• Paulo Vinicius

Resenha: "The Dogs of Athens" de Kendare Blake

Artemis vaga ao lado de seus cães de caça pelas ruínas da Grécia nos dias de hoje. Ela busca se reencontrar com sua família e seus cães estão cada vez mais inquietos porque não há mais caças decentes nos dias de hoje.

Mesmo para uma deusa imortal imutável, a imutabilidade não existe. Nossos sentimentos mudam através dos séculos. Um deus enxerga o tempo por uma perspectiva diferente. Séculos se passam, estações chegam e se vão. Aqueles ao nosso redor também sofrem com essas mudanças. Elas podem ser lentas e sutis e quando nos damos conta, elas estão ali. Mudando cada fio de nosso caráter. Kendare Blake nos coloca na pela da deusa da caça Artemis e de seus cães caçadores. E de como o mundo contemporâneo mudou os velhos valores que levavam os deuses adiante.


Artemis vaga pelas ruínas dos templos dos antigos deuses em Atenas. Ela busca ainda sinais dos seus irmãos Apolo, Orfeu ou qualquer um que lhe seja familiar. Mas, tudo o que ela vê são turistas e mais turistas profanando os templos com suas máquinas fotográficas. Ela vê um jovem rapaz que ela jura ser parecido com o pequeno Actaeon. Mas, não passa de uma ilusão provocada por uma semelhança física. Nós vemos uma deusa da caça sombria e solitária, sem ter campos para caçar e somente com a companhia de seus cães. Mesmo seu coração imortal, alheio aos problemas dos humanos, parece ter mudado. Determinadas noções se infiltraram em seu seio, provocando na deusa mais sentimentos do que o normal.


Seus cães de caça são sencientes. Do grupo de cães de caça, Daphne é a mais próxima de Artemis. Mesmo assim, Artemis não percebeu o quanto o coração de Daphne mudou. Cães vivem segundo sua natureza. Eles caçam. E nesse mundo contemporâneo a caça se tornou escassa. Os seres humanos ocuparam todos os continentes e mataram a maior parte da caça que parecia livre. A conclusão que a matilha chegou após algum tempo é meio óbvia. Mesmo para seres imortais, a caça é importante demais. A sensação de perseguir uma presa, de criar uma armadilha, de persegui-la. É algo instintivo que acende as garras dos caçadores.


The Dogs of Athens é o prequel de uma série da autora, mas pode ser lido tranquilamente. É uma história poderosa com frases de efeito e um final arrebatador. Passei a curtir muito a narrativa da Kendare Blake. É uma autora que conseguiu chamar a minha atenção.


Ficha Técnica:


Nome: The Dogs of Athens

Autora: Kendare Blake

Editora: Tor.com

Gênero: Fantasia

Número de Páginas: 21

Ano de Publicação: 2015

Avaliação:


Link de compra:

https://amzn.to/2LbHPbw


Tags: #thedogsofathens #kendareblake #goddesswarseries #artemis #daphne #deuses #mortais #imortalidade #ruínas #humanidade #apolo #fantasia #amofantasia #leiafantasia #igfantasia #historiascurtas #contos #ficcoeshumanas


ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.