top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Suspiria do Reino das Trevas" de Luca Laca Montagliani, Andrea Bulgarelli et al

Suspiria é uma das três filhas da Senhora Morte. É a dama do medo e do desespero. Em seus relatos, somos apresentados a almas que estão sendo punidas por sua própria submissão ao destino que lhes é imposto. Não se enganem: Suspiria é um demônio.

DESACONSELHÁVEL PARA MENORES DE 18 ANOS


Sinopse:


Suspiria é a personificação onipresente do medo e do desespero. Ela perambula pela Terra desde o início dos tempos, caçando e punindo almas que não conseguem se livrar do próprio destino por pura indolência. Suspiria está sempre na companhia da sua mãe Santa Morte e das suas três irmãs: Nenia Candelária, Sudaria e Grimória.


Elas são as Deusas das Trevas, as consoladoras da paz eterna. Uma fúria infernal ungida do Reino das Trevas, região situada nas profundezas do planeta, uma força cosmológica universal suspensa no tempo eterno por onde essa tétrade infernal se move entre os séculos da história da humanidade. Um verdadeiro asilo do universo.





DESACONSELHÁVEL PARA MENORES DE 18 ANOS!





Não vamos enganar ninguém. Suspiria do Reino das Trevas é uma HQ erótica com um enredo bastante voltado para o terror e o misticismo. É uma HQ com mulher pelada, com relações sexuais, bondage, e o que mais você pensar. É preciso ser honesto nesse ponto. E me deu um trabalho danado para encontrar imagens que não me dessem strike nos mecanismos de busca. Gostei bastante do clima da HQ, mas quem está buscando algo diferente, com romance ou qualquer coisa que o valha, esta não é a sua história. Montagliani vai nos mostrar o lado mais obscuro do ser humano e mulheres sofrendo abusos e precisando se empoderar para sair da situação em que se encontram. Em alguns momentos não é uma HQ fácil de ser lida. Gosto de avisar para que os leitores não romantizem a coisa, e nem tenham ilusões. Suspiria é uma HQ sensacional, mas ela tem um público bastante específico. Se você quer adentrar nesse mundo sombrio junto comigo, vamos lá que vou comentar sobre ele nas próximas linhas.


Neste primeiro volume temos quatro histórias: a primeira chama-se O Inferno Existe e tem arte e roteiro do seu criador, Luca Laca Montagliani; a segunda história chama-se A Pequena Morte e é a narrativa mais extensa dessa edição com arte do Andrea Bulgarelli; a terceira narrativa chama-se Aos seus Pés e tem arte de Franco Saudelli; e a última é uma história curtinha chamada Onde Morrem as Almas com arte de Andrea Jula. A edição da Tai Editora está muito boa com capa dura, um papel bem gostoso de manusear e que dá uma boa potencializada na arte. Antes de cada história, tem um prefácio do próprio Montagliani em que ele fala sobre o processo criativo de cada história e as ideias que ele buscou trazer. Das quatro histórias, a primeira e a última são as únicas em alguns tons de cores (não completamente colorida). As demais são em preto e branco. A única coisa que senti falta foram avisos de gatilho. Sei que se trata de uma HQ erótica e de temas bem explícitos, mas alguns temas são mais sensíveis como estupro ou suicídio. Não custa nada colocar um aviso pequeno de duas ou três linhas na capa.


A primeira história é a que eu gostei mais da arte. Montagliani tem uma arte que me cativou e não sei se isso se deu pela escolha de usar preto, branco e vermelho como as cores predominantes da história. Isso dá um aspecto de sanguinolência e de "infernalidade" que combina com o clima que ele quer passar. O design de corpos dele também é o que mais gostei e ele não se importa em deformar corpos ou mostrar ossos. O autor não esconde que isso se trata de uma HQ sobre deusas das trevas indo atrás de espíritos submissos e que precisam pagar pela imobilidade. Os cenários são pavorosos em sua epifania maldita. Esta história funciona como uma introdução e mostra quem são essas três irmãs malignas e o que elas fazem. A narradora é Suspiria e ela nos guia por esse jardim de delícias luxuriosas. Aqui a gente já percebe que Montagliani esconde alguns temas místicos e filosóficos ao longo de sua narrativa. A gente começa a ver aonde ele deseja chegar.


É na segunda história que começamos a ver melhor o que se esconde por trás dos roteiros. Montagliani nos mostra uma mulher que é submetida a todo tipo de humilhações por uma espécie de coronel. Ela e sua mãe são pessoas humildes que precisam se humilhar para conseguirem ter o que comer. A única coisa que a protagonista tem a oferecer é o seu corpo, uma beldade de cabelos negros. Desde jovem, ela precisa aturar tais violências. A gente percebe que a personagem abandonou qualquer perspectiva de vida. Não se importa mais em ter uma casa arrumada ou limpa e sua mãe mora em um tipo de sótão estranho. As violências se repetem todos os dias e ela já se acostumou com o seu atual "dono" até o dia em que ele decide abandoná-la e ir viver com sua família de verdade. É quando a casa cai para ela e ela se vê sem rumo, precisando talvez aceitar um novo "dono". O "dono" da protagonista é um pastor e aí é que a coisa toma rumos bem críticos, mostrando a hipocrisia por trás de um homem cujos valores morais ele cobra de seus fieis. O único amor da vida da protagonista vem de um homem simples que a ajuda a manter a casa com comida. Um homem desprovido de beleza, mas cujo amor por ela é verdadeiro. Suspiria vem até ela em seus momentos finais lhe cobrar o porquê de ela não ter tomado a vida e seu destino em suas próprias mãos. Ela será punida pela deusa das trevas, mas a atitude inerte dela é o que tornou o destino tão inexorável.


