• Paulo Vinicius

Resenha: "The Girl of Hrusch Avenue" (Powder Mage Series vol. 0,5) de Brian McClellan

A vida de Vlora não é fácil. Seus pais eram pequenos nobres, mas depois de morrerem, ela passou a viver em um orfanato junto à sua guardiã Amory e outros órfãos. Mas, quando ela conhece Taniel parece que as coisas podem mudar.



Sinopse:


Vlora é uma órfã vivendo em uma escola de internos como uma protegida do estado. Mesmo jovem, ela já tem inimigo: os Gêmeos Buldogues, o Barão Fendamere e sua própria guardiã. Quando um homem estranho se oferece para comprá-la, Vlora foge e escala os telhados acima das armarias da Avenida Hrusch. É lá que ela encontra um garoto chamado Taniel e começa uma amizade que mudará sua vida para sempre.





Já comentei em outros desses pequenos contos que se passam no universo de Powder Mage que eles são totalmente independentes. Então você não precisa ter lido nada para lê-los. São ótimas portas de entrada para o universo e o autor é bem esperto porque ele consegue explicar bem as dinâmicas do mundo, o que são os magos da pólvora e como funciona a sua narrativa através dessas narrativas curtas. Se você gostou dessa história, vai gostar da narrativa principal.


Esse conto é todo focado na figura da Vlora, uma personagem que passa meio ao largo em Promise of Blood. Aqui mostra como ela e Taniel se conheceram. A vida de Vlora é bem complicada. Por ter perdido os pais muito nova e ser colocada sob a guarda do estado, ela é encarada quase como uma não entidade. É quase como se ela tivesse sido enfiada em um canto apenas para não encher a paciência porque seus pais foram nobres um dia. Então Vlora se torna uma garota de rua. Ela aprende as malandragens para poder sobreviver. Nem sempre dá certo. Seus sonhos passaram a ser muito simples comparados aos que eram quando ela era uma criança nobre. A cena começa com ela desejando ter posse de uma carabina.


O ponto de mudança acontece quando ela se encontra com Taniel, um jovem garoto que a defende dos Gêmeos Buldogue. Simplesmente pelo absurdo de como um garoto pequeno a defendeu dos dois bullys mais bizarros do bairro, Vlora acabou simpatizando com ele. Eles passam a andar juntos e uma amizade simples se forma a partir daí. Sua existência no orfanato é frágil e ela vê seu mundo virar de ponta a cabeça quando um homem decide comprá-la. É aí que Vlora percebe que não tem mais um lar e precisa fugir, mas fugir para onde?


O objetivo deste conto é bem simples: apresentar uma personagem. Nesse sentido, McClellan é bem sucedido. Como eu já li Promise of Blood, posso comentar mais a respeito (sem dar spoilers). Eu tinha uma visão x da personagem e é legal ver como o autor me deu uma visão mais tridimensional a respeito dela. Em uma narrativa maior onde o autor precisa colocar o foco em poucos personagens, os secundários acabam não tendo tanto espaço para brilhar. É nesses contos pequenos que o autor consegue dar o palco a eles.










Ficha Técnica:


Nome: The Girl of Hrusch Avenue

Autor: Brian McClellan

Série: Powder Mage Series vol. 0,5

Editora: Auto-publicado

Número de Páginas: 29

Ano de Publicação: 2013


Tags:


Outros Volumes:

Forsworn (vol. 0,2)

Promise of Blood (vol. 1)