top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Trail of Lightning" (The Sixth World vol. 1) de Rebecca Roanhorse

Em um mundo devastado pelas Grandes Águas, apenas um espaço que antes era uma reserva indígena restou. Deuses antigos reviveram e poderosos clãs se espalham pela reserva Diné. Maggie Hoskie é uma caçadora de monstros: dedicada a matar criaturas que surgiram após a catástrofe, ela treinou seus poderes de clã por anos com o poderoso guerreiro Neizgháni. Mas, um dia, ele a abandonou sem explicação. E ela agora tenta dar um sentido à sua vida.



Sinopse: Maggie Hoskie é uma caçadora de monstros Dinétah, uma assassina com dons sobrenaturais. Quando uma pequena cidade precisa de ajuda para encontrar uma garota desaparecida, Maggie é sua última e melhor alternativa. Mas, o que Maggie descobre sobre o monstro é algo muito mais aterrador do que qualquer coisa que ela poderia imaginar.


Relutantemente, Maggie pede a ajuda de Kai Arviso, um homem da medicina não convencional e juntos eles irão viajar pela reserva, descobrindo pistas a partir de lendas antigas, trocando favores com trapaceiros e lutando contra magia negra em um mundo de tecnologia deteriorada.


Quando Maggie descobrir a verdade sobre os assassinatos, ela terá que confrontar o seu passado se ela quiser sobreviver.


Sejam bem vindos ao Sexto Mundo.




O ato de sofrer uma traição é algo que fica marcado em nosso ser por muito, muito tempo. Algumas vezes ficamos traumatizados pelo resto da vida. É uma quebra de confiança, algo que dói no mais íntimo do nosso ser. Essa traição não precisa ser necessariamente um adultério: pode ser alguém que passa por cima do seu negócio, um segredo revelado, algo que a pessoa traída não gostaria que fosse conhecida. Inúmeras coisas podem servir como gatilhos para esse sentimento. Maggie Hoskie é alguém que teve sua confiança abalada por aquele a quem ela deu sua confiança e seu coração. E ela vai tentar buscar ao longo da história a capacidade de confiar nas pessoas.


Traições, traições, traições


Quando começamos nossa leitura podemos ver o quanto Maggie é uma mulher completamente bagunçada. Os seus sentimentos estão em conflito e o seu lado irascível é provocado por essa incapacidade de se relacionar com outros seres humanos. O tempo em que ela espera Neizghani retornar é o tempo em que sua ferida supura e infecciona. Com o coração em pedaços ela acaba aceitando uma missão após meses quieta em seu trailer, e acaba por encontrar uma criatura que se alimenta das cordas vocais das pessoas. Mesmo conseguindo concretizar sua missão muito bem, ela acaba precisando tomar uma decisão difícil que afeta ainda mais os seus sentimentos já abalados. Mas, a pergunta que fica é: de onde tal criatura saiu? Mesmo com todo o seu treinamento ao lado do guerreiro lendário, ela nunca viu nada semelhante. Ao buscar ajuda de Tah, um homem da medicina que vive em Tse Bonito. Talvez Tah seja a única pessoa a entender como funcionam os sentimentos conflituosos de Maggie. Ele aconselha nossa teimosa personagem a se unir a seu neto Kai Arviso, um homem que possui um vasto conhecimento sobre cura e magias antigas. Mas, como confiar novamente? E se ela for novamente vítima de uma traição?


A relação entre Maggie e Kai é explorada ao longo de toda a narrativa. Enquanto Kai é uma pessoa mais relaxada e vivendo o momento, Maggie é uma mulher endurecida pela vida. Ambos são estranhos um para o outro e o fato de os dois esconderem segredos acaba complicando seu relacionamento. Maggie possui poderes incríveis de seu clã, mas para utilizar sua habilidade, ela acaba entrando em um modo de fúria assassina que não entende a separação entre amigos e inimigos. Já Kai possui um jeito malandro de usar as palavras e convencê-los de que ele é um aliado. E seus poderes como aprendiz de homem da medicina ajuda Maggie com possíveis curas em momentos complicados. Mas, ainda assim, algo mais mantém os dois à distância. A presença de Ma'ii, o Coyote, torna as coisas ainda mais confusas. O avatar da trapaça possui algum tipo de plano para Maggie. E por ele ser uma criatura caótica nunca sabemos quando ele é um adversário ou quando ele é um aliado. Seus esquemas colocam vidas em risco. Fora que ele tem algum tipo de rixa com Neizghani que Maggie não sabe definir. No meio disso tudo estão as criaturas que Maggie encontrou durante uma de suas missões: quem as criou e quem as está comandando.



