top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Sláine - The Wanderer I" de Pat Mills e Clint Langley

Estas são aventuras dispersas de Sláine, o deus guerreiro, pelo reino de Albion. Histórias em que ele e seu companheiro, o anão Ukko, se envolvem em todo tipo de confusão. Tem uma bruxa que precisa ser exorcizada, uma estranha torre atacada por Cyths e um terrível esporte cujo nome já diz tudo sobre ele: Mortebol.


Aviso: essa série é parte integrante das revistas Heavy Metal Primeira Temporada, publicadas pela editora Mythos. Nós estamos analisando história por história das cinco edições. Caso vocês desejem ler sobre outras das séries na revista, cliquem nos links abaixo:


Guerreiros ABC

Contos de Telguth

Mundo dos Labirintos




Estas são histórias fechadas com Sláine vagando pelo antigo território dos celtas e dos bretões vivendo todo o tipo de aventuras. Recomendo aos leitores que procurem o encadernado em capa dura de Sláine - O Deus Guerreiro que foi lançado pela Mythos. Isto porque essas histórias, apesar de poderem ser compreendidas por si só, indiretamente precisam que o leitor tenha algum conhecimento mínimo sobre o personagem. Dá para ler numa boa, mas algumas situações vão ficar no ar. Vou comentar sobre cada uma das histórias presentes nas edições da revista, mas de um modo geral, Sláine foi um grande rei da tribo dos sessaires. Essas histórias acontecem após ele deixar os sessaires e ele começar a vagar pelo reino em direção aonde a deusa Danu o envia, sempre com algum propósito.


Antes de falar sobre as histórias, quero me deter um pouco sobre a arte que é um estilo renderizado e vetorial, que se assemelha bastante a CGIs. Ela tem uma atratividade por ser bastante estilizada e precisa, mas admito que ela não me agrada. Parece algo artificial demais para mim. E aqui em Sláine ela pareceu esquisita. Se comparada à arte pintada do Simon Bisley que foi um dos artistas mais aclamados do personagem, ela parece estranha. Clint Langley tirou totalmente o foco de um personagem capa e espada e o inseriu em um estilo mais de horror ou lovecraftiano. Sim, alguns inimigos que ele enfrenta são realmente tenebrosos e parecem ter saído de alguma dimensão abjeta. De certa forma, a arte fornece um contexto mais pesado ao Sláine, com aquela sujeita típica dos períodos mais antigos. Quando o barbarismo parece ainda mais bárbaro e estranho. Dentre os capítulos do Sláine que, artisticamente, mais gostei está O Batedor de Gongo por causa do visual da torre dos Cyrrh. Parece uma catedral gótica, mas transpirando uma névoa pecaminosa e maligna que o leitor consegue captar logo que a vê.


Os roteiros de Mills estão bem contidos, com ele focando no ar de andarilho do personagem. Não temos um grande arco de histórias, com Sláine vivendo suas aventuras e o leitor acompanhando-o decapitar cabeças e tomar nomes. Algumas histórias são mais diretas enquanto outras tem alguma virada narrativa lá pelo final. Para quem espera algum desenvolvimento do personagem, esqueça, não é esse o propósito geral. Podemos concordar que são histórias divertidas, e algumas contam com bons momentos de ação. Só que esperava mais porque se trata de um personagem clássico da revista 2000AD e vê-lo sem rumo nas histórias me decepcionou. Os roteiros estão bem aquém do que foi o encadernado publicado pela Mythos que mostrava muito da cultura celta e da relação com a natureza.


A primeira história é O Batedor de Gongo e temos o personagem chegando a uma estranha torre. Sláine reconhece como sendo um lar dos Cyrrhs, criaturas demoníacas que tem como hábito possuir humanos para levá-los a fazer os seus propósitos malignos. Assim que chega próximo à torre, Sláine é atacado por um guerreiro que acha que o personagem teria vindo até ali para pilhar os tesouros. Logo depois, Sláine descobre que Ukko estava vivendo na torre, alugando cômodos do lugar como se fosse um estalajadeiro. Ou seja, o anão estava fazendo mais um dos seus esquemas. O grande gongo usado para afastar os Cyrrhs estava sendo usado por Ukko como sinalizador para que seus homens soubessem quando era a hora de trabalhar na reforma da torre. Quando Sláine decide tocar o gongo (após uma leve provocação de nosso querido anão), algo surge na torre.


