• Paulo Vinicius

Resenha: "Danilo e o Evento de Anime" de Anderson Assis

Um evento de anime está para acontecer em Santa Cruz. Cara... um evento de anime!!! Algo totalmente incomum no bairro. Danilo exclama feliz enquanto se organiza junto com seus amigos para ir ao evento. Entre a ansiedade e outras emoções, ele se prepara para o grande dia.

Sinopse:


Essa é uma história sobre a paixão pelo Just Dance. O amor pelo Cosplay. Um mundo de tribos e costumes. E acima de tudo... Uma história sobre amizade e diversão!

Apaixonado por anime e mangá, mas principalmente amante inveterado do jogo Just Dance, Danilo não consegue acreditar, quando recebe um panfleto na porta da escola, e percebe que terá finalmente a oportunidade de ir a um evento de anime. Ávido por cada detalhe, ele pesquisa cada atração e atividade e se vê esperando ansiosamente pelo grande dia.




Quando eu era mais novo, uma das minhas grandes alegrias era planejar a ida a um evento de anime junto de meus amigos. Explorar os stands de CDs com animes que eu nunca vi, as competições de Dance Dance Revolution (a moda da época), os cosplays e cantar as músicas dos animes que a gente curtia. Sempre era uma experiência única. Mas, admito falar de um lugar social na época que tinha eventos de sobra: por muitos anos morei na zona sul do Rio de Janeiro e os eventos pipocavam para todos os lados. Hoje que eu moro na zona oeste eu entendo perfeitamente as dificuldades dos otakus por aqui. Realmente era algo bem difícil de acontecer. Anderson Assis consegue transportar essa emoção para as páginas do livro. 

Danilo é um menino de Santa Cruz e está todo empolgado porque vai acontecer um evento chamado Anime Point. Ele chama seu amigo Mateus e sua amiga Agatha e juntos combinaram de se encontrar lá. Entre a ansiedade de ir ao evento e toda a espera, ele começa a perceber que tem sentimentos sendo desenvolvidos por sua amiga Agatha. A partir de então vamos ver como o evento vai correr e como nossos amigos vão vivenciar a experiência toda. 

O autor fez uma grande homenagem ao Anime Point, um evento de anime que acontecia no bairro de Santa Cruz. Foi o lugar onde ele conheceu animes e pessoas que curtem animes. O livro consegue transmitir para nós esse sentimento de carinho do autor pelo evento. Cada descrição é perfeitamente entendida por aqueles que realmente curtem ir a eventos ou até quem curte animes em geral. Os action figures à venda, a emoção de encontrar pessoas que compartilham de nossos gostos. Tudo está ali. É uma escrita bem emocional e talvez essa espontaneidade na maneira de apresentar a narrativa a torna tão gostosa. Esse é um daqueles livros que você consegue facilmente ler em uma sentada e não vai se arrepender de ter passado um tempinho com ele. 

Os personagens são muito agradáveis e verossímeis. Acho que o Anderson deveria investir em uma história com eles. Teria tudo para ter aquele clima gostoso e divertido que a Rainbow Rowell impõe em suas histórias como Fangirl ou Universos Afins. São livros que conquistam o público porque falam a um nicho cada vez maior de pessoas que curtem cultura geek ou que desejam uma história repleta de elementos nostálgicos (como eu). Caberia um espaço maior a ser desenvolvido e até para o autor criar outras tramas. Tudo envolvendo o amor por animes. Acho que o Anderson é a pessoa ideal para isso. Porém, ele precisa trabalhar um pouco na questão dos diálogos. Alguns deles parecem um pouco forçados. Em certos momentos parece que o personagem está ditando uma fala e não conversando com naturalidade. É algo facilmente ajustável, bastando encontrar a voz dos personagens. 

Para quem procura uma leitura leve e divertida, Danilo e o Evento de Anime é o livro para você. Repleto de referências da cultura de animes, Anderson faz uma ode a estes eventos. Tenho certeza de que o Anime Point deve ter formado uma série de novos fãs de animação japonesa e cultura geek em geral. 



Ficha Técnica:

Nome: Danilo e o Evento de Anime Autor: Anderson Assis Editora: Editorial Oeste Gênero: Romance/Cotidiano Número de Páginas: 63 Ano de Publicação: 2018

Link de compra:  https://amzn.to/2IbrNte


Tags: #daniloeoeventodeanime #andersonassis #editorialoeste #animes #mangas #amizade #amor #encontro #relacionamentos #amoleituras #loucosporlivros #igliterario #leianacionais #leianovosbr




ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.