top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Mundo dos Labirintos" de Alan Grant e Arthur Ransom

Após ser condenado ao enforcamento, Adam Cadman acaba sendo transportado para outro mundo durante a sua execução. Um mundo onde os labirintos tem poder e ele é O Encapuzado, uma criatura lendária enviada para lá para ajudar os rebeldes a se livrar dos opressores. Só tem um problema: Adam é um assassino.


Aviso: essa série é parte integrante das revistas Heavy Metal Primeira Temporada, publicadas pela editora Mythos. Nós estamos analisando história por história das cinco edições. Caso vocês desejem ler sobre outras das séries na revista, cliquem nos links abaixo:


Guerreiros ABC

Contos de Telguth

Mundo dos Labirintos




Essa é uma história com um protagonista completamente reprovável. Imaginem um assassino se tornando o herói de uma revolução em outro mundo repleto de mistérios. Esse é o tema da história criada por Alan Grant. Adam Cadman é um homem que assassinou o seu próprio irmão. Ele foi condenado pela justiça de nosso mundo à morte. Depois de séculos tendo abandonado a prática, nosso mundo volta a realizar punições por enforcamento. E Adam vai ao cadafalso onde vemos a execução acontecendo. Só que o personagem acaba tendo uma morte lenta e dolorosa já que seu pescoço não quebra. Durante os longos minutos de sua execução, enquanto ele agoniza pendurado pelo pescoço, Adam desperta em um mundo que se parece com o de uma civilização asteca com pirâmides e altares por toda a parte. O capuz, com o qual seu rosto é coberto para que as pessoas não vejam o sofrimento do condenado, continua preso em seu pescoço junto da corda. E ele parece não sair. Algumas pessoas que passavam pelo lugar parecem reconhecê-lo e se referir a ele como o Encapuzado. Segundo as lendas, esta é uma figura que surge para ajudar o desfavorecidos a se livrar de seus opressores. Só tem um problema: Adam não tem a menor vontade de ajudar ninguém além de a si mesmo.


Alan Grant consegue criar uma história misteriosa e com segredos sendo revelados um após o outro. Quando o leitor pensa que sabe mais a respeito desse mundo, algo novo surge e nos derruba de nossas certezas. O enredo não é sensacional, e algumas saídas usadas pelo roteirista são convenientes demais para o meu gosto. Tem alguns deus ex machina que me incomodaram também como o personagem sempre possuir as ferramentas certas para escapar de determinadas situações. Nas cinco edições dessa primeira temporada da revista Heavy Metal temos dois arcos de histórias, uma chamada O Enforcado que mostra como o personagem chegou a esse mundo e acaba liderando um grupo de rebeldes e a segunda se chama O Sombrio em que Adam se envolve com um inimigo chamado O Sombrio que possui poderes além da compreensão. As histórias tem tons bastante diferentes sendo que a primeira é mais focada no protagonista enquanto que a segunda desenvolve mais o mundo estranho onde Adam foi enviado. E os mistérios por trás dos labirintos.


A arte de Arthur Ramsay é bastante tradicional se focando nas inspirações tiradas de mundos de fantasia ao lado de elementos de culturas ameríndias. As duas inspirações se mesclam em algo bem diferente. O artista usa uma palheta bem focada no azul e no verde. É uma arte que parece saída dos anos 80, mas os modelos de personagens são bastante parecidos. Gosto dos detalhes que o artista usa na arquitetura do mundo e nos labirintos que ele cria. O tema do labirinto está presente em toda parte seja de forma clara ou em objetos espalhados pelo cenário. Os labirintos que ele cria são os mais diferentes possíveis. Os momentos de ação são um pouco estranhos e truncados. A gente não consegue saber mais ou menos a sequência em que as ações estão se sucedendo. Seja durante cenas de luta (para mim, as piores) ou de perseguição.


