top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Melhores Leituras de Quadrinhos de 2020

Separei aqui as melhores leituras que eu fiz no ano passado. Ficam vários destaques maravilhosos entre nacionais e quadrinhos traduzidos.



Já há algum tempo eu venho me dedicando a trazer minhas leituras de quadrinhos para os fãs do Ficções Humanas. Adoro as histórias, os personagens, mas admito que fiquei bem relutante em trazer isso para o blog porque exige de quem está fazendo uma análise, conhecimento de técnicas de desenho, narrativa e arte. Então, não li tanto quanto gostaria e tenho até dedicado esse ano para aprender mais sobre o como fazer. Mesmo assim, pude encontrar coisas maravilhosas como as histórias escritas pelo Orlandeli e me arriscar com O Monstro do Pântano, do Alan Moore.


Trago aqui 3 quadrinhos nacionais e 3 quadrinhos traduzidos. Em nenhuma ordem de preferência.


"Silvestre" de Wagner William


Ficha Técnica:


Nome: Silvestre

Autor: Wagner Willian

Editora: DarkSide Books

Número de Páginas: 192

Ano de Publicação: 2019



Link de compra:








Sinopse: Em 1845 o escritor norte-americano Henry David Thoreau retirou-se para a floresta, onde ergueu, com as próprias mãos, sua nova casa e a mobília, com o intuito de viver com o mínimo necessário e em total contato com a natureza. O que o moveu foi a necessidade de procurar entender as mudanças pela qual a sociedade da época passava, bem como investigar as necessidades essenciais da vida. Não se isolou, porém, da sociedade. Recebia visitas enquanto passava dois anos em contato absoluto com a natureza e seus livros, refletindo sobre a liberdade e a existência, que começava a assumir um ritmo acelerado nas cidades com a industrialização e urbanização crescentes. O resultado desta experiência social e espiritual a partir da autossuficiência tornou-se público com Walden, ou A Vida nos Bosques, manifesto poético que o autor publicou em 1854. Em 2019, Wagner Willian, premiado autor de obras magistrais como Bulldogma, Martírio de Joana Dark Side e O Maestro, o Cuco e a Lenda deixou a casa de Thoreau com novas considerações. Entrando para o time de grandes autores da DarkSide® Books, o quadrinista brasileiro entrega aos leitores uma obra de arte imersiva e reflexiva, ao mesmo tempo orgânica e visceral. Em Silvestre, acompanhamos a jornada de um velho caçador que atravessa e dialoga com lendas sobre divindades extintas, mergulhando na relação entre o homem e a natureza, e o respeito sobre o que a terra pode nos dar e o que somos capazes de oferecer. No isolamento de sua cabana, ele assa uma torta. Seu aroma cruza a memória, as paredes, a floresta, atraindo animais silvestres e criaturas fantásticas em um grande resgate ao convívio humano, digno de uma celebração selvagem e ritualística.


Comentários: Poder conhecer a violência da natureza diante do homem é sempre aterrador. Mas, Wagner William traz isso com uma arte vívida e impactante que traduz para o leitor essa face selvagem. Silvestre é um daqueles trabalhos que precisam ser lidos mais de uma vez para poder captar todas as suas nuances. Mesmo assim é um quadrinho fenomenal, em cujos quadros podemos fazer várias leituras. Fica também a dica que a HQ ganhou vários prêmios e teve também indicações a outros; ou seja, esteve no corredor de conversas e na lista de melhores de muita gente.


"Travessia vol. 1: Os Tomos de Tessa" de Rapha Pinheiro e Mariane Gusmão


Ficha Técnica:


Nome: Travessia vol. 1 (Os Tomos de Tessa)

Autores: Rapha Pinheiro

Colorista: Mariane Gusmão

Editora: Autopublicado

Número de Páginas: 23

Ano de Publicação: 2019


Resenha em breve


Link de compra:







Sinopse: Um explorador solitário se perde pelas areias de um deserto alienígena.


Uma aventura intimista sobre empatia.


