• Paulo Vinicius

Resenha: "Intruso em Valmar" de Gerson Lodi-Ribeiro

O protagonista está tentando entender por que a ponte que levava ao lar dos elfos em Valmar desapareceu. Será que os orcs saíram de Morgoth e atacaram a cidadela? Essas e outras respostas não tão claras quanto parecem.



Sinopse:


Seria essa uma homenagem à obra de J.R.R. Tolkien? Descubra neste conto do veterano autor de FC Gerson Lodi-Ribeiro.





Se você não conhece o trabalho de Gerson Lodi-Ribeiro, não sabe o que está perdendo. Um autor que possui uma habilidade ímpar em contar histórias de todos os estilos possíveis. Pior que ele me colocou em uma sinuca de bico para poder resenhar esse conto sem dar spoilers. Mas, vamos tentar. Neste conto, Lodi emula a estética tolkieniana com palavras rebuscadas e construções frasais clássicas. Tudo transborda fantasia clássica. Se eu tirar o fato de que a narrativa é contada em primeira pessoa, daria para confundir bem a escrita dele com a de um autor de fantasia da era clássica. As grandes descrições, os momentos de reflexão, o monólogo interno; está tudo ali.


Dá para perceber que o autor tem um ótimo conhecimento sobre a obra de Tolkien. O personagem é um viajante que está em uma aventura como batedor. Não há a necessidade de se trabalhar o histórico do personagem. Isso faria com que a narrativa ganharia uma barriga desnecessária para a história. Não temos outros personagens presentes na narrativa (somente lá pela segunda metade do conto), então o autor precisa trabalhar muito com os monólogos internos e com o fluxo de pensamento. É complicado fazer isso e manter o interesse do leitor na narrativa. Mas, ele consegue fazer isso sem perder demais o ritmo. Mesmo assim ainda achei o encadeamento de palavras rápido, o que até é contrário ao estilo de Tolkien que é mais lento e truncado.


Quando o plot twist aparece mais para a frente e define a segunda metade do conto, ele vem de forma surpreendente. Eu comecei a desconfiar no momento em que o personagem chega à cidadela, mas não imaginava que ele faria da forma como fez. Para mim, a escolha foi genial. Só me incomodou um pouco a quantidade de informação que ele precisou entregar para o personagem em um curto espaço de tempo. Para um conto eu achei informação demais. Mas, sem essa informação ele não teria alcançado o seu objetivo. É um equilíbrio complexo de ser realizado. No geral, eu gostei da narrativa com algumas ressalvas. E recomendo demais vocês conhecerem o material do Lodi.










Ficha Técnica:


Nome: Intruso em Valmar

Autor: Gerson Lodi-Ribeiro

Editora: Draco

Número de Páginas: 32

Ano de Publicação: 2012


Avaliação:


Link de compra:

https://amzn.to/32GkPZq










0 comentário