• Paulo Vinicius

Resenha: "Aquecimento Global (Em Fogo Alto)" de Rodrigo Rahmati

Em um determinado dia de inverno, o planeta é assolado por um calor avassalador que varre as pessoas. Só resta nossa protagonista. Agora ela precisa lidar com esse novo e assustador mundo desprovido de pessoas.

Sinopse:


Depois da onda de calor mais extrema já registrada, surge uma surpresa perturbadoramente patética. A realidade, afinal, pode ser mais surreal do que você supõe. Confira nesse conto fantástico de Rodrigo Rahmati.




Neste conto temos a história de uma personagem que se vê diante de uma catástrofe ambiental. Sem contar muito da história, ela desperta um dia para um mundo sofrendo com uma temperatura muito elevada e as pessoas começam a morrer por conta desta alta temperatura. Aparentemente apenas na casa dela fazia uma temperatura gelada. Um dado momento ela desmaia para acordar em um mundo em que todos estão mortos e ela encontra uma pessoa.

Aqui eu ressalto a qualidade da escrita do Rodrigo Rahmati porque se analisarmos a história superficialmente, ela parece bem simplista. Mas, existem vários elementos escondidos entre as linhas. Por exemplo, por que a casa da protagonista era gelada? Depois acontece O Dia em que as pessoas acabam morrendo por conta do calor. Por que apenas ela sobreviveu? E ela sobreviveu mesmo? O aparecimento da outra pessoa depois suscita ainda mais questões para gente. Mas, se analisarmos apenas por cima dá para entender que o autor quis comentar sobre como somos pequenos diante do plano cósmico. Sempre nos achamos protagonistas do universo, mas será que assim somos ou somos apenas mais um entre inúmeros outros seres? É uma história que nos coloca no chão, nos faz perceber que é preciso pensar macro. Em inglês: humbling. Não tem uma tradução precisa que mantenha a essência dessa expressão.

A escrita do autor é muito boa com descrições bem vívidas sobre o que acontece ao redor da protagonista. É uma narrativa em primeira pessoa e muito bem executada pelo autor. Ele consegue explorar o elemento mais interessante deste tipo de narrativa: a falta de confiabilidade no narrador. Ela dá muita margem para que duvidemos daquilo que está acontecendo. E isso dá toda uma outra profundidade para o que está sendo apresentado. Essa resenha vai ficar pequena, porque qualquer coisa que eu disser eu posso estar estragando a diversão de você, leitor, diante desse pequeno, porém incrível conto.

Ficha Técnica:

Nome: Aquecimento Global (Em Fogo Alto) Autor: Rodrigo Rahmati Editora: Draco Gênero: Ficção Científica Número de Páginas: 12 Ano de Lançamento: 2016

Link de compra: https://amzn.to/2LMoSJ0


Tags: #aquecimentoglobal #rodrigorahmati #contosdodragao #editoradraco #sobrevivencia #familia #impacto #clima #ficcaocientifica #scifi #amoscifi #leiascifi #igscifi #historiascurtas #contos #leianacionais #leianovosbr #ficcoeshumanas





ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.