top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Piratas" organizado por Karen Álvares (Parte 2)

Na segunda parte deste mob review, vamos ver alguns contos que pegam o tema de pirataria e o transformam de maneira muito inusitada. Os destaques ficam por conta dos contos de Luana Tsuki e da própria organizadora Karen Álvares.

Sinopse:


Você já sonhou em navegar pelos sete mares, enfrentando sereias e saqueando tesouros? Ou, quem sabe, você prefira uma dose de rum e um voo em um dirigível? Ou então viajar por mares antigos e misteriosos, vingando seu amor perdido, enfrentando abutres sanguinários, vendendo relíquias não tão preciosas assim?

Ahoy, leitor, então seja bem-vindo a bordo de Piratas, um navio onde dez grandes autores se reúnem para contar as histórias mais incríveis de todos os mares sobre... piratas, é claro! Içar velas, marujos! Vamos partir rumo à aventura!



Contos presentes nesta segunda parte da resenha:


6 - "Mais Pesado que o Ar" (Melissa de Sá)

7 - "O Tamanho dos Sonhos" (Sabrina Mota Marcondes)

8 - "Porto Vermelho" (Luana Tsuki)

9 - "Sinos do Inferno" (Albarus Andreos)

10 - "Piratas Não Conhecem o Perdão!" (Karen Álvares)


Vamos às resenhas:


6 - "Mais Pesado que o Ar"


Autora: Melissa de Sá Avaliação:

Gênero: Fantasia



Melissa de Sá pegou outro tema muito comum em histórias de pirata e construiu uma narrativa fascinante. O ato de deixar tudo para trás em troca de uma outra vida constitui outro dos clichês comuns nesse estilo de história. Mas, eu sempre insisto, não é o clichê em si, e sim a maneira como o autor pega uma ferramenta narrativa e a torna parte de sua história. E a autora faz isso de uma maneira muito competente.

A premissa da história é bem simples: Amelia é uma jovem herdeira de uma empresa de dirigíveis que se vê perdida depois que seu pai morre e repleta de dívidas com as quais lidar. Ela pega suas coisas e foge imaginando viver uma nova vida longe de casa. Só que ela contava com o embarque de piratas no dirigível onde ela se encontrava. É aí que sua vida vai mudar para sempre. A história é bem simples e direta, ou seja, o leitor não vai ter nenhuma dificuldade para entender a proposta da autora. Por esse motivo, a construção de uma protagonista boa o suficiente para carregar a história é fundamental. E, para a proposta do conto, Amelia consegue fazer isso de uma maneira bastante competente. Uma narrativa em terceira pessoa que se foca na protagonista nos permite entender bem o que acontece ao seu redor ao mesmo tempo em que podemos saber o que se passa na mente de Amelia.

A narrativa tem começo, meio e fim bem delineados, mas a autora se permite até deixar um espaço para que o leitor consiga imaginar o que pode acontecer à protagonista em futuras aventuras. Eu queria ter visto um pouco mais da capitã dos piratas, mas okay, ficou de bom tamanho. Ah, aí vai outro destaque para o conto da Melissa: não se trata de um capitão pirata, mas de uma mulher. E a tripulação a bordo é formada principalmente por mulheres. Poxa, eu queria ver mais disso. Me surpreendeu positivamente. Percebam aquilo que eu disse no começo da resenha: não é o clichê, mas a forma como você o utiliza.

Enfim, leiam, é divertido e interessante. E isso me deixou curioso para ler outras coisas da autora.


7 - "O Tamanho dos Sonhos"


Autora: Sabrina Mota Marcondes Avaliação:

Gênero: Fantasia



Esse conto escrito por Sabrina Mota vai tocar em outro dos tropes das histórias de piratas: a liberdade oferecida por uma vida sem seguir regras. Para isso, a autora vai criar algumas situações bem inusitadas. Apesar disso, senti que a história precisava de um pouco mais de espaço. De qualquer forma, a autora conseguiu passar de maneira brilhante aquilo que ela queria com a história.

Estamos diante de uma narrativa em primeira pessoa com a protagonista, Dot, que se vê diante de um dilema: com a morte de sua irmã, que era tudo para si, sua bússola, o que fazer agora? Mesmo eu não gostando desse estilo narrativo, aqui a autora soube passar muito bem o que ela queria através da visão mais próxima empregada em sua história. O leitor é capaz de sentir a angústia no coração dela e isso é marcado pelas expressões usadas por ela na história. Uma coisa que chama a atenção é que nas partes que se passam no mundo físico quase não existem diálogos enquanto que as partes no mundo dos sonhos são repletas deles. Não sei se isso foi proposital, mas essa pequena característica mostra o tipo de solidão vivida pela protagonista em seu quarto que resume bem a sua vida fora de compasso.

