteis a outros batedores. Ali vemos a estante dos escribas com livros de diferentes tipos, a caneta empregada, a iluminação, aonde eles dormem e até a característica das tendas. Não me incomodaria nem um pouco que o Pagliarani fosse o artista regular da série. Muito pelo contrário.

Temos várias pequenas coisas acontecendo nesse volume e que devem estourar em outras edições. Mas, vale aqui alguns apontamentos quanto à construção de mundo e que nos servem para compreender melhor a história. Não são spoilers porque são coisas mínimas ditas aqui e ali que leitores mais atentos vão perceber. Por exemplo, os batedores são formados unicamente por humanos, com a única exceção de um elfo do norte chamado Ewyar. Ou seja, isso retoma a discussão de edições anteriores quanto aos problemas da coexistência entre diferentes raças. Se vimos isso antes do ponto de vista dos orcs, agora temos o lado do Império, um dos maiores agregados de humanos no continente. E isso porque Gmor é quase um batedor por si só de tantos anos que ele acompanha Ian. Mesmo assim, o orc não é aceito pelo império e ele tem a esperança de que um dia ele seja reconhecido como tal. O que coloca Ewyar em uma posição interessante, sendo o único elfo. O detalhe é que, até o momento, ele é o único batedor que anda sem nenhum acompanhante. Essa é uma regra da categoria, já que caso um batedor morra, o seu companheiro fica encarregado de comunicar o ocorrido e entregar suas notas sobre o que aconteceu.


Sera funciona como um personagem-orelha nesse volume. Através dela verificamos o funcionamento do encontro dos batedores, o que se discute e como eles se dividem. Já falei do fato de Ian entregar seu diário (todos os batedores assim o fazem), mas alguns outros detalhes também são legais. O fato de eles discutirem os problemas das terras puxa a atenção para futuras histórias ou detalhes da trama que podem vir a ter consequências em outras edições. Nossa pequena elfa ainda está se localizando no mundo de Ian, e Vietti usa essa edição para nos mostrar como ela é temperamental. Ao mesmo tempo em que ela consegue ser sábia em algumas ocasiões, dando conselhos válidos e sugestões pontuais, ela pode ser uma verdadeira pentelha em outros. Ou seja, Vietti deu uma aprofundada em sua personalidade, tornando-a mais tridimensional e verossímil para os leitores. Gosto disso e senti na pele uma coceira na cabeça quando Sera fez uma pergunta sobre a ética dos batedores em relação à população em geral... e Ian desconversou apenas.


Nosso protagonista ainda está às voltas com suas dúvidas acerca do legado que o sangue de dragão ao qual ele teve contato causou em seu corpo e sua mente. O fato de Alben ter conversado com Yeraban, fez as orelhas de Ian ficarem em pé. Ou seja, toda a tranquilidade que o mago passou para o protagonista caiu por terra, já que Alben não é conhecido por tomar providências em vão. Se ele entrou em contato com Yeraban é porque tem suas dúvidas e isso irritou o protagonista ao perceber que não consegue confiar no mago. Ian comenta um pouco mais sobre o que ele tem sentido nos últimos tempos e ainda quero entender o que ele quer dizer com a sua percepção de mundo aumentou. Não sei se tem a ver apenas com reflexos aguçados e o poder de parar o tempo por poucos segundos em situações extremas. Tem mais aí no meio. Além de conhecermos uma leve paquera do Ian nessa edição.


Um bom volume que serve como ponto de partida para os leitores. Aqui é possível conhecer vários aspectos sobre o mundo de Dragonero como o equilíbrio entre magia e tecnologia, os retornados, o perigo da falta de coexistência entre as raças e os dilemas de Ian. A arte está muito boa mesmo e curti a abordagem de Pagliarani. Ficou algumas ligeiras sugestões de futuras histórias e na última página já temos um pequeno encaminhamento sobre o que será a próxima aventura. Voltem aqui na próxima resenha para conversarmos mais sobre esta série.











Ficha Técnica:


Nome: Dragonero vol. 5 - A Reunião dos Batedores

Autor: Stefano Vietti

Artista: Gianluca Pagliarani

Editora: Mythos

Tradutor: Julio Schneider

Número de Páginas: 100

Ano de Publicação: 2020


Outros Volumes:

Vol. 0 Vol. 7

Vol. 1 Vol. 8

Vol. 2

Vol. 3

Vol. 4

Vol. 6


Link de compra:




bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.