• Paulo Vinicius

Resenha: "O Ovo do Tempo" de Finisia Fideli

Mariana vai com a amiga até uma loja que vende pedras e cristais. Normalmente essas pedras são usadas para tratamentos de energização e coisas que Mariana não acredita. Mas, uma pedra vai virar a vida da protagonista de cabeça para baixo.



Sinopse:


O poder dos cristais.


Quando descobre uma pedra estranha na loja de cristais místicos, Mariana não faz ideia de que está prestes a sair em uma viagem para além de tudo o que já sonhou. Noveleta publicada pela primeira vez em 1994 e trazida de volta pela coleção ZIGUEZAGUE, O ovo do tempo cruza as eras e carrega você pelas fronteiras da imaginação.





O quanto acreditamos no maravilhoso? No fora do comum? Estamos cercados de um universo repleto de mistérios que nem sempre são explicáveis pelo conjunto de informações que dispomos. Em O Ovo do Tempo, Finisia Fideli vai explorar a jornada maravilhosa de uma mulher que se vê tragada por um mistério ao qual ela não consegue explicar. E que, mesmo sendo uma pessoa cética, Mariana, a protagonista, se deixa levar por essa jornada que vai mudar a maneira como ela encara o próprio mundo. Esse é aquele tipo de história que nos permite rever os nossos conceitos e nos deixarmos levar por aquilo que nem sempre é tão claro como parece. Abandonar nossa descrença e abraçar novas possibilidade e, quem sabe, com isso crescermos como pessoas.


Lúcia e Mariana são duas amigas que estão buscando novas experiências. Lúcia acaba levando sua amiga até uma loja de pedras e cristais. Ela passou a gostar da ideia dos tratamentos à base de cristais e comenta com a amiga o quanto isso pode servir para renovar energias. Mas, Mariana acha isso uma bobagem e não consegue acreditar em todo esse movimento para técnicas alternativas. Ao seguirem para a loja, Mariana acaba fascinada por uma pedra que ela não sabe por que comprou (por um preço exorbitante). E essa pedra é repleta de mistérios que vão fazer com que a protagonista se coloque em uma corrida para levar o objeto de volta ao seu local de origem. E ao fazer isso, vai questionar seus posicionamentos e pontos de vista.


Que história deliciosa! A escrita de Finisia segue um ritmo misterioso que vai levando o leitor pelas páginas. Li essa novella de uma só vez. Não conseguia parar porque eu gostaria de saber o que iria acontecer a seguir. A narrativa acontece em terceira pessoa e a autora tem uma forma de encadear palavras que parece certeira. Nada ali está colocado ao léu; o que me agrada bastante é em o quanto a narrativa te coloca para desconfiar junto da protagonista sobre o que está acontecendo. E tudo se sucede com calma, apresentando os fatos à medida em que a protagonista se vê obrigada a mudar suas concepções. Embora a história acabe tendo uma premissa bem simples e empregando poucos personagens de apoio, acho ela precisa no sentido de que não tem barriga. Não é nem grande demais ou pequena demais. Tudo está ali: ritmo, fluidez, objetividade. Mesmo as situações que servem como obstáculo para a protagonista servem a algum propósito.


Essa é uma daquelas histórias sensacionais que você encontra no catálogo de uma editora e sempre aparecem de forma surpreendente em listas de melhores. Sério... e eu vi poucas pessoas falando a respeito dessa novella. Recomendo fortemente porque se trata de uma daquelas histórias de ficção científica cujas mensagens são atemporais. Que nos fazem questionar se não existe todo um universo maravilhoso e misterioso ao nosso redor. Ou se mesmo em uma pedra, não existe toda uma história por trás de sua origem e existência.











Ficha Técnica:


Nome: O Ovo do Tempo

Autora: Finisia Fideli

Editora: Plutão

Número de Páginas: 61

Ano de Publicação: 2019


Avaliação:

Link de compra:

https://amzn.to/2VUEZei


Tags: #oovodotempo #finisiafideli #plutaoeditora #pedras #cristais #aventura #maravilhoso #desconhecido #misterio #tempo #legado #ficcoeshumanas



ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.