top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Batman/Superman - Os Melhores do Mundo n. 1 a 3" de Mark Waid e Dan Mora

Atualizado: 19 de nov. de 2023

Um é o maior detetive do mundo. O outro é o herói mais poderoso do mundo. Juntos eles são uma dupla infalível, mas quando um antigo ser originado dos recantos mais sombrios do planeta ressurge e ataca nos pontos vulneráveis de cada um dos dois heróis, seus limites serão levados ao extremo.


Sinopse:


O Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço. Eles são os dois maiores super-heróis que o mundo já conheceu… e estão juntos novamente em uma nova série épica pelos talentos lendários de Mark Waid e Dan Mora! Em um passado não muito distante, os poderes do Superman são sobrecarregados por um ataque químico devastador do vilão Metallo… e a única pessoa que pode ajudar o superpoderoso herói é o Batman, que tomará medidas extremas para auxiliar seu aliado recrutando ninguém menos que a Patrulha do Destino. São os maiores super-heróis do mundo pelos maiores talentos dos quadrinhos em uma experiência épica que dará início aos próximos grandes eventos no UDC. Prepare-se, está na hora de voar!





Para aqueles que não conhecem o Mark Waid (e acho meio difícil não conhecer de tão prolífico que ele é), ele é um dos maiores conhecedores vivos da cronologia do universo DC. Acho que poucos conhecem tanto os pormenores das histórias criadas desde o início desse universo criado pela DC. Waid já foi responsável por clássicos como O Reino do Amanhã que tinha como tema justamente o que faz de alguém um herói. Nos últimos anos, Waid tem se concentrado mais em histórias mais leves e divertidas, sem perder a qualidade, mas buscando aquele clima de heroísmo vindo dos anos 70 e 80. E é justamente isso o que o leitor irá encontrar nesta mensal do Waid com desenhos incríveis do Dan Mora, um dos melhores artistas da DC em atividade. Essa dupla tem trazido consistentemente histórias que os leitores irão pegar, ler e ter aquela dose de heroísmo e diversão que vez ou outra faz falta no universo dos super-heróis. Não dá para ficarmos em megassagas ou mudanças de status quo o tempo inteiro. Um bom feijão com arroz, entregando entretenimento é importante também.


A mensal trazida pela Panini com tradução de Diogo Prado é mais um dos mix que a editora traz para as bancas. Mas, apesar do preço pelas poucas páginas, a Panini fez algo inteligente: colocou duas histórias sendo uma a principal e outra história feature que possui o Batman fazendo dupla com algum outro personagem da DC. Pelo menos é assim nessas três edições iniciais: uma do Batman com o Questão, outra com um confronto com o Adão Negro e uma terceira com o Aquaman. Todas elas saídas da Batman: Urban Legends que tinha esse formato de história principal + feature. Na relação custo-benefício, ela só vale o que vale porque as histórias do Mark Waid são muito, mas muito boas. Se fosse só um mix comum com histórias medianas, sairia muito caro. São 48 páginas a R$19,90. Pensar que uma revistinha de 80 e poucas páginas custava esse valor apenas no ano passado é bizarro e mostra o quanto está complicado manter o hobby de quadrinhos. Tem outro problema: normalmente uma revista como essa serve como entrada para novos leitores. Coisa que a Panini não faz mais. Não tem novos leitores de quadrinhos chegando. Isso é um problema que podemos abordar em outra matéria, mas que a editora ou não se tocou disso ou não se importa com isso. Só para citar: a Abril sofreu do mesmo problema em 2001 e deu no que deu.


Mas, vamos à revista que é o que interessa. Nela começamos com um ataque da Hera Venenosa a Metrópolis e o Superman precisando lidar com ela. Algo que, para nosso herói, é estranho já que normalmente ela é uma vilã típica de Gotham City. Quando Batman e Robin chegam para ajudar, surge Metallo que ataca impiedosamente o Homem de Aço. Mas, tanto a Hera quanto o Metallo parecem estar mais poderosos do que nunca graças à interferência de alguém no fundo. Esse alguém está visando os heróis usando novas táticas a partir da observação de suas estratégias comuns de combate. Isso vai levar o Batman e o Superman a descobrirem um inimigo que existe há séculos e que depois de muito tempo parece estar agindo nos bastidores. Alguém que é perigoso e altamente inteligente. Apenas a força combinada dos dois será capaz de deter essa nova ameaça.


A arte do Dan Mora é um escândalo de boa. Ele dá um visual meio cartunesco aos personagens, mas sem perder o realismo ao qual estamos acostumados. A própria escolha da palheta de cores (palmas para a colorista Tamra Bonvillain) também ajuda nessa mudança de perspectiva. O emprego de cores vivas em um cenário escuro fornece um impacto visual que mantém nossa atenção nos quadros. Essa combinação de um design vintage/contemporâneo com as cores vivas oferece cenas incríveis como a do quadro acima. É curioso porque o Dan Mora não viaja tanto na quadrinização, mantendo um padrão de 4 a 8 quadros e tendo poucas splash pages. Mesmo assim, ele consegue aproveitar toda a extensão da página. É tudo muito pensado e detalhado, seja aquilo que está em destaque na frente ou o cenário de fundo. Sem entrar em muitos spoilers, tem algumas cenas com inspiração em outra cultura que são lindos e a mescla de influências entrega boas cenas. Falando do aspecto da ação em si, é tudo muito bem detalhado e coreografado. O leitor consegue entender bem o que está acontecendo. Mora usa diversas ferramentas ao longo das edições, seja o efeito de Luca, ou linhas cinéticas ou até mesmo um pouco de boa e velha ação ao estilo Kirby. Ou seja, é um autor que conhece o craft e sabe como tornar essas ferramentas parte do que ele faz.