Comentário: A obra que me apresentou aos quadrinhos digitais. Eu tinha um certo preconceito (admito) até que fui conquistado por essa capa linda. Imaginei logo se tratar de um scifi denso e interessante. Qual não foi minha surpresa ao me deparar com um quadrinho sem balões de diálogos, que depende de nossa interpretação de cena (parecido com a minha leitura do Chabouté em 2019). Até aí já seria legal, mas a arte é maravilhosa. Tem uma explosão de informações espalhadas pelo cenário. Te permite elaborar várias teorias sobre o que está acontecendo com o protagonista.


"O Melhor que Podíamos Fazer" de Thi Bui


Ficha Técnica:


Nome: O Melhor que Podíamos Fazer

Autora: Thi Bui

Editora: Nemo

Gênero: Não-Ficção

Tradutor: Fernando Scheibe

Número de Páginas: 336

Ano de Publicação: 2017



Link de compra:







Sinopse: Esta é uma história de busca por um futuro melhor e de saudosismo pelo passado. Explorando a angústia da imigração e os efeitos duradouros que o deslocamento tem sobre uma criança, Bui documenta a difícil fuga de sua família após a queda do Vietnã do Sul, na década de 1970, e as dificuldades que enfrentaram para construir uma nova realidade. O melhor que podíamos fazer traz à vida a jornada de Thi Bui em busca de compreensão e fornece inspiração a todos aqueles que anseiam por um futuro melhor, enquanto recordam o passado de privações.


Comentários: Fui conquistado por histórias baseadas em fatos reais. A maneira como elas são contadas também é bem importante, mas Thi Bui faz isso aos montes aqui. Temos a história de uma família que passa por vários horrores e nos mostra um lado da Guerra do Vietnã que não estamos acostumados a ver. O das pessoas comuns. A história poderia ser repleta de tragédias e tristezas, mas mesmo em um ambiente hostil, a autora consegue nos mostrar uma luz de esperança.


"A Saga do Monstro do Pântano vol. 1" de Alan Moore, Stephen Bissette e John Tottleben


Ficha Técnica:


Nome: A Saga do Monstro do Pântano vol. 1

Autor: Alan Moore

Artista: Stephen Bissette

Arte-Finalista: John Totleben

Editora: Panini

Tradutor: Edu Tanaka

Número de Páginas: 210

Ano de Publicação: 2018


Resenha em breve


Link de compra:







Sinopse: Há um furioso mundo vermelho onde as coisas vermelhas acontecem. O mundo devora sua mulher , devora seus amigos. Devora todas as coisas que o tornam humano. E você se torna um monstro.


Comentários: Clássico é clássico. Alan Moore conseguiu pegar um personagem incrível e criar toda uma mitologia por trás. Nesse primeiro volume Moore finaliza com classe a fase anterior e dá início a um arco de histórias que vai ser eternizado e gerar o selo mais famoso dentro da DC Comics. Moore dá pistas do que ele vai fazer a seguir ao mesclar ideias psicodélicas e deixar o seu personagem dentro do seu próprio meio. Isso permitiu a ele liberdade para criar suas histórias. O que nos torna humanos? Vai ser essa a pergunta que Moore vai tentar responder aqui quando Alec Holland precisa entender no que ele se transformou.


"A Marcha vol. 1" de John Lewis, Andrew Aydin e Nate Powell


Ficha Técnica:


Nome: A Marcha Livro 1

Autores: John Lewis e Andrew Aydin

Artista: Nate Powell

Editora: Nemo

Gênero: Biografia

Tradutor: Erico Assis

Número de Páginas: 128

Ano de Publicação: 2018



Link de compra:






Sinopse: O parlamentar John Lewis é um ícone nos Estados Unidos e uma das principais figuras do movimento pelos direitos civis. Seu comprometimento com a justiça e a não violência o levou de uma pequena fazenda no Alabama para os corredores do Congresso norte-americano; de uma sala de aula segregada para a Marcha em Washington; dos ataques da polícia ao recebimento da Medalha Presidencial da Liberdade pelas mãos do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.


A Marcha retrata a longa batalha de Lewis pelos direitos humanos e civis, seu encontro com Martin Luther King Jr. e a luta para dar fim às políticas de segregação no país.


