top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Isola vol. 2" de Brenden Fletcher, Karl Kerschl e Msassyk

Neste segundo volume, continuamos a explorar a relação entre Rook e Olwyn enquanto a dupla é colocada diante de uma vila que teve suas crianças maculadas pelos Moro e uma estranha mulher que vive no meio da floresta. Segredos serão revelados e a relação entre as duas será balançada.



Sinopse:


Após um confronto mortal, a Rainha Olwyn e a Capitã Rook se encontra muito longe de seu destino, sem suprimentos ou qualquer esperança de quebrar o feitiço maligno que mantém Olwyn na forma de um tigre mágico azulado. As companheiras irão encarar novos desafios e descobrir segredos há muito escondidos em sua jornada para encontrar Isola, a terra dos mortos, onde elas esperam fazer a rainha de Maar voltar à sua forma humana antes da guerra acontecer.





Uma continuação frustrante


O primeiro volume de Isola é incrível. Te coloca em um mundo fantástico onde a magia governa a tudo e a todos. Vemos magos e criaturas estranhas por toda a parte em cenários que transbordam encantamento. Isso foi no primeiro volume. O segundo precisava continuar e aprofundar as sementes deixadas anteriormente. Percebemos de cara que a narrativa iria se focar bastante na relação entre Olwyn e Rook. Ao mesmo tempo ficamos esperando Fletcher comentar mais sobre a maldição usada em Olwyn e os motivos que levaram a isso. Mas, o que vimos neste segundo volume foi uma repetição da fórmula do primeiro, o que não me agradou nem um pouco porque avançou mal a narrativa.


Depois de um final climático no primeiro volume onde vimos que Asher, irmão mais velho de Olwyn, foi o responsável direto pela maldição, Rook e Olwyn se encontram à beira de um rio descansando de suas feridas. Mas, essa calmaria não poderia permanecer por muito tempo já que as forças de Maar se aproximam perigosamente de Palagrine Rock. Caso a rainha não reapareça, uma guerra pode estourar entre esses dois lugares e inocentes podem sair feridos ou mortos nesse choque. Logo de cara a dupla encontra um acampamento de forças de Maar bem próximo à Palagrine Rock. Depois de conseguir alguns suprimentos e fugir com sucesso do acampamento, elas chegam a uma vila onde crianças estavam sendo raptadas e transformadas pelos Moro. Precisando tomar uma dura decisão, as duas seguem em frente até se depararem com Miluse, uma poderosa feiticeira que colocará em xeque a relação das duas.


A arte de Karl Kerschl continua muito boa e o roteiro de Fletcher dá liberdade para o artista explorar o design de personagens e o cenário ao fundo. O resultado são cenários literalmente fantásticos, no sentido de gênero e no conotativo. Se eu posso ser bem ousado, a arte do Kerschl (com muita ajuda das cores da Msassyk) está entre as melhores da Image hoje ficando atrás somente da Sana Takeda (Monstress), da Fiona Staples (Saga) e do Nicola Scott (Black Magick). O mais curioso é o quanto a Msassyk emprega cores totalmente inesperadas para nós, leitores. Eu queria focar nesta resenha na colorista e arte-finalista porque falei bastante do Karl na resenha anterior. Quem espera um tigre azulado em uma HQ? Sério? Ela surpreende, por exemplo, ao mudar as cores da floresta... normalmente esperamos uma palheta voltada para o tom marrom ou verde-folha, mas a Msassyk usa um tom arroxeado. Isso era para dar totalmente errado!!! Mas, não é isso o que acontece. As cores se combinam com as formas delineadas do artista e produzem um efeito inesperado. O mesmo eu posso falar de um pântano; o normal seria esperar um lugar cinzento ou verde-musgo. Mas, ela prefere usar um tom azulado. E dá um ar lúgubre ao local.


O que eu consigo interpretar é que as cores usadas pela Msassyk refletem os sentimentos dos personagens em determinados momentos da trama. Por exemplo, despertar no banco de um rio banhado por uma iluminação escura, porém aconchegante, mostra um momento íntimo do casal. Logo depois temos uma vila que destoa da arte até então porque a colorista emprega cores chapadas em contraste com o brilho de páginas anteriores. Isso se dá porque a vila passa por um momento de luto pelos jovens que foram perdidos. As cores mais cinzentas se mesclam ao fato de Kerschl entrelaçar os corpos de Miluse e Rook em momentos em que ambas começam a despertar sentimentos uma pela outra. A arte da Msassyk é a prova de que cores refletem sentimentos.



Se a arte continua excelente, a narrativa peca por estar estacionada no mesmo lugar. Embora tenhamos tido alguns desenvolvimentos, Fletcher manteve a fórmula do primeiro volume: personagens juntas, obstáculo, separação, reconciliação. A sequência é a mesma ao longo dos cinco volumes. E embora eu goste muito da química entre Olwyn e Rook, e as cenas das duas juntas são fofas, a história não pode ser só isso. É preciso desenvolver outras coisas, como as tramas palacianas que levaram à maldição, quem está em Palagrine Rock e até algum insight sobre o que é Isola. Nada disso foi visto aqui. Tivemos um vislumbre sobre quem é a mãe de Olwyn e um segredo que acaba por abalar a relação entre as duas. Talvez mesmo depois do encontro com Miluse, essa mácula vai continuar a ser trabalhada depois. É muito pouco para um volume com mais de 120 páginas.


Os três primeiros capítulos são construídos de forma episódica e com ligações bem tênues. É no final do terceiro capítulo até o quinto deste volume que temos o aparecimento de Miluse, que é a figura importante aqui. Contudo, me chateou não entender exatamente os objetivos dela. Era realmente só aquilo? Uma feiticeira poderosa que bate de frente mesmo com as habilidades sobrenaturais manifestadas por Olwyn só deseja ser amada? Okay, acho um motivo forte, mas a narrativa não me faz comprar isso. Não são apresentadas evidências suficientes para eu entender o quanto a personagem precisava daquilo. Faltou algum flashback ou alguma cenas com ela sozinha no alto de uma colina ou olhando para o horizonte. Só trabalhar o olhar da personagem ou cenas mais amorosas e/ou quentes não atingem esse objetivo.



O que me animou foi que Fletcher colocou alguns pedaços de construção de mundo aqui e ali. Por exemplo, a imagem acima mostra a imagem de um ser divino que rege este mundo. Ainda temos poucas informações além do fato de que existem cerimônias feitas em homenagem a ele, mas no resto são vestígios. Também vimos como anda a campanha feita por Maar contra Palagrine Rock com pequenos ruídos de informações entregues pelos soldados. Mas, eu espremi ao máximo as informações de um volume inteiro para render parágrafos. E nada além disso. Lógico que o elemento forte é a relação entre as duas protagonistas. Mas, novamente... é preciso trabalhar mais o mundo. Isola é uma baita HQ que me surpreendeu positivamente no ano passado. Mas, a sua continuação me frustrou um pouco talvez porque eu tenha colocado a barra lá em cima. No momento a HQ entrou em hiato e deve retornar por volta do verão americano (entre julho e setembro).












Ficha Técnica:


Nome: Isola vol. 2

Autor: Brenden Fletcher

Artista: Karl Kerschl

Colorista: Msassyk

Editora: Image Comics

Número de Páginas: 136

Ano de Publicação: 2019


Outros volumes:


Link de compra:







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.