Direto e divertido


A escrita de Rebecca Roanhorse é direto ao ponto. Sem enrolações e com capítulos curtos intercalados. A narrativa é feita em primeira pessoa do ponto de vista de Maggie. Logo, ela é uma narradora completamente não confiável por conta de suas interpretações extremas sobre as coisas. Imaginem uma pessoa desconfiada de tudo e de todos te descrevendo o funcionamento de uma cidade? Certamente não será algo positivo. E Rebecca consegue transmitir muito bem a fúria de nossa protagonista. Posso montar duas comparações básica. A primeira é que sua escrita lembra muito a do Jim Butcher na série Dresden Files. Ela não faz um info dumping muito profundo, preferindo entregar informações pouco a pouco. Talvez isto seja até um calcanhar de aquiles na narrativa porque muita coisa fica sem ser dita. Entendo a necessidade de ganchos para futuros livros, mas certas coisas não precisam ser deixadas no ar. É possível entregar algo ao leitor sem prejudicar as surpresas da história. Mas, eu preciso dizer o quanto a leitura é fácil. São duzentas e oitenta páginas que o leitor consegue ler em dois ou três dias se se dedicar o bastante. E o leitor compreende o mundo de forma muito fácil e natural.


Minha segunda comparação é de Maggie com Furiosa, a icônica protagonista de Mad Max: Estrada da Fúria. Uma mulher forte e decidida, mas que carrega muita bagagem. Quem imagina uma personagem devastadora e que passa como um trator por seus inimigos, está enganado. Nossa personagem ainda está em forma de aprendizado sobre como lidar com os seus poderes. Apesar de ser uma guerreira muito eficiente, ela não tem vida fácil na história. Logo entendemos que outro objetivo da narrativa é mostrar a Maggie que ela não consegue nada fazendo as coisas por si só. Ela mesma vai percebendo a necessidade de formar um grupo de aliados. Mas, ao mesmo tempo, esse grupo de aliados vai lhe dar um ponto fraco a partir do momento em que ela precisa abrir o seu coração para deixá-los entrar.


O mundo é muito rico em detalhes e é possível perceber que Rebecca está apenas começando sua jornada nos levando a esse lugar selvagem e repleto de mistérios. Imaginar que a narrativa se passa em apenas três lugares e tem todo um grande mundo a ser explorado é uma imagem ilustrativa de o quanto a construção de mundo feita pela autora tem a nos entregar. Os personagens de apoio ainda podem servir para outras narrativas e é possível perceber que a autora deseja criar bases sólidas para o seu universo. A ideia dos poderes clânicos ainda precisa ser mais explorada, porque para mim não deu para entender seu funcionamento, como o personagem aciona, as limitações. Ou se simplesmente vai ser um elemento mágico funcionando vez ou outra. Tudo isso necessita de explicação.


Trail of Lightning é um excelente romance de estreia, mostra que a autora tem um tino muito bom para narrativas. O fato de ela empregar a cultura indígena americana como mote para sua história dá toda uma apimentada a tudo. Eu gostei da personagem, mas acho que algumas coisas precisavam ser mais explicadas para que a gente possa acompanhar tudo de perto. Quem busca uma ambientação diferente, repleto de ação, dê uma oportunidade a ele.




Ficha Técnica:


Nome: Trail of Lightning

Autora: Rebecca Roanhorse

Série: The Sixth World vol. 1

Editora: Saga Press

Gênero: Ficção Científica/Fantasia

Número de Páginas: 304

Ano de Publicação: 2018


Link de compra:

https://amzn.to/2UBTTpX









0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.