Os demais personagens de apoio não são muito bem apresentados. Acho que a autora poderia ter tido mais espaço para trabalhar minimamente os personagens. Eles ficaram com um aspecto muito estereotipado simplesmente porque não houve tempo para trabalhá-los adequadamente. Temos o fortão calado, o imediato fiel, a mulher descolada e o resto da tripulação. A relação da personagem com a mãe também poderia ser mais explorada porque ela vai servir como elemento narrativo mais à frente na história. Ah, a protagonista quer buscar a mãe. Por que? Existe uma marcação nas características que diferenciam Dot e Lucy, mas isso não ficou muito explícito para mim.

Para mim, o tema da liberdade para viver aventuras é um dos mais gostosos de se ler dentre os tropes de piratas. É aquele onde o autor ou autora pode se soltar mais e apresentar uma história mais aventuresca e menos preocupada com aprofundamento do mundo ou qualquer coisa do gênero. Nas descrições de cenários dentro do mundo dos sonhos que compõem o elemento fantástico da história, a autora consegue passar muito bem esse anseio por liberdade da protagonista. A personagem está sempre olhando para o horizonte, sentindo o cheiro do mar, curtindo as aventuras típicas de piratas e até incorporando um pouco a persona de capitã. Ou seja, me diverti horrores lendo essa história. Minha crítica é essa que eu postei: eu senti que a autora precisou se restringir um pouco na hora de contar a sua história. E esta é uma história que precisava ser explorada um pouco mais.


8 - "Porto Vermelho"


Autora: Luana Tsuki Avaliação:

Gênero: Fantasia



Histórias que mudam progressivamente o seu rumo costumam surpreender os leitores. Já havia comentado sobre um chamado Rosas (da autora Ana Lúcia Merege) há algum tempo atrás em que a autora começa com uma escrita doce e revela um lado terrível ao final. Aqui temos algo semelhante. Luana começa sua história apresentando um personagem que buscou sua liberdade após anos "preso" por pessoas que queriam cuidar dele ou suas próprias responsabilidades. Agora, em um navio mercante ele busca reencontrar a si mesmo. Mas, quando o seu navio é atacado pela tripulação da capitã Dulce, tudo muda. E o final promete ser algo aterrorizante.

A história é muito centrada em Miguel e o apresenta de uma maneira x para o leitor. Quando a autora faz a mudança de estilo, a gente demora até entender o que realmente está acontecendo. Apesar de a narrativa ser em terceira pessoa, a sensação que se tem é de que a mesma acontece em primeira. Vemos o que o protagonista vê, mas aos poucos vamos nos dando conta de que o narrador não é confiável. Ele nos coloca em uma situação melancólica em que o personagem parece estar reavaliando os seus valores, mas mais à frente tudo muda e vemos um lado selvagem que estava sendo obscurecido por toda a claridade que o narrador quis nos apresentar. E em um determinado momento da história, o ponto de vista passa para a Dulce que nos apresenta a sua visão sobre o que acontece após o encontro com a tripulação da qual Miguel fazia parte.

A história traça dois contrastes: Miguel, que não deseja mais responsabilidades, fazendo de sua vida o que lhe dá prazer; e Dulce, que por conta de sua difícil infância, adota para si um grupo de desajustados que se tornam quase como filhos. Gostei desse contraste, e eu acho que a autora poderia ter aproveitado melhor isso para colocar duas visões de mundo em choque. Achei que o elemento sobrenatural acabou se sobrepondo ao tema que estava ali gritando para ser trabalhado. Mas, eu gostei muito da escrita da autora e gostaria de ver mais coisas publicadas por ela.

Ah, sim, a autora consegue entregar algumas cenas de revirar o estômago no final. O suspense e a tensão presentes tanto na tomada do navio por Dulce como depois na taverna são bastante palpáveis. Não sei se a autora gosta do gênero, mas sinto uma veia de terror aqui. Eu pegaria um livro com essa temática da Luana.

9 - "Sinos do Inferno"


Autor: Albarus Andreos Avaliação:

Gênero: Ficção Científico



Referências tecnológicas são sempre uma aposta arriscada na hora de trabalhar contos que partem de uma temática mais atual ou até meio futurista. Quem me conhece, sabe o quanto eu não gosto de Neuromancer. E o conto do Albarus se arrisca muito nesta seara, nos afogando em termos saídos de jargões militares ou ferramentas tecnológicas. Acho que o espaço seria mais aproveitado se o autor tivesse trabalhado melhor os personagens que faziam do navio ou até as motivações dos piratas por si. Para mim, a história não funcionou, mas quem sabe para você, leitor, surta mais efeito.