Se estamos falando de esquemas do Ukko, a segunda história nos mostra como o anão tem o dom de se meter em todo tipo de encrencas. Chamada O Contrabandista de Âmbar, ela começa com Sláine enfrentando um grupo de assaltantes de estrada logo no começo. Depois de derrotar com facilidade seus agressores, nosso herói fica confuso quando um burro está falando com ele. Qual não é o espanto de Sláine quando ele descobre que o burro é Ukko, que foi costurado nas entranhas do animal porque decidiu desviar contrabando de um mago local. O anão pede ajuda ao bárbaro para se livrar do mago e conseguir lucrar com algumas pedras de âmbar. No começo, Sláine não quer saber da história, mas Ukko diz que ele estava acompanhando de uma mulher que lembrava muito as feições de Niamh, amor da vida do personagem.


Com homenagens a Lovecraft e a filmes clássicos de terror, O Exorcista coloca Ukko como uma espécie de médico capaz de tirar possessões malignas de dentro do corpo das pessoas. O anão pensou da seguinte forma: bem, sei extrair Cyrrhs do corpo das pessoas e tenho Sláine do meu lado para passar o machado nos demônios. Dinheiro fácil, não é? Principalmente quando a paciente é uma bela e voluptuosa mulher. Mas, tudo isso muda de figura quando a mulher se revela uma bruxa ninfomaníaca que é detestada pelos Cyrrhs. E ela não foi possuída por um demônio, mas por dúzias deles. Acho que o dinheiro não é mais tão fácil como Ukko pensava. E vai exigir bem mais esforço de Sláine para eliminar tais criaturas malignas.


O legal nessa terceira história é que Mills nos fala um pouco mais sobre os Cyrrhs. Estas são criaturas que detestam os humanos por conta de seus corpos. Segundo as lendas, eles não gostam das funções corporais dos homens preferindo apenas suas mentes, passíveis de emoções e racionalidade. É uma discussão interessante sobre como os celtas valorizam a alegria, a carnalidade, a felicidade. Os antagonistas das histórias de Sláine seriam a contraposição total a isso.


A última história da primeira temporada da Heavy Metal (na quinta edição não temos histórias do Sláine) chama-se Mortebol. Um esporte maluco realizado por vários exércitos que se reúnem em tempos de paz para isso. Ele consiste em seis times de vários guerreiros que precisam levar uma bola até uma espécie de gol. A bola é uma cabeça humana espetada em uma lança. Todos os prisioneiros tem suas cabeças cortadas a cada vez que uma bola é necessária. Quando a bola é destruída, substitui-se por outra cabeça. Não há regras. Curiosidade: esse hábito celta realmente existiu e a última notícia que se tem dele é que ele teria sido realizado antes da Batalha de Boyne, em 1690. Não é invenção do Mills. Voltando à história, o interesse de Sláine nessa edição do simpático esporte é que Nest, uma estudiosa da torre eterna e interesse do personagem, foi capturada como prisioneira por um dos times. E ela pode vir a perder sua cabeça para servir como bola.


Enfim, as histórias são divertidas e atendem àqueles que estão em busca de cabeças decepadas e muito barbarismo. No mais, achei que faltou aquele carisma do personagem que vim a conhecer antes. Faltou um algo mais. A arte de Clint Langley definitivamente não me agrada, e ainda a achei pouco eficiente para o personagem. Embora dizem que Langley seja o herdeiro criativo de Bisley, ainda prefiro a arte pintada do antigo desenhista. No mais, as histórias valem a pena se você quer algo rápido e simples de entender.









Ficha Técnica:


Nome: Sláine - The Wanderer I

Autor: Pat Mills

Artista: Clint Langley

Compõe as edições 1 a 4 da primeira temporada da revista Heavy Metal

Editora: Mythos

Tradutores: Érico Assis, Octávio Aragão, Antônio Tadeu e Hélcio de Carvalho

Número de Páginas: 100 cada edição

Ano de Publicação: 2018 a 2019


Link de compra: https://amzn.to/2ULxTuN (vol. 1)




bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.