Comentários: A história do movimento negro nos EUA é repleta de personagens que participaram de forma direta e indireta do que viria depois com o famoso discurso de Martin Luther King. John Lewis foi um desses personagens e através de sua trajetória ficamos conhecendo como o movimento negro conseguiu ganhar o seu espaço nos difíceis anos 50 até 70. Não tem como não se emocionar com o relato do protagonista e até fazer paralelos com algumas situações que ainda afetam a vida de homens e mulheres negras por todo o mundo. O quanto nossa sociedade evoluiu de verdade?


"Duas Vidas" de Fabien Toulmé


Ficha Técnica:


Nome: Duas Vidas

Autor: Fabien Toulmé

Editora: Nemo

Gênero: Drama

Tradutor: Fernando Scheibe

Número de Páginas: 272

Ano de Publicação: 2018


Link de compra:






Sinopse: Baudouin e Luc são irmãos, mas não poderiam ter vidas mais diferentes. Baudouin leva um dia a dia sufocante em um emprego monótono como jurista e com um chefe detestável. Luc, por outro lado, é um espírito livre, que viaja o mundo praticando medicina. Quando Luc volta a Paris por alguns dias, ele faz de tudo para tirar o irmão mais novo da inércia e mostrar a ele o que a vida tem a oferecer. Mas o que finalmente convence Baudouin é a descoberta de um tumor e a perspectiva de que lhe restam apenas poucos meses de vida. Baudouin, então, resolve deixar tudo para trás e parte com o irmão em uma jornada de autodescoberta.


Comentários: Fabien Toulmé nos entrega uma história emocionante sobre dois irmãos que vivem vidas diferentes. Um sem perspectiva e outro procurando viver a vida ao máximo. Quando a vida dos dois volta a se cruzar, eles realizam uma jornada que vai nos mostrar como se vive a vida em pequenas coisas. O final tem um plot twist arrasador que vai deixar o leitor refletindo sobre sua própria vida por vários dias. Fiquei tocado por esta história.


"O Mundo de Yang" de Orlandeli


Ficha Técnica:


Nome: O Mundo de Yang

Autor: Orlandeli

Editora: Sesi-SP Editora (a versão que eu tinha era auto-publicada)

Número de Páginas: 68

Ano de Publicação: 2016



Link de compra:



Sinopse: O universo de O mundo de Yang só existe devido a uma vivência de mais de duas décadas que acabou influenciando diretamente meu interesse pela cultura oriental. Algumas pessoas participaram de maneira significativa nesse processo e, direta ou indiretamente, contribuíram para que esse universo existisse. Fica aqui meu agradecimento para Paulo de Carvalho Junior, Vandinei Cristante, Daniel Marcato, Tiago Francisco Bezerra, Peterson Menezes e Kazuo Nagamine. Também deixo registrada toda gratidão pelo indispensável apoio de Ruis Vargas e Spacca, amigos e consultores. O mundo de Yang começou a ser publicado semanalmente no site www.omundodeyang.com.br em janeiro de 2015. A ideia partiu da vontade de contar uma saga de fôlego utilizando um formato que sempre me foi familiar, o de “tira de jornal”. Vá lá, o formato não lembra exatamente uma tira tradicional, tá mais para um “quadrão”, mas já sabendo que sua principal plataforma seria a internet não me preocupei muito com isso. Importante era um formato que possibilitasse construir uma narrativa gráfica curta e completa a cada quadro, assim como as tiras, e que, juntas, formariam uma grande história. Com a premissa de uma aventura com toques de cultura oriental, motivada pela vivência nas artes marciais, o enredo tenta levar o leitor a refletir filosoficamente sobre algumas questões. Por ironia do destino, ou capricho das energias do universo, uma delas se mostrou presente fora das páginas e telas de monitor. Antes do ponto final, tudo pode acontecer. Nada é, tudo está.


Comentários: Esse é um belo mergulho em uma filosofia de vida que visa ultrapassar os desafios. Orlandeli consegue mostrar através de uma aventura com vários elementos de artes marciais. Curti demais a história e os personagens. Fora que a arte dele é bem diferente de tudo o que já vi. Estilizada, consegue transmitir um ar de seriedade ou mais cômico, dependendo do desejo do autor.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.