top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "As Águas-Vivas não Sabem de Si" de Aline Valek

Em uma história sobre exploradores do fundo do mar, veremos o quanto o mar pode ser gigantesco e o quanto nós mesmos somos pequenos. Aline Valek nos mostra também que não estamos ainda preparados para estabelecer contato com outras civilizações.

Sinopse:


A três mil metros de profundidade, o oceano é um mundo sem luz, cheio das mais curiosas formas de vida e em sua maior parte inexplorado para quem vive na superfície. É nesse ambiente que mergulha Corina, flutuando no escuro como um astronauta no espaço, do jeito que gosta: cercada de água. Mas também perseguida pela sensação de que não deveria estar ali. Está sendo observada? Corina faz parte de uma equipe que pesquisa os arredores de uma zona hidrotermal com o objetivo de testar trajes especiais de mergulho. Cinco pessoas trabalhando isoladas, da superfície e umas das outras, numa estação a trezentos metros de profundidade. Como o abismo diante delas, escuro e insondável, cada uma dessas pessoas tem algo a esconder. Incapaz de afogar uma doença que pode pôr tudo a perder, Corina se vê obrigada a enfrentar seus dilemas e os dos colegas, em uma expedição liderada por um cientista com uma obsessão: encontrar inteligência no fundo do oceano. Uma história sobre mergulhar na solidão e ao mesmo tempo se cercar das vozes que pulsam no oceano. Uma história que convida a suspender o fôlego e a ouvir. Uma história que lança a inquietante dúvida: se as águas-vivas não sabem de si, sobre o que sabem então?



Ler esse livro foi uma experiência. Positiva, mas uma experiência. Isso porque eu fui fisgado de cara pela proposta apresentada na orelha pelos editores do livro. Cheguei até a imaginar que seria um daqueles livros de hard sci-fi que iria fritar os meus neurônios com tantas altas ideias. Mas, o que eu recebi ao final da leitura foram neurônios fritados, mas em outro sentido. A autora fez com que eu parasse e refletisse sobre alguns pontos da nossa própria existência como seres humanos. Fiquei extremamente satisfeito com uma leitura de alto nível dessas. Apesar de que eu sei que não é o tipo de leitura que vai agradar a todos.

Queria começar a resenha comentando sobre um dos pontos polêmicos acerca do livro: os capítulos narrados por animais marinhos. Muitos não gostaram e acharam que tira um pouco do foco narrativo. Eu acho justamente o oposto; esses são os capítulos mais ricos da história. A autora apresentou algumas propostas no início da narrativa que ela vai deslindando à medida em que a história vai se passando. Individualismo x coletivismo, viver sozinho x viver em grupo... Os capítulos narrados por estes animais servem para que possamos entrar na mente desses seres e perceber como o ser humano pensa de maneira diferente. Os belos cachalotes se comunicam através dos sons e entram em túneis formados por estes sons, produzindo uma bela melodia; os extintos azúlis viviam em uma sociedade complexa e organizada até que a evolução e o surgimento de outras espécies destruiu a sua existência, substituída pelos espectros; uma lula observa uma estranha luz e a pega por despertar sua curiosidade. Estes interlúdios são essenciais para trabalhar os pontos demarcados pela autora. Alguns deles não funcionam tão bem quanto outros. Para mim o interlúdio das cachalotes, dos espectros e dos azúlis funcionaram muito bem... até o das águas-vivas me chamou muita atenção. Principalmente porque este último tem relação direta com a trajetória de Corina.

Algumas falas da autora são extremamente interessantes. O fato de sempre pensarmos as raças alienígenas como humanóides é pura arrogância do homem. Por que a forma humanóide é tão perfeita? E você aí? De que maneira imaginou os azúlis? Ou então a colocação dela em vários momentos de que o homem não deveria estar ali no fundo do mar. De certa forma podemos levar isso para a exploração espacial. Por mais que nos esforcemos, alguns tipos de ambientes não foram feitos para abrigar humanos. Talvez outras formas de vida estejam muito próximas de nós e sejam tão diferentes que não somos capazes de nos dar conta disso.

