top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "O Último Desejo" (A Saga do Bruxo Geralt de Rivia vol. 1) de Andrzej Sapkowski

Geralt é um bruxo: alguém que não é exatamente um humano e usa sua espada para matar monstros e ganhar algum dinheiro. Monstros como strigoi, gênios e homens corruptos habitam suas histórias como se fossem mais um dia em sua vida. Venham conhecer o início desta incrível série.


Sinopse:


Geralt de Rívia é um bruxo sagaz e habilidoso. Um assassino impiedoso e de sangue-frio treinado, desde a infância, para caçar e eliminar monstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do mal que assolam o mundo. Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são maus nem todos os que parecem anjos são bons...




A Voz da Razão


Esse final de 2019 vai ser um ano importante para a obra de Andrzej Sapkowski. Com a primeira temporada da série a ser transmitida pela Netflix, milhares de novos fãs serão inevitavelmente arrastados para conhecer a fonte de onde saíram os episódios. Tendo confirmado que a série vai se basear nos livros, é um ponto óbvio que os leitores vão correr para adquirir este primeiro volume, O Último Desejo. Para vocês terem ideia, os títulos dos episódios correspondem aos títulos de cada um dos contos que compõem este primeiro volume. Contos? Sim, isso mesmo. O Último Desejo é um romance fix-up, ou seja, uma coletânea de contos escritos pelo mesmo autor, passando-se no mesmo mundo, tendo o mesmo personagem como protagonista e convergindo em uma narrativa que se desenrola no fundo. A estratégia dos produtores da série foi bem inteligente, aproveitando-se da própria maneira diferente como Sapkowski escreveu suas histórias e que se encaixam bem no tamanho de um episódio de uma série. Só uma dica: até o volume 3, o autor segue mais ou menos essa mesma fórmula. Só mais para a frente que ele adota o formato mais alongado.


"Um mal é um mal, Stregobor. Menor, maior, médio, tanto faz... As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha."

Eu li O Último Desejo em poucos dias (3, para ser mais preciso). E eu me segurei para não terminar ainda mais rápido. A escrita do autor é muito boa e o leitor não sente dificuldades em ficar imerso na narrativa. A curva de aprendizado sobre o mundo fantástico criado por Sapkowski é rápida, ainda mais pelo fato de ele usar uma abordagem bem realista em sua narrativa. O mundo parece vivo e tudo possui consequências. Uma das coisas que alguns leitores ficam receosos é com o próprio formato fix-up das histórias. Podem ficar tranquilos que, na minha visão, ele é perfeito para aquilo que o autor deseja passar. A sensação que eu tive é de estar lendo diversas aventuras do personagem, como as histórias do Conan (do Robert E. Howard) são. Contudo, o autor coloca uma narrativa no fundo que liga todas as histórias em um clímax muito bom. A narrativa é contada em terceira pessoa, com um narrador onisciente, estando sempre junto de Geralt. Tem um pequeno capítulo lá pela metade da história em que Sapkowski adota um formato bem curioso: Geralt faz uma espécie de monólogo com Iola, uma das sacerdotisas de Melitele com quem ele tem um envolvimento, e explica os seus sentimentos ao mesmo tempo em que se desculpa por sua falta de tato. O capítulo possui um tom poético, mostrando a capacidade do autor de variar a forma com a qual ele entrega a sua narrativa.


"Os reis dividem as pessoas em duas categorias: aqueles às quais ordenam e aquelas a quem compram. E sabe por quê, Geralt? Porque eles acreditam piamente numa antiga crença banal: a de que qualquer um pode ser comprado. Qualquer um. É apenas uma questão de preço."

O mundo criado pelo autor é apaixonante. Aos poucos ele vai adotando mais e mais cores até se formar um todo maior, familiar para nós. Os monstros são criaturas que afligem os seres humanos, mas existe mais na existência de cada um. Na primeira história (que será o primeiro episódio da série), Geralt precisa lidar com uma strigoi, um monstro que parece com um vampiro. Na verdade, se trata de uma princesa que fora amaldiçoada por alguém e o rei colocou uma recompensa para quem conseguir libertar sua filha da maldição. Parece uma narrativa simples, mas vários outros elementos dão mais profundidade a ela. O monstro está aterrorizando as redondezas há muito tempo e os membros da corte do rei querem a strigoi morta porque sabem que não há cura para aquilo. Por outro lado, o rei deseja de todo o coração ter sua filha de volta, mas entende a necessidade de proteger seus cidadãos. Com isso, a gente é capaz de perceber que, embora as missões de Geralt partam de uma premissa simples, elas acabam ganhando outras cores por conta da interação entre o bruxo e as partes envolvidas.


