top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "Battle Angel Alita vol. 3" de Yukito Kishiro

A chegada do dr. Desty Nova sacode de vez a vida de Alita. Na edição anterior uma pessoa importante de sua vida é morta de uma maneira trágica. E ainda temos a ameaça de Zapan que agora tem um corpo de berzerker e está sedento pela morte de nossa protagonista.

ATENÇÃO: SPOILERS DE EDIÇÕES ANTERIORES!!


Sinopse:


Zapan desperta num corpo de berserker e sai ensandecido em busca de Alita. Agora, além de precisar derrotar um inimigo determinado, forte e descontrolado, Alita também tem que lidar com o desprezo da população, cansada do caos das batalhas entre o demônio e a garota.





ATENÇÃO: SPOILERS DE EDIÇÕES ANTERIORES!!!



Por conta de vários compromissos acabei tendo uma longa distância entre as leituras dos vols. 2 e 3 e tinha esquecido de o quanto o roteiro de Yukito Kishiro era veloz. Alita é um mangá que fala de uma série de temáticas como uma garota buscando o seu lugar no mundo, um regime opressor e uma cidade da sucata ao mesmo tempo em que coloca questões existenciais como o bem e o mal e o ciclo de violência. Se posso dizer uma coisa, Kishiro resume a própria essência da narrativa oriental em que ele soma ação, entretenimento e temáticas importantes. O leitor vai ter em mãos um mangá de mais de quatrocentas páginas que pode ser lido em pouquíssimas horas. E mesmo tendo uma narrativa que pode ser meio melancólica em alguns momentos, ela consegue manter o aspecto diversão em alta.


Terminamos o volume anterior descobrindo que o dr. Desty Nova e seus lacaios estão com os restos do dr. Ido que foi morto por Zapan, segundo ele. Tudo o que restou a Alita foi uma caixinha com pedaços de seu corpo. Isto deixa a nossa menina-robô desesperada e ela entende a participação direta de Nova em toda a tragédia e parte para o ataque. Só que vemos que se livrar do esquivo médico fugitivo de Zalem é mais complicado do que parece e seus lacaios são duros na queda. Nova oferece a Alita uma possibilidade de se vingar de Zapan que está com um corpo cibernético extremamente avançado e poderoso. Um berzerker assim como ela e que consegue fazer frente mesmo aos Deckman que patrulham a Cidade da Sucata. Zapan se revela um oponente formidável e está matando e destruindo um por um todos aqueles que se envolveram com Alita em uma maré de vingança, sangue e morte. Como Alita fará para se livrar de um adversário tão poderoso?


Desde a segunda edição pudemos ver Kishiro destruindo todo o núcleo afetivo e familiar de Alita. Retirando um por um todas as bases que a fizeram mais humana e levando-a a se tornar uma guerreira sem alma. Primeiro tirando sua possibilidade de uma vida feliz e pacata, depois transformando seu corpo em uma máquina de luta e por fim matando aquele que lhe ensinou o que é o amor de um pai para uma filha. No começo deste terceiro volume Kishiro parte para sua tacada final na queda do anjo de combate que é destruir sua própria vontade de viver. Alita fica sem chão com a perda de Ido e isso a leva ao seu limite. A guerra contra Zapan também é uma guerra contra si mesma. Indiretamente Alita é responsável pela transformação do mercenário. Então tudo o que Zapan faz acaba recaindo em uma noção de responsabilidade da parte dela. Sem falar no fato de que Alita enxerga em Zapan uma espécie de espelho de si mesma. Sem remorsos, sem moral, apenas matando porque assim pode fazer. Desde o volume anterior que Alita se questiona se seu destino é sempre estar no campo de batalha, principalmente por causa do seu treinamento e de suas habilidades ocultas. Matar Zapan se torna o último fio que a prendia ao mundo material. E depois que ela perdeu Ido tal postura se reforça ainda mais.

A arte de Kishiro para essa edição está muito boa apesar de confusa em alguns momentos. Sabe quando você gosta, mas tem sempre margem para fazer uma ou outra crítica? A abordagem de Kishiro é bastante voltada para a ação e ele tem problemas quando são cenas mais intimistas ou contidas. O leitor sente uma dificuldade do autor em ser mais sério, e ele sempre quebra o ritmo da cena com alguma tirada humorística ou momento fofo da personagem. Em determinadas cenas, isso faz com que a situação em si perca a força narrativa que ela teria se Kishiro mantivesse a estabilidade do que estava falando. Isso se repete em pelo menos quatro ou cinco situações dignas de nota. Uma quando Alita se encontra próximo ao bar conversando com Shumira e outros conhecidos; outra quando ela está ao lado de Fogia (tem repetidas situações) e mais adiante quando ela está se preparando para o combate contra Barjack. É preciso dosar esse tipo de interações porque causa impactos na maneira como o leitor encara a situação. Se tiramos o peso do que está sendo realizado, o acontecimento se torna bobo e sem importância. Não há problema em quebrar uma cena mais pesada; mas é preciso saber o timing certo.