"A composição da água é parte oxigênio, parte hidrogênio, dizem, mas não sabem que é também parte memória. Cada pequeno evento em bilhões de anos ficou gravado em mim, desde os ruídos das arqueias flutuando solitárias em um mundo muito antigo até a primeira vez que um submarino tripulado chegou ao ponto mais fundo do oceano."

Adorei também a dicotomia entre individualismo e coletivismo. Em nenhum momento a autora defende um dos lados, mas apresenta ali os prós e os contras. Ou melhor, apresenta como ambos são diferentes. Corina passa boa parte da história tentando se manter isolada, mas quanto mais ela se esforça, mais as pessoas se socializam com ela. Quando ela percebeu que passou a depender muito das pessoas, ela acaba por tomar uma resolução egoísta no final. O ambiente claustrofóbico da estação marítima acaba fazendo com que estes seres humanos que coabitam um mesmo lugar sejam obrigados a sair de suas conchas e se relacionar com os outros. Mesmo que todos eles tenham esqueletos no armário. Em vários momentos, o leitor fica desconfortável com aquela situação... quando Corina acaba tomando certas atitudes impulsivas a história começa a andar mais rapidamente e as situações que ela cria acaba obrigando os demais personagens a tomarem alguma decisão.

A narrativa da autora é em terceira pessoa apesar de em alguns capítulos ela dar pistas de que poderia ter usado uma narrativa em primeira. Mas, acho que da maneira como ficou, está excelente. A escrita da autora é bem visual e consegue fazer o autor sentir a imensidão do oceano. O leitor realmente se sente pequeno diante daquele universo repleto de vida e inimaginável ao mesmo tempo para nós. Alguns trechos são um pouco mais truncados e exigem bastante da sua atenção. Principalmente os trechos em que ela fala a partir do ponto de vista das criaturas marinhas. Ou seja, a escrita flui, mas não com tanta facilidade. Mas, ela acaba recompensando o leitor ao final.

Os personagens secundários são muito bem construídos. Seus dramas e problemas ajudam para fomentar a claustrofobia da estação onde eles se encontram, o que é essencial para a trama. Eles formam aquele núcleo e para o bom funcionamento da estação é necessário que todos funcionem adequadamente. Mas, isto é o que menos acontece e os problemas acabam se acumulando até estourar completamente em algo irreversível. O curioso é que a história começa bem realista e pouco a pouco ela vai tomando outros rumos até alcançar um nível fantasioso. É curioso como a autora vai construindo esse cenário pouco a pouco, inserindo elementos fantásticos aqui ou ali até formar um conjunto indissociável. Ao final eu não sou capaz de separar uma coisa da outra.

O final acaba sendo previsível. Não no sentido ruim do termo. Isso porque ao percebermos a jornada de Corina, acabamos imaginando o que vai acontecer a ela. Ela não esconde isso em nenhum momento. O leitor é que acaba torcendo por alguma mudança dela ou alguma redenção ou salvação, mas ela não deixa essa brecha. Corina vai se tornando muito semelhante ao dr Martin com o passar do tempo. Mas, enquanto que o último se acovarda, ela permanece porque ela sabe que não tem nada a perder no final. Não vou dizer o que é para não soltar spoilers, mas eu me vi entristecido pela personagem seguir aquilo que ela sentia.

"Falando desse jeito parece até que a gente é um bando de iniciantes que nunca lidou com imprevistos. Só tem macaco velho aqui, então vamos ser profissionais, que tal?"

A edição é bonita e elegante. A imagem de capa realmente chama a atenção do leitor com um uso de cores fortes como o azul-escuro e o laranja. A fonte é agradável aos olhos e não cansa o leitor.

As Águas-Vivas Não Sabem de Si é um livro surpreendente de ficção especulativa que merece a sua atenção. A autora apresenta muitas ideias extremamente reflexivas ao longo das páginas que fazem o leitor parar para pensar em noções que temos como naturais. A escrita é instigante e os personagens possuem um nível de sensibilidade e humanidade palpável que vão fazer o leitor se apegar a eles. Os capítulos do ponto de vista das criaturas são um espetáculo à parte.










Ficha Técnica:


Nome: As Águas-Vivas não Sabem de Si

Autora: Aline Valek

Editora: Rocco

Gênero: Ficção Científica

Número de Páginas: 280

Ano de Publicação: 2016


Link de compra:















bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.