• Paulo Vinicius

Resenha: "Trabalho Honesto" de Rodrigo van Kampen

O lobisomem Rhalfe é convidado pelo misterioso Victor Sombrera para trabalhar ao lado de sua filha Lúcia resolvendo casos envolvendo criaturas vindas de outras dimensões como sacis, cucas e outros destes seres. 

Sinopse:


Anos após a abertura dos portais, cucas, unhudos e sacis ainda têm dificuldades em se integrar à civilização humana. Para um lobisomem como Rhalfe, tornar-se braço de Victor Sombrera é uma das poucas opções de trabalho honesto. Dependendo de quão ampla é sua definição de "honesto".

Trabalho Honesto é uma novela de máfia em uma Campinas futurista com sacis, cucas e lobisomens. Uma ficção científica ágil e divertida.




Trabalho Honesto é uma ótima resposta a quem procura formas de usar as lendas do folclore nacional em uma aventura contemporânea. Para que arrumar justificativas alegando não ser possível inserir estes personagens em uma história? Tudo o que limita um autor é sua própria criatividade. Rodrigo van Kampen dá uma aula nesse sentido nesta novella. 

Uma escrita limpa, eficiente e direta são as armas que o autor emprega aqui. Com um discurso focado em terceira pessoa na maior parte das vezes ao lado de Rhalfe, mas em alguns momentos junto de Lúcia somos colocados diante de uma ambientação futurista muito bem aproveitada pelo autor. Em nenhum momento eu me senti perdido na história e mesmo os jargões futuristas são bem simples de serem assimilados pelo leitor. A mescla de elementos folclóricos brasileiros também é simples e não confunde. Claro que o autor emprega esses personagens com bastante originalidade na história. A gente vai ter um saci hacker de computador, uma iara trabalhando como escort, um unhudo guarda-costas, uma cuca vendedora de drogas. As soluções encontradas foram ótimas. 

A narrativa é episódica com casos acontecendo de um modo geral e uma história maior se passando no fundo. Os primeiros casos servem para criar um laço entre Rhalfe e Lúcia ao mesmo tempo que serve para nos apresentar o mundo e a física existente nele. Só achei que os dois últimos capítulos foram muito corridos. O fechamento da história principal se deu de uma forma abrupta e algumas coisas apresentadas de forma óbvia, não eram tão óbvias assim, me parecendo mais um deus ex machina. Na minha opinião, uns dois capítulos a mais (talvez até um apenas só que maior) serviria para unir todas as pontas soltas e criar o momentum para o clímax da narrativa. Eu entendi qual era o propósito da existência da organização, mas a maneira como a ação final se deu me pareceu estranha. 

Adorei a química entre os protagonistas. O autor nem precisa forçar muito esta química já que ela vai acontecendo de forma natural. Os dois personagens em vários momentos parecem ter aquela dinâmica a la Máquina Mortífera, com o veterano cuidadoso e o novato impulsivo. Apesar de que a Lúcia não tem muito de cuidadosa. Mas essa dinâmica entre os dois personagens consegue atrair o leitor para continuar a história. Levei aproximadamente dois capítulos para me assentar na narrativa, e o resto fluiu com perfeição, eu desejando virar as páginas para saber o que iria acontecer a seguir. 

O tema do preconceito é explorado adequadamente e temos reflexões acerca do nosso próprio mundo presentes na história. A necessidade de existir uma força pára-militar para cuidar desses assuntos demonstra a falta de interesse das instituições daquele mundo em lidar com estas criaturas. Este tema fica bem claro no capítulo em que somos apresentados ao Samuel. O conservadorismo daqueles que são contra as criaturas interdimensionais beira o fanatismo religioso e eu queria ter visto mais dos líderes da organização do que aparece naquele finalzinho. 

Trabalho Honesto é uma ótima narrativa que emprega personagens familiares para nós em situações bem inusitadas. A ação é frenética e constante e os personagens possuem uma ligação interessante construída sem ser muito forçada. 


Ficha Técnica:

Nome: Trabalho Honesto Autor: Rodrigo van Kampen Editora: Auto-publicado Gênero: Ficção Científica Número de Páginas: 133 Ano de Publicação: 2016

Link de compra: https://amzn.to/2MxtMbD


Tags: #trabalhohonesto #rodrigovankampen #lobisomem #saci #criaturasdimensionais #mercenarios #tiroteio #fuga #aventura #multidimensional #ficcaocientifica #scifi #leiascifi #amoscifi #igscifi #ficcoeshumanas #leianacionais #leianovosbr



ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.