Nilsinho é o seu trambiqueiro favorito. No futuro ele utiliza de sua sagacidade e seus truques para conseguir mais seguidores. Até que ele tem a brilhante ideia de implantar um baobá em seu braço. Veremos se isso vai dar certo.
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Okay, Michel Peres conseguiu bagunçar minha cabeça com esse conto totalmente estranho sobre um trambiqueiro do futuro que faz as mil maluquices para atrair o público e criar burburinho a respeito de sua arte. Vai desde coisas como moda e música até coisas bizarras como manipulação corporal e uso de fluidos orgânicos como expressão artística. Até que ele decide inovar e implantar um braço de baobá que pode crescer ou diminuir de acordo com a sua vontade. O objetivo? Sei lá, mas deve ficar legal né? Dentro deste conto temos uma série de críticas sociais bastante contundentes sobre a futilidade dessa sociedade das curtidas e a necessidade de sempre criar um conteúdo novo, por mais chocante que ele seja.
A escrita do Michel é veloz como a luz. Ele insere uma quantidade inacreditável de referências por segundo. Antes que o público diga que eu sou hipócrita porque eu detesto as referências pop na obra de William Gibson, tem uma diferença marcante entre as duas obras. Michel usa a ironia e o mundo pop como um estilo de escrita. Ele não está criando uma segunda camada de leitura, está empregando o mundo da moda e das redes sociais com sarcasmo. Não é para entendermos, mas para soar engraçado. Algumas das referências vamos entender e perceber o quanto ele está criticando. Outras são jogos de palavras visando criar algum impacto no leitor. A narrativa é uma terceira pessoa onisciente onde o ponto de vista está centrado na figura de Nilsinho. Isso permite ao Michel não precisar se preocupar com o que se passa na cabeça dele, mas se focar no seu estilo de escrita.
O quanto desejamos cliques e curtidas? Até onde podemos chegar para obter um público que vai se conectar apenas para ver o estranho e o bizarro. Nilsinho apela para o choque visual para criar burburinho. E isso vamos ver em todas as suas interações. Às vezes fica até difícil entender o que ele deseja de verdade e o que ele está fazendo porque tem que alimentar uma visão deturpada de si mesmo. Quando ele vai fazer o implante, a dra. Bedu o informa sobre os riscos da cirurgia e do pós-cirurgia. E, como todo maluco rebelde necessitado de atenção, ele não presta muita atenção. No fundo, Michel faz essas críticas em um momento em que a vida das pessoas são as redes sociais. Muitos criam personas que fogem completamente ao que elas são de verdade. E essa imagem deturpada e desviada deles mesmos precisa encontrar cada vez mais extremos a serem ultrapassados. O final é previsível dado o descuido do personagem. Não previsível em um mau sentido, mas o autor deixa as sementes para aquilo que vai seguir depois. É aquele típico caso de "o personagem está plantando um final ruim para si mesmo".
Não é um conto amistoso para o leitor. Acho ele difícil em alguns trechos e vai exigir que a gente volte alguns passos e releia algumas partes. Por essa razão, não consigo dar uma nota máxima para o conto. No entanto, ele tem diversas qualidades como os riscos que o autor correu para escrever uma narrativa bem fora da caixinha. A ponto de em determinados momentos eu achar que a história se enveredava bastante para a weird fiction. Enfim, vale a crítica e vale a leitura.
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Ficha Técnica:
Nome: Nilsinho Pause
Autor: Michel Peres
Editora: Revista Trasgo
Número de Páginas: 18
Ano de Publicação: 2019
Avaliação:
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