Algo em que Kishiro é insuperável é nas cenas de ação. Uau, o domínio que ele tem de tudo o que diz respeito ao sequenciamento de como coisas explodem, corpos se movem. Os golpes do panzer kunst da Alita são simplesmente belos. Não há como dizer como ela se move com beleza e letalidade. Por outro lado temos Zapan sendo uma força brutal pura e simples. Tudo o que ele faz é com extrema violência, arrancando membros e usando rajadas energéticas poderosas. Quando ele abre asas para voar é algo maravilhosamente terrível; imagine um tipo de borboleta com um sorriso maníaco no rosto. O emprego que ele faz de passagens de ação para ação e das linhas cinéticas é eficiente. E Kishiro faz isso parecendo ser simples, mas ele precisa levar tantas variáveis em consideração que é assustador.


Alita também é criticada por aqueles a quem ela tanto se esforçou para defender como o pessoal do bar e a Shumira. Eles a renegarem foi uma dor profunda em seu coração dado os sofrimentos pelos quais ela passou nos últimos tempos. O quanto ela precisou sacrificar. Alita se questiona sobre os motivos que a levaram a lutar tanto se as pessoas entendem que ela é a real culpada por tudo aquilo de ruim que aconteceu na Cidade de Sucata. Nova brinca com a ideia de karma, de que tanto ela como Zapan precisam superar suas devidas questões: Zapan por ter incorporado em seu íntimo uma noção de inferioridade, principalmente em relação a Alita e Alita de ter estado presente na morte de pessoas queridas. Sempre volta ao íntimo de Zapan a morte de Sara, cuja responsabilidade foi dele mesmo em um momento de explosão. Para Alita, Ido sempre volta como alguém que está em seu coração. E a responsabilidade pelos fatos que se sucederam na Cidade da Sucata.

Conhecemos um pouco mais do mundo criado por Kishiro e que está do lado de fora da Cidade da Sucata. Claro que ainda é pouco e se parece mais com uma paisagem desértica e parcamente habitada. É dentro dessa região tão cruel que habita uma organização chamada Barjack que se coloca contra a dominação vinda de Zalem. Voltamos àquela discussão do primeiro volume de uma cidade no céu que é vigilante e voltada apenas para pessoas privilegiadas. E que com seus punhos de ferro e tecnologia avançada, conseguem manter os povos da superfície em rédea curta. Algo feito através dos guardiões na ponta da cidade celeste que destroem aqueles que ousam alçar voo sem autorização e pelos Deckman que criam um rígido sistema de vigilância. O surgimento de um ser cibernético chamado Den (que se parece com um enorme centauro) coloca tudo em xeque. Primeiro porque ele consegue derrotar facilmente todos aqueles que Zalem enviou para destruí-lo. Mas também porque Den é carismático o suficiente para conseguir até mesmo atrair seus inimigos para o seu lado. Seu discurso é fácil de ser entendido e visa uma igualdade social que ninguém mais consegue prometer. Mesmo os mais covardes, preocupados com sua própria sobrevivência se apoiam no poder de Den.


Esse terceiro volume tem seus altos e baixos e é voltado para trabalhar a personalidade de Alita. Tirá-la de suas raízes e levá-la a um novo ponto onde ela precisa amadurecer e questionar qual é o seu papel no mundo. Entender se ela é realmente uma máquina de combate ou se ela se importa com aqueles que a cercam. Se Alita deseja se tornar uma pessoa solitária e não ferir ninguém no processo ou se ela se fere porque está sozinha em uma atitude pouco produtiva. Sem falar no dr. Desty Nova que ainda é um belo mistério para nós. O fato de ele ter muito conhecimento sobre Zalem e pouca ética o coloca como um wild card nesse momento da trama. Digamos que esse foi um volume de preparação para o explosivo quarto volume, o último.










Ficha Técnica:


Nome: Battle Angel Alita vol. 3

Autor: Yukito Kishiro

Editora: JBC

Tradutor: Arnaldo Masato Oka

Número de Páginas: 480

Ano de Publicação: 2018


Outros Volumes:

Volume 4


Link de compra:








ความคิดเห็น


bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.