• Paulo Vinicius

Resenha: "Your Orisons May Be Recorded" de Laurie Penny

Você acabou de ligar para o serviço de telemarketing do Paraíso. Com quem gostaria de falar? Suas orações podem ser gravadas. O dia-a-dia de um anjo do telemarketing celeste em uma narrativa reflexiva e emocionante.



Sinopse:


Todas as orações são respondidas, mas algumas vezes a resposta é não. E algumas vezes a resposta é "deixe-me ver com meu chefe e te retornar daqui a pouco,"





A Laurie Penny foi, no mínimo, criativa. Imaginar um paraíso onde anjos e demônios fazem parte de uma enorme empresa de telemarketing onde cada um fica em seu cubículo recebendo as orações por telefone. Meu deus... fico imaginando o que se passa na cabeça dessa menina? Criatividade total. A narrativa é contada em primeira pessoa a partir de um anjo que mostra um dia do seu trabalho. Ao longo do dia ele vai narrando um pouco da sua vida e da sua rotina. Desde casos amorosos que ele teve com seres humanos às suas posições acerca de fé, amor, esperança, melancolia.


A escrita da autora é bem precisa e coerente. A gente entende a narrativa já na terceira página. Quando eu entendi do que se tratava eu juro que eu caí de cara e dei uma sonora gargalhada. Não tem como. O melhor é a relação que o protagonista tem com o seu colega de cubículo, o demônio Grem, que é fã do Iron Maiden (curiosamente fica tocando Number of the Beast o conto todo). Em uma série de idas e vindas a gente vai curtindo o personagem e o encadeamento narrativo da autora é perfeito. Ela tem também ótimas sacadas cômicas e sarcásticas sem fazer a história cair no ridículo. Seria fácil para ela sair fazendo críticas religiosas a torto e a direito e não é isso o que ela faz aqui. Várias colocações são super pertinentes e apesar da brincadeira do telemarketing, é uma narrativa de bastante sensibilidade.


O leitor percebe lá pela metade do conto que tem algo errado com o protagonista. É impossível viver tanto tempo e possuir aquela mentalidade relaxada que ele possui. Ao mesmo tempo, é a autora fazendo uma leve crítica aos serviços de telemarketing e o quanto as pessoas que lidam com isso tem breakdowns. Lidar com pessoas é uma tarefa difícil, principalmente quando você está em um serviço onde precisa ouvir pedidos aos quais você não pode resolver. Pare e pense um segundo quantos pedidos genuínos de ajuda o anjo não deve ter ouvido sem poder fazer absolutamente nada. Isso porque existe uma espécie de plano divino para tudo. O quanto isso pode afetar a psiquê de alguém?


Adorei o conto, adorei a escrita. Minha única crítica é que o conto é curtinho e eu queria ter lido mais. Achei a escrita de muita sensibilidade e a autora foi bastante respeitosa com a religião apesar da brincadeira espirituosa (sem trocadilhos). Vale a pena conferir.










Ficha Técnica:


Nome: Your Orisons May Be Recorded

Autora: Laurie Penny

Editora: Tor.com

Número de Páginas: 28

Ano de Publicação: 2016


Avaliação:

Link de compra:

https://amzn.to/3lsobG9


Tags: #yourorisonsmayberecorded #lauriepenny #torcom #religiao #oracao #fe #amor #imortalidade #anjos #demonios #vida #ficcoeshumanas





0 comentário