top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Quarto" de Emma Donoghue

Acompanhe a história do pequeno Jack que vive desde que nasceu em um pequeno quarto junto de sua mãe. Aquele é todo o mundo que ele conhece e aos poucos ele vai percebendo que vive em um cativeiro e que o Lá Fora pode ter muitas surpresas.

Sinopse:


A história que deu origem ao filme O quarto de Jack, com 4 indicações ao Oscar, incluindo melhor filme Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.




O Mundo de Jack


Essa é uma história pesada. Disso eu não tenho dúvidas. Não porque ela seja gráfica, ou específica nos detalhes da violência, mas ao nos apresentar o ponto de vista de uma pessoa inocente. De alguém que não entende aquilo que está acontecendo. A autora nos coloca diante de uma situação difícil e mostra ainda a difícil adaptação do pequeno Jack depois que eles retornam ao mundo.


Jack é um pequeno menino que acaba de fazer cinco anos. Ele vive junto de sua mãe em um pequeno quarto onde desde que nasceu representa o seu universo. Ali dentro eles cantam, dançam, brincam, assistem televisão. Eventualmente um homem chamado Velho Nick traz a comida e um presente aos domingos. À noite Jack dorme dentro de um armário e não entende o que o Velho Nick faz com sua mãe. Ouve apenas os rangidos da cama e o abrir e fechar da porta. Com o tempo vamos percebendo que Jack e sua mãe são vítimas de uma prisão domiciliar e que a mãe foi sequestrada há sete anos pelo homem da casa que a estupra regularmente. Ela aceita sua prisão de forma a poder cuidar de seu pequeno filho enquanto tem a esperança de que um dia ela possa sair de seu cativeiro.

"A Dora é um desenho na TV, mas é minha amiga real, isso é confuso. O Jipe é real de verdade, posso sentir com os dedos. O Super-Homem é só televisão. As árvores são da TV, mas a Planta é real, ih, esqueci de regar. Peguei ela na Cômoda e carreguei até a Pia e fiz isso na mesma hora. Gostaria de saber se ela comeu o pedaço de peixe da Mãe."

A narrativa em primeira pessoa é fantástica. Porque ela consegue refletir com precisão como um menino dá significado ao lugar que ele tem como seu universo. Mesmo coisas simples como uma bola de papel ou uma teira de aranha ganham importância para ele. Hábitos absurdos como as frequentes violências cometidas pelo Velho Nick se tornam o cotidiano. Com o menino crescendo, o quarto vai se tornando pequeno à medida em que sua mãe vai precisando explicar o inexplicável. A mãe tenta dar uma noção de normalidade à vida do jovem Jack, mas o "tecida da realidade" vai se desfazendo. Jack consegue enxergar os furos no raciocínio de sua mãe até porque percebemos de cara o quanto ele é inteligente.

O que o leitor vai se deparando é com os silêncios e as ausências. Como Jack é muito pequeno para ligar os pontos, é o leitor que vai tendo esse trabalho. O narrador não é confiável porque ele é ingênuo e inocente. O não dito é cruel e violento. Nesse ponto o narrador não confiável é preciso. Essa é até uma ferramenta curiosa já que no sistema da não confiabilidade, as informações podem ser falsas. Quarto me fez lembrar muito de Nossos Dias Infintos, da autora Claire Fuller. Onde vemos uma situação semelhante em que um pai leva sua filha para um lugar remoto longe de sua mãe. Ao chegar lá, ele cria um engodo para a jovem menina e passa a ter uma vida completamente estranha e alheia ao resto do mundo. Nesse sentido, ambos são narradores não confiáveis porque não possuem dados suficientes para decodificar o mundo. E a Emma Donoghue foi muito feliz ao transportar isso mesmo para a forma como Jack escreve.


Saindo da Caverna


Eventualmente Jack e sua mãe saem do cativeiro. É um pouco de spoiler, mas considero importante tocar nesse tema porque a narrativa tem um antes e um depois. Depois que ambos saem do quarto (que lembra demais o mito da caverna de Platão) eles encontram um mundo maior à espera. Para Jack o mundo é tao grande que se torna difícil para entender como as coisas funcionam e se relacionam. Depois que ele conseguiu organizar e decodificar toda a sua realidade no quarto, ele se vê precisando refazer tudo. Caminhas se torna difícil porque existem mil obstáculos fora do quarto. Jack descobre que existem muito mais pessoas além dele, de sua mãe e do Velho Nick. Ele imaginava que os canais da televisão eram planetas onde seres estranhos viviam. Agora, todas as pessoas são estranhas. A maneira como ele interpretava as coisas era muito literal... subitamente ele se vê precisando entender o que as pessoas querem dizer a ele. Em alguns momentos Jack está tao sobrepujado por tudo o que o cerca que ele deseja a segurança do cativeiro novamente. No fundo, o menino sabe que não é certo, mas aquele é todo o mundo que ele conheceu.


Superar o trauma do cativeiro vai ser muito mais difícil do que parece. Jack tem dificuldades no sentido da linguagem e da comunicação. Sua mãe tem dificuldades por conta de todo o trauma que ela sofreu. Não se trata de uma síndrome de Estocolmo, mas de toda a raiva e a tristeza represada ao longo de anos. É como se ela tivesse ligado o botão da sobrevivência enquanto esteve no quarto e, agora, todos esses sentimentos tivessem voltado à tona. Pior ainda é ter que lidar com cuidar do Jack mesmo estando desequilibrada emocionalmente. Não é spoiler algum imaginar que ele é filho de seu agressor. A mãe conseguiu desvincular a imagem do menino da pessoa que a estuprava. Vamos vendo outros segredos sendo levados à tona à medida em que a narrativa vai se passando.

" - Eu ando estragando tudo. Sei que você precisa que eu seja sua mãe, mas também estou tendo que me lembrar de como é ser eu, ao mesmo tempo, e é..."

Os personagens criados por Emma Donoghue são marcantes. Ela consegue criar empatia do leitor diante de uma situação extrema. A doçura de Jack é de fazer derramar lágrimas dos nossos olhos. Ele é esperto e curioso demais e essa maneira de encarar o mundo nos conquista a cada parágrafo. A relação entre ele e sua mãe é linda e cruel ao mesmo tempo. Ambos dependem um do outro para sobreviver em um mundo difícil. Nenhum dos dois conseguiria sobreviver sozinho. Quando o mundo se abre, surge a necessidade de que agora ambos precisam buscar seu lugar no mundo. É preciso se separar para depois nascer uma nova união, uma nova aliança surgida não mais da violência, mas do amor um pelo outro.

"Quando o Velho Nick fez a Cama ranger, escutei e contei de cinco em cinco nos dedos, hoje foram duzentos e dezessete rangidos. Sempre tento de contar até ele fazer aquele som engasgado e parar. Não sei o que podia acontecer se eu não contasse, porque sempre conto."

Quarto é uma leitura difícil pela leveza como Jack entende as coisas. O leitor é arrebatado pelas impressões da criança e conduzido por um quarto onde toda uma vida aconteceu. A mente criativa de uma criança acaba por nos mostrar toda a crueldade de uma pessoa adulta. Se podemos dizer que existe mais um tema no final da narrativa é a superação dos problemas. Tanto mãe como filho precisam aprender a superar seus próprios obstáculos.


Ficha Técnica:


Nome: Quarto

Autora: Emma Donoghue

Editora: Verus

Gênero: Thriller/Drama

Tradutora: Vera Ribeiro

Número de Páginas: 350

Ano de Publicação: 2011


Link de compra:





0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.