• Paulo Vinicius

Resenha: "The Eighth-Grade History Class Visits the Hebrew Home for the Aging" de Harry Turtledove

Essa é a história de Anne Bernswruck, uma sobrevivente judia dos ataques nazistas durante a Segunda Guerra Mundial à Holanda. Seus pais moravam na Alemanha, mas decidiram se mudar para Amsterdam durante a ascensão de Hitler. Essa é a história de Anne, mas não da Anne que você está pensando, mas de uma Anne que poderia ser.



Sinopse:


Algumas pessoas dirão a você que a fama mundial é melhor do que viver um final de vida pacato. Outras pessoas irão discordar. Uma dessas outras pessoas possivelmente será a protagonista de The Eighth-Grade History Class Visits the Hebrew Home for the Aging escrito por Harry Turtledove, mestre do contrafactual.





Contar uma história alternativa é uma arte hoje dominada por poucos. Infelizmente pouco conhecido no Brasil, Harry Turtledove é uma lenda e um mestre na arte de brincar com o "e se...". Profundo pesquisador, ele consegue tanto realizar grandes mudanças históricas escrevendo obras geniais como o Agents of Byzantium como mexer em detalhes bem pequenos como o presente neste conto. Vou entregar só um detalhe sobre esta história porque do contrário será impossível eu comentar a respeito dela. Sim, a protagonista desta história é Anne Frank. Ele deixa claro no começo da história. O que torna o conto atrativo são as pequenas mudanças que ele faz na vida da personagem que tornam ela diferente em um mundo igual ao nosso. Se Turtledove já mudou mundos inteiros em suas histórias, aqui ele muda a história apenas de uma pessoa. Tudo que gira ao redor dela é real.


A narrativa é contada de uma maneira calma e compassada. Turtledove nos mostra os sentimentos que estão no coração da protagonista. É uma narrativa em terceira pessoa, mas próxima de Anne. Melancólica e solitária, nossa personagem vaga pelos corredores de um asilo onde seus vizinhos são pessoas que já perderam sua sanidade há tempos. Já sem parentes próximos, Anne percebe na visita de uma turma do oitavo ano uma fuga de uma vida sem grandes objetivos. Um momento em que ela pode ser uma estrela em um palco central. Em que ela pode ter um pouco de importância.


Para quem está acostumado com as narrativas mais militares de Turtledove, é pego de surpresa com o quanto o autor consegue ser delicado e sutil em sua escrita. Ele consegue manter o interesse do leitor com um ritmo constante demarcado pelos sentimentos da personagem. Em dado momento ela está mais agitada lembrando-se de acontecimentos marcantes enquanto em outros está mais reflexiva tentando repensar decisões e escolhas do passado. Mesmo o conto não me empolgando completamente, não posso não elogiar a qualidade da escrita do autor.










Ficha Técnica:


Nome: The Eighth-Grade History Class Visits the Hebrew Home for the Aging

Autor: Harry Turtledove

Editor: Tor.com

Número de Páginas: 32

Ano de Publicação: 2014


Avaliação:


Link de compra:

https://amzn.to/3fJtzlh








0 comentário