top of page
  • Foto do escritorAmanda Barreiro

Resenha: "Meia Guerra" (Mar Despedaçado #3), de Joe Abercrombie

Atualizado: 19 de mai. de 2019

Finalização da trilogia Mar Despedaçado, Meia Guerra traz uma nova soberana para a aliança que vinha se consolidando contra o Rei Supremo. Apenas o aço é a resposta.



Sinopse


Apenas meia guerra é travada com espadas.

A outra metade é travada com palavras.

A princesa Skara vê todos os que ama morrerem na sua frente e o seu palácio ser consumido pelas chamas. Tudo o que lhe resta são palavras... Mas palavras podem ser tão letais quanto armas. Disposta a se vingar, ela enfrenta seus medos e aguça a inteligência, indo atrás de pai Yarvi.

O ministro de Gettland já percorreu um longo caminho desde a escravidão, fazendo aliados entre antigos rivais e estabelecendo uma paz instável. Porém, agora, a cruel avó Wexen arregimenta o maior exército desde que os elfos guerrearam contra a Divindade Única e põe Yilling, o Brilhante, como seu comandante – um homem que venera apenas a Morte.

Skara pode ser a peça que faltava para forjar de vez a aliança entre Gettland e Vansterland, alicerçada na fortaleza de seus antepassados, pronta a enfrentar a fúria do Rei Supremo. Nessa guerra, ela contará com o apoio de uma ministra inexperiente, mas leal, e de um matador imprudente que espera superar fantasmas de antigos conflitos sangrentos.

Neste último episódio da série Mar Despedaçado, finalista do British Fantasy Awards, Skara e Yarvi lideram a grande e aguardada batalha rumo a um desfecho inimaginável.


O aço é a resposta


Alerta: pode conter spoilers. Recomendamos a leitura de Meio Rei e Meio Mundo antes de prosseguir.


Conclusões sempre são arriscadas, a meu ver. Precisamos de respostas, de conexões, nos apegamos aos personagens e imaginamos seus desfechos. Queremos que acabe deste ou daquele modo e toda essa responsabilidade está nas mãos do autor. Já comentei por aqui que Abercrombie é ousado e implacável em sua escrita e isso não muda em Meia Guerra. Aliás, essas são as características primordiais da trilogia e interferem diretamente nesta jornada até a finalização. Sempre que o leitor se pega pensando “mas ele não pode fazer isso”... bem, ele pode sim. Ele faz, doa a quem doer. Para uma trilogia que começou, repito o que disse na resenha de Meio Mundo, com uma premissa aparentemente tão clichê, pautada na promessa de vingança de Yarvi, é um choque acompanhar sua trajetória, sua evolução. Joe Abercrombie pega o caminho inverso de muitos Young Adults e pesa um pouco mais a mão a cada página, amadurecendo seu jovem leitor à medida que a história progride. ​


Um dos pontos mais destacados por mim em Meia Guerra foram as referências à cultura nórdica mais claras do que nos volumes anteriores. Sempre houveram alusões, como o comércio marítimo, os saques, as incursões, as paredes de escudos, mas agora temos um contato mais sólido com rituais pagãos, tradições, superstições. Isso enriqueceu muito a trama, nos dando um panorama mais completo desse mundo e uma camada a mais para explorar.


Koll - créditos: Subterranean Press

Novamente, somos apresentados a novos personagens principais e novos pontos de vista, assim como o autor já havia feito em Meio Mundo. Conhecemos, então, a princesa Skara, o lacaio Raith e entramos no ponto de vista de Koll. Sempre há uma passagem temporal indefinida, porém curta, entre os livros, suficiente para os personagens anteriores terem crescido e amadurecido. Assim, ainda temos a presença de Yarvi, Thorn, os reis Uthil e Grom-gil-gorm, a rainha Laithlin, avó Wexen e o Rei Supremo, entre outros. Porém, o foco agora é nos mais jovens. Isso deu certo em Meio Mundo mas, em Meia Guerra não foi bem assim. ​


“Palavras bem escolhidas resolvem a maior parte dos problemas, só que, por sua experiência, o aço bem afiado é ótimo para lidar com os que sobram”.

Thorn era interessante, raivosa, divertida, ao passo que a princesa Skara não me pareceu uma troca muito justa. Thorn nos foi entregue pronta, bem construída desde a primeira impressão e aprofundada aos poucos. Skara, não. Por causa do desenrolar dos eventos, Skara cresce rápido demais de uma menininha chata e chorona para uma das mulheres mais poderosas da trama. Não há uma evolução tão natural e a personalidade dela não é cativante, é apenas ok. Raith é outro personagem que ficou aquém de Yarvi e de Brand, pontos de vista do primeiro e segundo livros. Também sem uma grande motivação, buscando uma redenção que não nos conta nenhuma grande novidade. Senti falta de personagens mais interessantes, como é tão comum nas criações de Abercrombie. Não chega a desmerecer a leitura e os leitores talvez nem se incomodem com isso, mas fica a ressalva.

No entanto, a presença feminina continuou firme e forte. É inegável que é a escrita de um homem sobre mulheres, mas não há nenhum problema nisso porque é extremamente bem feita. Abercrombie não é de trabalhar com diferenças entre os gêneros – apesar de existirem no mundo do Mar Despedaçado papéis sociais mais esperados de mulheres do que de homens. O autor deixa claro ao não atribuir características estereotipadas a nenhum dos lados, demonstrando não ser essa a sua visão. As mulheres promovem uma representatividade que nos enche de orgulho.


“– Os homens vão discutir de quem era o peito mais cabeludo e o rugido mais alto. Os bardos vão cantar sobre o aço reluzindo e o sangue derramado. Mas o plano foi seu. A vontade foi sua. Suas foram as palavras que mandaram esses homens cumprir com seu propósito”.

O que permanece como constante em todos os três livros é a presença imponente de Yarvi. Cada vez mais manipulador, ele é o artifício de Abercrombie para puxar todas as linhas dessa trama, sem deixar nenhuma ponta solta. Yarvi é o maestro do Mar Despedaçado, ditando o tom da história mesmo nas sequências onde não é citado. Ele é uma presença incansável de forma a surpreender o leitor.


Meia Guerra é cheio de ação e artimanhas. Os livros anteriores preparam o terreno para o combate, mas senti uma demora para chegar na guerra propriamente dita. Esse tempo foi gasto com mais joguetes e diplomacia e isto poderia ter sido encurtado ou preenchido com elementos não tão explorados, como o reino da Imperatriz do Sul ou as relíquias élficas de tempos passados. Faltou falar mais sobre eles, tendo ficado mais na nossa imaginação do que no papel. O combate em si continua ótimo e imprevisível, mas, pessoalmente, as soluções apresentadas me pareceram um pouco fáceis, apesar de serem bem plausíveis. Mais do que guerra e violência, esta é uma história de escolhas e consequências, prioridades, força e amadurecimento. Meia Guerra conclui muito bem a história do Mar Despedaçado e torna esta uma das trilogias obrigatórias para qualquer fã de fantasia, do mais jovem ao mais experiente, desde o mais clássico ao mais revolucionário.


“Com muita frequência, quando derrubamos uma coisa odiosa, em vez de quebrá-la e começar do zero, nós nos colocamos no lugar dela”.




Ficha técnica:


Título: Meia Guerra Autor: Joe Abercrombie Série: Mar Despedaçado vol. 3

Tradução: Alves Calado Editora: Arqueiro (no Brasil) Gênero: Fantasia Número de Páginas: 368 Ano de Publicação: 2018 (no Brasil)


Outros volumes:





0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.