Uma coisa que eu gostei foi da proposta do conto. O autor me surpreendeu com a maneira como ele pegou o tema "Piratas" e trouxe para algo bem atual. Para quem leu ficção científica e imaginou um futuro distante, não se trata bem disso. Acho que a melhor maneira de definir Sinos do Inferno é colocá-lo nos dias de hoje diante de tantos escândalos de Wikileaks e milhões de informações guardadas na nuvem. O que alguém poderia fazer com esse tipo de informação? Existem pessoas interessadas em destrui-las? Vendê-las? Eu fiquei meio chateado com a quantidade de referências tecnológicas, mas tem um momento em que o conto começa a revelar suas verdadeiras intenções. É nesse ponto que a história brilha.

Outro ponto que eu não gostei foram os personagens. Não entendi direito quem eles são, o que pretendem. Os diálogos são repletos de frases de efeito ou gracinhas de uma tal maneira que isso acaba tirando um pouco a atenção do leitor. Posso estar enganado, mas vi muito de Cory Doctorow na escrita do Albarus... e não o lado do Doctorow que eu gosto (eu adoro Scroogled e detesto Pequeno Irmão). Novamente, não sei se a minha avaliação acabou afetada com o fato de eu não curtir esse estilo de histórias logo de partida, mas prefiro ler outra coisa do autor para ver se eu pego a maneira dele de construir histórias e criar personagens. É um conto curto, então recomendo caso você goste de histórias que envolvam espionagem e tecnologia.


10 - "Piratas não Conhecem o Perdão!"


Autora: Karen Álvares Avaliação:

Gênero: Fantasia



Quando eu comecei a ler esta história, tomei um susto. Aliás, até estranhei a presença de um conto da Karen neste tipo de coletânea. Estou mais acostumado a vê-la escrevendo terror ou algo mais contemporâneo. Piratas Não Conhecem o Perdão foi uma jornada ao universo da fantasia feito pela autora. E se trata de um conto muito competente e entrega bem aquilo que a autora deseja.

Thomas Cavendish é o capitão de um navio pirata em busca de riquezas e glórias. Ele está em uma cidade se divertindo após uma temporada de pilhagens. Até que ele é abordado por uma estranha mulher chamada Mafalda que deseja a todo o custo entrar para a tripulação do navio de Cavendish. Como qualquer pirata homem reagiria, Cavendish acha engraçado o pedido de Mafalda. Isso até o momento em que ela estala os dedos e a mesa onde ele estava, explode. Só então o capitão pirata percebe que está lidando com uma bruxa astuta e poderosa. Inicialmente ele captura e aprisiona Mafalda para só então descobrir que ele é que se tornou prisioneiro dos poderes dela. Mas, Mafalda esconde um terrível segredo.

Primeiramente é preciso destacar a excelente ambientação da história. Apesar de ter um tom light e brincalhão em algumas cenas, o leitor se sente em histórias como as de Jack Sparrow ou Erroll Flynn. Tem a cidade, a taverna, o navio e a busca por tesouros. Tudo confere! Até mesmo o comportamento dos personagens é típico de um cenário de pirataria. Claro que Karen opta por dar esse tom leve, então nada de intrigas políticas ou personagens desviados; apenas a boa e velha busca pelo tesouro.

Podemos dizer que a história se trata do relacionamento entre Cavendish e Mafalda. Cavendish começa como o típico capitão de navio durão e bruto. Aos poucos ele vai sendo conquistado pelo jeito malicioso de Mafalda. Pouco a pouco vamos vendo a mudança dos sentimentos do personagem e como estes são conflituosos a princípio. Até ele aceitar seus sentimentos e se entregar à paixão demora um pouco. Até porque Mafalda não é uma pessoa fácil de lidar. Além disso Cavendish precisa lidar com o passado na forma do capitão do Esqueleto, um rival seu em busca de vingança. No final da trama, tudo se resume à Cavendish e Mafalda e o que acontece no final é fruto do desenvolvimento realizado ao longo do conto.

Mafalda é uma personagem sensacional. Ela é o retrato da mulher em suas diferentes facetas: menina matreira, bruxa poderosa e mulher em busca de vingança. Como o próprio Cavendish se refere a ela, Mafalda é uma pirata, bruxa, ladra e trapaceira. Karen consegue mostrar tudo isso em um curto espaço de páginas. Só por aí já conseguimos visualiza a profundidade da personagem que ela criou. Gostaria muito de ver o que Mafalda e Cavendish aprontaram a seguir. Essa é uma história que vale muito a pena ser continuada.

Ficha Técnica:


Nome: Piratas

Organizado por Karen Álvares

Editora: AutoPublicado

Gênero: Fantasia/Ficção Científica

Número de Páginas; 180

Ano de Publicação: 2017


Outros Partes:


Link de compra:












bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.