• Paulo Vinicius

Resenha: "Vikings - Noite em Valhalla" de Eduardo Kasse e Carlos Sekko

Hroaldr está liderando seus homens rumo a uma batalha mortal. Nem todos sairão vivos dela. Mas, certamente todos dançarão a canção da morte e seus machados sentirão o sabor do sangue. Este é mais um dia na vida de um viking.

Sinopse:


Vikings: Noite em Valhala, quadrinho que narra de forma crua uma batalha em algum lugar do território que viria se tornar a Escócia. Lute com bravura. Ataque seus inimigos com fúria e com um sorriso no rosto!




Eduardo Kasse é um autor que gosta de escrever histórias que se passam em períodos históricos passados. A série Tempos da Escuridão é um exemplo onde um vampiro imortal passa por eras e eras de sua existência. Claro que ao lado de fatos históricos, o autor aproveita para especular com elementos fantásticos. Vikings, sua nova série de livros, impressionou os leitores logo de cara. Com uma abordagem muito interessante, os personagens ganham vida em suas páginas. E é a partir dessa nova série que surgiu a proposta de publicar uma pequena HQ com um momento na vida destes personagens. E o resultado ficou incrível. 

O roteiro do autor continua excelente. Ele tem uma pegada muito segura acerca do que ele está escrevendo. Seja com os personagens, seja com os acontecimentos, tudo é muito natural e não é forçado. Mesmo se tratando de uma história curta, Kasse consegue apresentar toda a tensão e destruição de uma batalha na época dos vikings. Sangue e vísceras se espalham pelas páginas de maneira destruidora. Vemos homens vendo seus amigos serem degolados no calor da batalha e a fúria do guerreiro berserker tomar conta de tudo. Para mim, o roteiro foi muito eficiente em mostrar uma longa cena de ação. 

Eu só acabei não gostando muito da arte do Carlos Sekko. Tive duas impressões diametralmente opostas sobre ela. Nas cenas de ação, o artista entrega cenas muito boas, com o combate fluindo belamente. Aliás, estas são as melhores cenas quando a habilidade de criar exércitos em choque se alia ao roteiro espetacular do autor. Por outro lado, quando a cena se foca em personagens isolados, eu não gostei das expressões e construção dos personagens. Em alguns momentos quando, por exemplo, os líderes de cada grupo se encaram, achei o traço estranho. Com certeza é algo meu, uma preferência da minha parte, e não vai afetar a fruição da HQ. Só tenho a recomendar Vikings - Noite em Valhala para os fãs de ótimos quadrinhos de ação. 

A resenha ficou meio curtinha porque a HQ se foca mais na violência e na destruição dos grandes combates. Vemos vidas acabando, momentos gloriosos acontecendo e espadas encontrando outras espadas. A HQ é uma espécie de dança espectral da morte enquanto homens jogam suas vidas no campo de batalha esperando adentrar nos portões do Valhala como heróis. Algo que nem sempre acontece. 

Ficha Técnica:

Nome: Vikings - Noite em Valhala Autor: Eduardo Kasse Artista: Carlos Sekko Editora; Draco Gênero: Romance Histórico Número de Páginas: 20 Ano de Publicação: 2018


Avaliação:

Link de compra:  https://goo.gl/BoCeii


Tags: #vikingsnoiteemvalhalla #eduardokasse #carlossekko #editoradraco #guerreiros #vikings #luta #guerra #muralhadeescudos #hqs #leiahqs #amohqs #ighqs #leianovosbr #leianacionais #ficcoeshumanas




ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.