O próprio Geralt é um personagem bem complexo. Nesse primeiro volume, sabemos pouco de sua origem e suas habilidades. É um espadachim habilidoso, versado no uso de elixires para complementar sua força. Temos a informação de que os bruxos não são exatamente seres humanos, mas sofrem algum tipo de alteração que muda suas características físicas. Parece que também mexe com seus sentimentos, tornando-os verdadeiras máquinas de caça a monstros. Mas, existe da parte dos humanos um forte preconceito em relação a eles. Em alguns lugares sua presença sequer é tolerada, como acontece nos capítulos em que Geralt está com Nenneke, no templo de Melitele. Mesmo assim, Geralt parece lutar com seu eu bruxo, preferindo ser uma criatura talvez mais humana do que aqueles que o contrataram.


"Em cada conto de fadas há um grão de veracidade. Amor e sangue. Ambos possuem um poder colossal. Os magos e outros estudiosos se debruçam sobre esse fenômeno há anos, mas não chegaram a resultado algum, exceto à convicção."

A história que segue no fundo fala de uma personagem que é mencionada em alguns momentos: Yennefer, uma feiticeira que tem uma forte relação com Geralt. Na série eu imagino que eles devam inserir muitos flashbacks de Geralt com Yennefer, mas fiquem avisados: a personagem não aparece muito neste primeiro volume. Vamos vê-la apenas no último conto que dá o título do livro e ele mostra como eles se conheceram. Sapkowski criou uma personagem boa, com dilemas e problemas próprios. Vemos muitas mulheres nos games inspirados nos livros que são sensuais, provocantes e sabem usar de suas artimanhas para atrair os homens. Mas, existe um detalhe curioso: no mundo do bruxo Geralt, as feiticeiras são mulheres que podem ser feias e usam da magia para alterar sua aparência e serem capazes de enganar ou seduzir. A sensualidade funciona como uma fachada para as reais habilidades das feiticeiras, o que, novamente, dá mais profundidade a elas. Contudo, Yennefer não é exatamente a mulher mais bela do universo. O próprio Geralt afirma isso em uma de suas descrições da personagem. O que a torna tão icônica é a sua aura de segurança, a sua presença frente àqueles que a cercam. Yennefer não é apenas uma feiticeira poderosa, mas alguém segura de si e capaz de passar por cima de quem for para alcançar seus objetivos. Mesmo ela tendo aparecido apenas em uma história curta, já deixou uma impressão marcante que só deve se acentuar nos próximos volumes.


Curiosamente, o livro não possui tantas cenas de ação assim. Ele até tem algumas que são bem marcantes, como no começo, em um duelo específico e no último capítulo, mas em alguns momentos, Geralt vai precisar usar de sua inteligência para sair de determinadas situações. Dois capítulos específicos então se parecem mais com uma investigação de crime em um mundo fantástico. Adorei a forma como Sapkowski é capaz de mexer com nossas expectativas e fornecer respostas que nem sempre são tão óbvias quanto parecem. Se trata de uma narrativa mais madura e nem tanto algo tão aventuresco. Por ser formado de vários contos curtos a narrativa segue uma certa constância, não tendo momentos de altos e baixos. Isso pode ser negativo para alguns leitores que gostam de momentos climáticos. Estes vão acontecer mais na primeira e na última narrativa. Para mim, ficou do meu agrado.


"Aos homens agrada inventar monstros e monstruosidades. Com isso, sentem-se menos monstruosos. Quando se embriagam, são capazes de trapacear, roubar, bater na esposa, deixar morrer de fome a velha vovozinha, matar a machadadas uma raposa pega numa armadilha ou ferir com flechas o último unicórnio do mundo."

Os personagens de apoio também funcionam bem. Jasper e Nenneke são os que mais aparecem e eles são bem delineados pelo autor. Essa é uma vantagem de usar algumas páginas a mais para dar mais contornos. Jasper é aquele típico companheiro fanfarrão, mas que é amigo do protagonista. Algumas situações que eles vivem são bem comuns, mas sempre levam a um algo mais. Por exemplo, tem um momento em que o ato de eles estarem pescando vai gerar uma aventura incrível logo a seguir. Em outros, Jasper vai funcionar como a voz da razão diante de alguma atitude mais impulsiva de Geralt. Já Nenneke é uma espécie de figura materna, aparentemente, para o personagem. Ela está ali para ouvir os problemas e as angústias do personagem e tomar alguma medida a respeito. O templo de Melitele funciona como o lugar seguro neste primeiro volume para ele.


O Último Desejo é um ótimo começo de saga para um mundo que é muito promissor. O autor consegue entregar boas histórias e um personagem bastante complexo. Ficamos encantados com o que vai acontecendo ao personagem e aqueles ao seu redor. Pouco a pouco tudo vai ganhando mais forma e Sapkowski é habilidoso ao entregar bastante e deixar outras coisas para serem trabalhadas em volumes posteriores. Perguntas foram deixadas fazendo com que nós desejemos saber como elas serão respondidas. No geral, um ótimo livro.



Ficha Técnica:


Nome: O Último Desejo

Autor: Andrzej Sapkowski

Série: A Saga de Geralt de Rívia vol. 1

Editora: Wmf Martins Fontes

Gênero: Fantasia

Tradutor: Tomasz Barcinski

Número de Páginas: 320

Ano de Publicação: 2011


Link de compra:







0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.