top of page
  • Foto do escritorAmanda Barreiro

Resenha: "Semente de Bruxa", de Margaret Atwood

Releitura do clássico "A Tempestade", de Shakespeare, Semente de Bruxa reflete sobre o processo criativo, catártico e inovador da arte literária.


Arte de J. W. Waterhouse: Miranda - The Tempest, 1916.

Sinopse


Felix está em seu melhor momento como diretor artístico do Festival de Teatro de Makeshiweg. Suas produções anteriores encantaram e desconcertaram a audiência. Agora ele irá produzir A tempestade como jamais fora encenada: a peça não apenas aumentará sua reputação, mas servirá para curar antigas feridas emocionais... ou este era o plano. Após um ato de traição inimaginável, Felix exilou-se em uma cabana caindo aos pedaços, assombrado pelas memórias de uma filha perdida, enquanto espera por vingança. E ela chega após doze anos, na forma de um curso de teatro em um presídio. Ali, Felix e seus atores encarcerados finalmente montam A tempestade e preparam uma armadilha para os traidores que o destruíram. Mas irá a peça restaurar a vida de Felix, ao derrubar seus inimigos?


A Tempestade de Atwood


Falar de Shakespeare nunca é fácil. Exceto, talvez, para Margaret Atwood. Semente de Bruxa reconta a história de A Tempestade, última peça do dramaturgo inglês. Primeiramente, partindo do original, A Tempestade, assim como a maior parte das obras shakespearianas, é complexa, cheia de camadas e interpretações, com metáforas e simbolismos sobre a condição humana e as problemáticas sociais. Apesar de não tão conhecida se comparada às grandiosas Hamlet, Otelo e Romeu e Julieta, A Tempestade é absolutamente genial, densa e atemporal, trabalhando um dos temas favoritos do grande mestre: a vingança.



No texto original, Próspero, o duque de Milão, se vê traído pelo irmão usurpador e é obrigado a fugir com a filha, Miranda, então uma criancinha, em um barco precário. Eles encontram uma ilha e fazem dela seu refúgio (mas também sua prisão). Na ilha, encontram espíritos e o homem chamado Calibã, filho da bruxa Sycorax. Calibã é um personagem fundamental da trama, tratado como escravo, meio monstro inescrupuloso, meio animal ingênuo, não sendo nenhuma surpresa que seja ele o responsável pelo título do livro ser Semente de Bruxa.

Antes de começar a leitura de Semente de Bruxa, recomendo fortemente a leitura prévia da peça original, que pode ser encontrada no final da edição da Morro Branco (que está linda, por sinal!). ​


"O inferno está vazio e todos os demônios estão aqui." - A Tempestade, William Shakespeare.

Margaret Atwood narra a história de Félix, um decrépito diretor de teatro, com nada além de um passado memorável, embora polêmico, e sentimentos sórdidos e desesperados sufocados pela depressão, esta impedindo-o de agir. Traído e exilado, assim como o Próspero de Shakespeare, Félix inscreve-se como professor de teatro no presídio masculino local, onde tenta, finalmente, recriar sua versão de A Tempestade.

Semente de Bruxa conta uma história dentro de outra, e por mais confuso que isso possa parecer, a leitura é incrivelmente próxima do leitor. Narrado no formato de diário em terceira pessoa, o livro inicia já em seu clímax e então regride, mostrando a trajetória de Felix até aquela situação.

Não apenas os personagens são terrivelmente reais, complexos, vivos, mas também relacionam-se diretamente com seus correspondentes shakespearianos. A Tempestade serve como instrumento catártico para Félix e sua trupe. Uma vez dentro dos personagens, o teatro serve como terapia para cada um expurgar seus próprios demônios, livrar-se de traumas e seguir em frente. Essa é uma das características mais poderosas da arte, conceito-base de qualquer produção, e é ricamente trabalhada por Atwood, que não apenas nos conta uma história, mas nos ensina o verdadeiro propósito da narrativa, da leitura, da vivência artística. ​



Ainda sobre os personagens, Félix é tão controverso quanto o próprio Próspero - ame-o ou odeie-o. Fanático, meio louco e vingativo, mas também paternal e zeloso, impulsiona a trama e faz de toda a história seu próprio palco. Miranda, a filha-musa, semi-deusa de Félix, é ainda mais complexa de se comentar, especialmente sem entregar aspectos relevantes da história. A personagem tem tantas camadas e facetas quanto se é possível ousar sem se perder completamente a essência, e isso só é possível pelas mãos habilidosas da autora. Cada prisioneiro membro da trupe assume um papel fundamental na peça e também na história, cheios de personalidade e carisma, mas entre eles é Calibã e suas sementes de bruxa que roubam a cena.

Calibã, aliás, é um personagem digno de nota em qualquer circunstância. Ele é a alma da história, mesmo sendo relegado à condição de escravo de Próspero. Aliás, talvez justamente por sua natureza prisioneira. Calibã representa toda a narrativa: é a escória, o injustiçado, o demônio, a criatura ignorante, o devasso, o dono de tudo e de nada, o prisioneiro, a própria escravidão.

Calibã

E a traição? Personificada pelos inimigos de Próspero e de Félix, a traição é o elemento definidor do teor da trama. Em contrapartida, a vingança marca o objetivo, o clímax e o aspecto psicológico tanto de A Tempestade quanto de Semente de Bruxa. Ambas as histórias, unidas em uma só, possuem as mesmas cores. Mas, Atwood tem suas próprias regras, e vai além: não basta recontar, é preciso refletir.


"Havia um desespero febril nesses seus esforços remotos, mas o melhor tipo de arte não era a que carregava o desespero em seu âmago? Não era sempre um desafio à Morte? Um dedo do meio provocador à beira do abismo?"

Semente de Bruxa é um livro profundamente semiótico. Tudo tem um porquê de ser, cada simbolismo, cada palavra, cada personagem e cenário estão intrinsecamente relacionados à Tempestade e, por fim, à parcela humana da história. Nesse sentido, a Morro Branco criou a arte de capa mais relevante e sensível de qualquer edição que o livro já recebeu, incorporando completamente a proposta definida pela autora, proporcionando a tão merecida reflexão desde o primeiro momento da leitura.


É importante frisar a complexidade e domínio da escrita da autora. Além da metalinguagem e do exercício de conceitos fundamentais da arte e do teatro, como a mímeses, a catarse e os aspectos técnicos, Margaret Atwood também nos dá uma belíssima aula de interpretação, roteiro e escrita criativa. Leia Semente de Bruxa como entretenimento, não há nada de errado nisso. Mas observe as nuances e lições e a leitura será integral, uma verdadeira aprendizagem sobre narrativa e literatura, sobre arte e psicologia e, sobretudo, sobre criatividade. Semente de Bruxa é o pacote completo.



Ficha Técnica:

Nome: Semente de Bruxa Autora: Margaret Atwood Editora: Morro Branco ​Gênero: Ficção/Fantasia Tradutora: Heci Regina Candiani Número de Páginas: 352 Ano de lançamento (no Brasil): 2018


Link de compra:  https://amzn.to/2W6A9vu


Livro cedido em parceria com a editora Morro Branco.






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.