As primeiras edições são concentradas em mostrar ao leitor como é a sinergia entre o Batman e o Superman. O quanto existe uma genuína amizade entre eles, mesmo que nem sempre eles enxerguem as coisas da mesma forma. Vi repetidas vezes o Waid citar nos diálogos o quanto um é o maior detetive do mundo e o outro é o maior herói do mundo. Ou o quanto o Superman não consegue fazer as coisas que o Batman faz e vice-versa. Essa visão de complementaridade é importante para mostrar que a revista é dos dois. Ambos são protagonistas. Waid procura fornecer espaço para ambos os personagens por igual. É óbvio que em algum momento um terá mais tempo de tela que o outro, mas não é o objetivo final. Outro aspecto legal dessas histórias é o quanto um se importa com o outro, algo que nem sempre é abordado em histórias onde os dois estão presentes. Em um determinado momento quando o Superman está em um estado de vulnerabilidade, vemos a preocupação genuína do Homem-Morcego.


Há espaço também para os sidekicks dos dois. Nesse primeiro momento é muito mais o Robin do que a Supergirl que aparece mais para o final da segunda edição. Gostei das piadinhas que os dois trocam entre si e Waid conseguiu dar uma boa química entre eles. A gente vê o quanto o Robin se preocupa em ter que se provar digno de estar ao lado do Batman. Já a Supergirl é mais tranquila neste sentido, me parecendo mais ser protagonista de sua própria vida do que uma mera sidekick do Superman. A ideia da viagem no tempo me pareceu bizarra, mas tudo bem, deixei isso para lá. Quero ver aonde essa história vai dar, principalmente com a introdução de participações especiais, algumas conhecidas como a Patrulha do Destino e outras inéditas. Dá para ver aqui o quanto a influência de outra cultura conduziu a história para uma outra direção e isso é algo divertido porque introduz um tempero único ao que Waid está entregando para os leitores.

Falando brevemente das histórias extras, gostei de duas das três. Achei a do Aquaman a mais fraca delas. A do Adão Negro é a melhor e trata do personagem como o líder de Kahndaq. Aliás a história se passa durante o arco do Reino Sombrio da Sociedade da Justiça, que é um dos meus arcos favoritos do grupo. Mexe muito com política e transforma o personagem do Adão Negro em alguém mais complexo. O roteiro faz um paralelo entre as vivências do Batman e do Adão Negro onde este último seria uma espécie de imagem do Batman caso ele não tivesse tido o Alfred para colocá-lo com os pés no chão e manter sua humanidade. O roteiro é esperto ao não pintar o Adão como um vilão simples, mas um estadista que possui visões extremas sobre como conduzir a justiça. Um reflexo de o quanto este imortal, ao longo de muitos anos, se tornou um homem solitário. Mesmo sendo um ser muito poderoso, lhe falta bases nas quais ele possa simplesmente ter empatia, embora ele ame o povo de sua nação.


Já a história do Questão mostra o segundo encontro entre os personagens. O roteiro de Ryan Crady segue um clima meio noir e de investigação com o Questão buscando entender quem é responsável por um grande desvio de dinheiro da Waynetech. O envolvimento de bandidos nisso acaba chamando a atenção do Batman, principalmente com o fato de o Questão estar na cidade e ele não ser conhecido por ser muito sutil. Crady brinca com a paranoia que é tão típica do personagem e o coloca em rota de colisão com o Homem-Morcego. Principalmente quando o Questão passa a desconfiar que Bruce Wayne teria algum tipo de negócio criminoso. Então é aquelas histórias de duplas instáveis que precisam aprender a confiar um no outro. Tem uma virada narrativa com a qual eu não contava e achei que teria sido mais divertido se a virada tivesse vindo do Questão e não do Batman. Mas, okay, é uma feature divertida e serve como pavimentação para outras aparições posteriores do Questão depois em Gotham.


Essas três primeiras edições da revista mensal do Batman/Superman dão o tom do que vai ser a trajetória do Waid no título. Visto que hoje já tem dezoito edições publicadas nos EUA (no dia da escrita desta resenha) e é uma das revistas mais elogiadas no catálogo da DC hoje, é sinal de que o Waid ainda tem muito, mas muito a entregar. Aliás, fica um parênteses aqui que o autor foi buscar na velha revista dos dois personagens publicada na Era de Prata. Se realmente esse foi o caso (o que tudo leva a crer que foi), então estamos embarcando no que pode ser uma trajetória histórica do autor. Sem mencionar que talentoso é pouco para se referir ao Dan Mora. Então se trata de uma belíssima combinação e apertem os cintos porque já já trago para vocês a resenha dos números 4 a 6.











Ficha Técnica:


Nome: Batman/Superman - Os Melhores do Mundo n. 1 a 3

Autores: Mark Waid (história principal), Ryan Crady (n. 1), Alex Paknadel (n. 2) e Joey Esposito (n. 3)

Artistas: Dan Mora (história principal), Giuseppe Camuncoili, Cam Smith (n. 1), Amancay Nahuelpan (n. 2) e Serg Acuña (n. 3)

Coloristas: Tamra Bonvillain (história principal), Sebastian Cheng (n. 1), Jordie Bellaire (n. 2) e Alex Guimarães (n. 3)

Editora: Panini

Tradutor: Diogo Prado

Número de Páginas: 48 cada

Ano de Publicação: 2022 (n. 1) e 2023 (n. 2 e 3)


Outros Números:


Link de compra:






bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.