Adam Cadman tenta sair da situação em que se encontrava e vê nessa ida ao outro mundo algum tipo de segunda chance. E ele não quer desperdiçar com bobagens e só quer ser deixado em paz. Mas, infelizmente, a todo o momento ele é puxado para ajudar os habitantes deste mundo. O roteiro usa um mecanismo que não me agrada que é o de o personagem sentir as dores no pescoço do enforcamento toda vez que não toma alguma ação heroica. Para mim, parece aquela solução de jogo de RPG em que o mestre obriga os personagens a seguirem o seu enredo. Embora a situação física no mundo real seja uma corda usada volta e meia pelo roteiro, acho que seria possível empregar outras soluções. O personagem vai se redimindo mais porque ele não tem opção do que propriamente por uma escolha própria. Mais lá pela segunda história, vemos uma mudança em sua índole, só que a minha suspensão de descrença já não aceitava mais.


O protagonista começa como um ser desprezível que escolhe as saídas mais fáceis para os seus problemas. Devido às peculiaridades de sua condição, ele acaba sendo guiado por um mundo dominado por homens cruéis chamados de senhores dos labirintos. Ao conhecer a jovem Riadne, Adam se envolve com um grupo de rebeldes. Na primeira história, eles se unem para destronar um governante cruel que ocupa o lugar do imperador, que foi enviado a uma espécie de labirinto sagrado de onde nunca retornou. As pessoas estão cansadas de serem exploradas com mão de ferro e a liberdade é tudo o que desejam. Já na segunda história, Adam precisa lidar com as consequências da rebelião que ele estimulou. Sua missão agora é lidar com a ideia de que ele é o símbolo de um movimento, algo que ele não sente ser merecedor. Descobrimos que ele matou seu próprio irmão e por isso é que foi condenado à morte. É aí que o personagem vai precisar descobrir a sua fortitude interior para se tornar aquilo que este mundo precisa.


O mistério por trás dos labirintos não vai ser exatamente resolvido nestas histórias. Sabemos que os labirintos fazem parte de um tipo de religião neste mundo. E que eles fornecem estranhos poderes àqueles que dominam os seus segredos. Por exemplo, temos o Sombrio, um homem com poderes de manipulação da realidade que advém de algum tipo de criatura que está presa no labirinto sob o seu domínio. Mas, estas construções também são demonstrações de status e de pertencimento a algum lugar, como nos deixa crer o amuleto usado por Riadne. Seu amuleto representa o lugar em que ela nasceu. Só que Adam parece ter se envolvido com eles mais do que imagina. Seu cérebro parece ter sido modificado pelo contato com os labirintos e está o mantendo vivo. Resta saber se eles são construções que possuem algum tipo de consciência ou se existe um poder maior por trás da vinda de Adam e dos poderes mágicos que existem por lá.


Mundo dos Labirintos é misteriosa, é instigante. Vai prender o leitor pela sua absoluta estranheza e um personagem principal reprovável. Imaginem um assassino confesso como um personagem idolatrado como o símbolo máximo de um movimento revolucionário. A narrativa não é tão boa assim e achei algumas soluções usadas pelo autor simples demais. O uso frequente do deus ex machina também me incomoda. A arte é funcional e remete a algo mais clássico dos anos 80. Ela fornece todo o ar de mistério necessário, além das influências arquitetônicas pedidas pelo autor. Mas, as cenas de ação falham em fornecer a compreensão necessária pelo leitor.












Ficha Técnica:


Nome: Mundo dos Labirintos

Autor: Alan Grant

Artista: Arthur Ramsay

Compõe as edições 1 a 4 da primeira temporada da revista Heavy Metal

Editora: Mythos

Tradutores: Érico Assis, Octávio Aragão, Antônio Tadeu e Hélcio de Carvalho

Número de Páginas: 100 cada edição

Ano de Publicação: 2018 a 2019


Link de compra: https://amzn.to/2ULxTuN (vol. 1)




bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.