top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Periferia Cyberpunk" organizado por Raphael Fernandes

Esta é uma coletânea com várias narrativas que exploram como personagens das camadas populares sobrevivem nos mais diversos cenários cyberpunks.



Sinopse:


O avanço tecnológico promete uma sociedade mais evoluída e próspera, mas a realidade é um verdadeiro abismo social que divide miseráveis e alienados sorrindo nas redes sociais. Quanto mais desenvolvidas e difundidas as nossas ferramentas, pior é a qualidade de vida da população. Esqueça todas aquelas distopias em grandes metrópoles do planeta e venha conhecer o sombrio Brasil do amanhã em Periferia Cyberpunk.


Nas ruas sem pavimentação e com esgoto a céu aberto, corre mais uma criança subnutrida que roubou um gadget capaz de transmitir seu cotidiano em tempo real ou acessar o oceano de informações da web na palma de suas mãos. Ela é apenas mais uma que se debaterá para não se afogar nesse mar poluído de dados contraditórios.


Em meio a megacorporações que controlam governos corruptos e desigualdade social que mistura violência e alienação hedonista em comprimidos sintéticos, Raphael Fernandes formou uma célula terrorista para sabotar o sistema. Para isso reuniu os hackers do roteiro Airton Marinho, Guilherme Wanke, Cauê Marques, Lucas Barcellos, Antonio Tadeu, Larissa Palmieri e Bruna Oliveira, e os ciberterroristas das artes Jader Corrêa, Braziliano, Cassio Ribeiro, Jean Sinclair, Thiago Lima, Azrael de Aguiar, Akemy Hayashi e Doc Goose. A capa que protege os seus rastros é do misterioso Camaleão.


Encare a verdade em histórias em quadrinhos sobre um tempo onde big data é mais importante que pessoas. Ou esqueça tudo isso e poste mais uma selfie que esconda sua vida robótica e afundada em consumo sem sentido.





Essa coletânea parte de uma proposta bem criativa. As histórias presentes aqui vão girar desde um homem voltando à sua comunidade depois de alguns anos fora e encontrando tudo pior do que antes, um grupo de ladrões que rouba uma espécie de robô que vai causar problemas, uma mulher atirada no esgoto e sendo aproveitada por um grupo de rebeldes que desejam retomar o controle, uma dupla de policiais a la Máquina Mortífera em uma Fortaleza cyberpunk. A imaginação correu solta. Isso gerou tanto histórias geniais, como ideias que poderiam ser boas, mas acabaram não sendo bem trabalhadas.


A história que melhor incorpora essa ideia do futuro com os problemas da população marginalizada é Babel de Cristo, do Lucas Barcellos com arte do Jean Sinclair. Na história vemos um homem retornando para casa após muitos anos afastado. A vida o marcou, mas a favela fez parte do seu coração, com todas as mortes, as dificuldades e a exploração. No futuro pensado pelo roteirista, o Corcovado se tornou uma imensa torre de Babel que recebe pessoas pobres e desabrigadas de todas as partes. Ela se tornou uma grande favela e a violência corriqueira de traficantes e policiais continua. O protagonista sai atrás de uma conhecida e vai precisar enfrentar adversários perigosos. Uma história com um direcionamento simples, mas muito eficiente. A arte explorou bem o ambiente pobre, das casas feitas de puxadinhos, das pessoas que habitam o local, vítimas e agressores.


Agora se eu posso retomar uma narrativa que me dá vislumbres de Neuromancer, de William Gibson, é Iansã Ferida, de Guilherme Wanke com arte do Brasiliano. Temos duas amigas que vivem diversos apertos nos subterrâneos da cidade. As pessoas mais pobres foram literalmente empurradas ainda mais para baixo. Bia e Letz estão tentando ficar tranquilas quando elas se veem em apuros e precisam se esconder no quartinho da Bia. Para se recuperarem do medo que passaram pouco tempo antes elas decidem "dar um tombo" (usar drogas para ficar de boa). O barato que elas sentem é tão forte que elas apagam vários dias. Só que ao despertarem ninguém parece estar respondendo. Este conto possui tudo aquilo pelo qual Gibson ficou famoso: as drogas, a decadência, a lisergia. Tudo está ali. Claro que na visão de Wanke tem um algo mais. É a destruição da ordem vigente para o surgimento de algo novo. Só que esse algo novo pode não ser tão melhor do que o que já tinha. Algumas perguntas ficaram: o que aconteceu com aqueles que subiram à superfície? E será que o contato de Bia estava ligada aos acontecimentos de alguma forma?


Cena de Babel de Cristo

Outro conto que me chamou a atenção foi Condomínio Paradise, da Larissa Palmieri com arte de Azrael de Aguiar. O mais legal é que a Larissa me deu um belo swerve logo de cara. Quando eu vi a protagonista sendo enviada por uma tubulação para baixo (o que representaria a zona decadente), eu imaginei a cena do filme O Fugitivo, aquele scifi brega com o Arnold Schwarzenegger, da década de 1980. Mas, não, a intenção não era essa. A protagonista parece ter se envolvido em alguma situação que não é explicada precisamente na história, e é exilada. Quando ela cai no condomínio Paradise, um lugar onde os rejeitados pela elite habitam, encontra sua irmã, que ela pensava ter matado. Ao que parece, sua irmã se tornou a líder dos rejeitados que se tornaram uma espécie de grupo rebelde que deseja retornar à luz do topo do condomínio. Tem uma série de simbolismos presentes nesta narrativa: a desigualdade social entre os poucos que vivem no topo e os muitos que vivem abaixo, a forma como a sociedade enxerga essas pessoas, o desejo de uma revolução (lembrando que o conceito de revolução é uma tomada do poder de baixo para cima). No final, Larissa ainda deixa um final aberto, mas com uma tirada muito divertida.


O último conto que eu queria comentar é Fortaleza 2068 do Raphael Fernandes com arte do Doc Goose. Divertidíssimo e é uma brincadeira com a ideia dos policiais parceiros; um deles é um cara intempestivo e o outro é o mais cerebral e calmo. Raphael cria dois personagens que tem uma boa química logo de cara. E o fato de o seu parceiro ser fanho oferece uma série de tiradas engraçadas. Esse é aquele conto para você não levar a sério e apenas se deixar levar pelas loucuras inventadas pelo roteirista. A arte do Doc Goose também está excelente, exagerada e espalhafatosa o tempo todo. Há um mix de influências scifi com arte retrô que torna essa Fortaleza futurista uma cidade viva.


A coletânea é bem criativa e algumas histórias mereceram destaque para mim. Algumas eu gostei menos, mas no geral é uma daquelas coletâneas que eu recomendo a qualquer um que goste de boas histórias de ficção científica. Tem um elemento de brasilidade em todas as obras que só por aí já compensa o tempo investido. Me permitiu também conhecer excelentes artistas como o Wanke, o Doc Goose e até a Akemy Hayashi (do conto Midriasi que eu acabei não comentando). Mais um acerto da editora Draco.










Ficha Técnica:


Nome: Periferia Cyberpunk

Organizado por Raphael Fernandes

Editora: Draco

Número de Páginas: 176

Ano de Publicação: 2017


Link de compra:









0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.