A arte do Bulgarelli é bem voltada para o preto e branco. Ele tem um bom domínio dos espaços e consegue preencher os quadros mesmo nas ausências. Sua arte é clássica e me remete tranquilamente aos fumetti italianos. Algo que aprecio muito. Seu design de personagens vai para um campo mais estilizado. O design da protagonista é lindo, porém ele parte para o exagero. Os modelos corporais são grandes demais e é intencional isso. Suspiria é uma beleza maldita; daquelas de excitar o leitor ao mesmo tempo em que o recorda de que ela veio aqui para tirar a sua alma. As expressões que ela faz são insanas e Bulgarelli investe nesse lado demoníaco da personagem, com ela funcionando como aquela voz que te dá o conselho certo, porém é aquela coisa que te deixa de olhos arregalados. Os demais personagens são realmente horríveis e isso é proposital para demonstrar o quanto a vida da personagem era ruim e difícil. Duas cenas chocantes foram a do seu início nessa vida de violências, com ela perdendo parte de si no processo e o quanto a casa é mostrada sempre como suja e bagunçada e a arte ajuda a reforçar isso.


A terceira história busca explorar um pouco o mundo infernal em que Suspiria vive com suas irmãs. Uma espécie de "super-heróina" fetichista consegue invadir o mundo das trevas junto de seu parceiro Mister Mastermind. O objetivo deles é roubar o Graal de Lúcifer. Mas, sua invasão não vai muito longe quando Suspiria e Nênia os capturam. A partir daí as deusas querem saber como eles conseguiram entrar neste mundo e pensam em maneiras criativas de efetuar sua punição. Nesta história Montagliani explora as ideias filosóficas por trás do processo de amarração. O que significa estar à mercê do outro, a confiança por trás dessa experiência capaz de deixar alguém muito vulnerável e o quanto essa vulnerabilidade pode ser excitante. Aliás, algo vivenciado por aquele que sofre a amarração e por aquele que amarra que tem o poder de ditar o destino daquele que está do outro lado. A arte de Saudelli é estilizada demais para mim. Lembra uma arte underground e para uma obra que brinca com a sexualidade e o maldito, uma arte mais redondinha se encaixa melhor. Não é que a arte seja ruim ou coisa do tipo, só achei que não combinava para a história especificamente. Por exemplo, o Bulgarelli tiraria essa história de letra.


A última história se chama Onde Morrem as Almas e vai explorar a relação entre as quatro irmãs. Montagliani vai nos apresentar quais são os domínios de cada uma delas. E como elas abordam a punição das almas. Claro que esses domínios não são coisas estanques como vemos nessa edição. Grimoria percebe que as cartas dos condenados estão desaparecendo dos arquivos do mundo dos mortos. E ela quer saber se algum demônio resolveu aprontar com ela. Enquanto isso Nenia se diverte com alguns condenados na árvore da dor. Podemos ver durante a narrativa a personalidade de Nenia e Sudaria. Enquanto Sudaria é quase que uma burocrata insana do mundo dos mortos, Nenia é mais sádica e gosta de pensar em castigos criativos para aqueles que estão sob seu jugo. Vimos um pouco disso na história anterior. Por outro lado, Sudaria funciona como a punição silenciosa e, por esse motivo, mais cruel ao deixar o caminho da punição na imaginação daquele que será sua vítima. Tem uma briguinha básica entre as irmãs, mas é aquela coisa facilmente resolvida. Ou seja, é uma história que visa explorar mais o contexto do universo que Montagliani tem criado. A arte de Andrea Jula não me agradou de todo, mas curti a expressividade de seus personagens. Ele se foca muito nas expressões faciais e nos pequenos gestos feitos por eles. Sejam os olhos, os lábios, uma virada de cabeça, um dar de ombros. Já o design de corpo tende mais ao exagerado do Bulgarelli. Para essa história funciona muito bem porque a narrativa se passa o tempo todo nos domínios das quatro irmãs. A quadrinização adotada também é bem simples com um ou dois quadros por página. Isso produz umas páginas arrepiantes. Sério. Tem uma cena de vários homens e mulheres nuas numa árvore da dor sofrendo as punições de Nenia que são bizarramente deliciosas.


Essa primeira edição funciona como uma introdução ao mundo de Suspiria. Você pode ficar encantado ou não querer nunca mais encostar na HQ. Acho que essa é a reação básica a essas histórias. A mim me agradou porque no meio das maluquices eróticas propostas pelo Montagliani, existe muita, mas muita coisa por trás. Discussões sobre inércia, empoderamento, violência, submissão. Até um capítulo sobre a filosofia por trás do SM. São coisas bastante inesperadas nesta HQ. A arte varia bastante, então fica complicado dar uma nota máxima para isso porque tem histórias que você vai gostar mais e outras nem tanto. Saudelli não me agradou... Bulgarelli me soou estranho por vezes... Montagliani é maravilhoso. Vai depender do gosto. A Tai está de parabéns pela ousadia em publicar uma HQ tão polêmica para nós, mas ao mesmo tempo nos mostrar algo fora do lugar-comum.











Ficha Técnica:


Nome: Suspiria - Do Reino das Trevas

Autor: Luca Laca Montagliani

Artistas: Luca Laca Montagliani, Andrea Bulgarelli, Franco Saudelli, Andrea Jula

Editora: Tai Editora

Tradutora: Taina Lauck

Número de Páginas: 192

Ano de Publicação: 2021


Link de compra:














Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.