• Paulo Vinicius

Resenha: "Analogia" de Jana P. Bianchi

Um pequeno globo de vidro com um navio em seu interior vai levar o nosso protagonista a uma viagem incrível. Acompanhe-o em incríveis aventuras.




Este conto pertence a uma revista que publica contos de fantasia e ficção científica. A revista Trasgo já está a algum tempo no mercado e ela esteve um tempo sendo publicada na Amazon e agora voltou a um formato possível de ser baixado. Para aqueles que se interessarem a url é:

Revista Trasgo

A infância é algo precioso. Quando crescemos acabamos deixando nossa inocência e nosso pensamento fantástico de lado para dar espaço para as responsabilidades que se avizinham. Mas aquela magia da infância sempre fica no nosso íntimo, nos cutucando em alguns raros momentos de nossas vidas. Jana quis trazer um pouco dessa magia infantil à tona neste conto que demonstra como a escrita da autora evoluiu bastante desde Lobo de Rua.

A história é sobre um menino e seu globo de vidro com um barco dentro. Este globo lhe foi entregue por um mendigo na rua que disse que este objeto possuía poderes mágicos. A princípio o menino achou uma completa bobagem e o mendigo não explicou ao menino a natureza dos poderes deste globo. Mas, à medida em que alguma coisa acontecia na vida do menino, algo acontecia no mundo interior do globo: chovia, caía uma tempestade, o barco ficava em polvorosa. A história acompanha todos os momentos da vida do menino enquanto ele vai crescendo e como o globo vai reagindo a cada um destes momentos. Aos poucos o globo vai deixando de responder, pois o menino chega a uma fase adulta em que se casa e sua visão de mundo agora é diferente. Mas, um certo dia... deixarei para que vocês leiam mais no conto da autora.




Adorei o tom da história. Por ser uma história auto-contida, a autora não se preocupa muito com a construção de personagens e nem deve. O que vale aqui é muito mais a mensagem por trás da história do que os personagens em si. Achei que Jana poderia ter ousado um pouco mais, mas no geral o enredo está fantástico. Realmente a autora conseguiu passar aquela impressão de uma jornada de crescimento e como as pessoas vão perdendo a magia lentamente. Esse processo é bem gradual e vai sendo apresentado a partir das vivências do menino. A relação entre o menino e o globo são muito bem ilustradas e as imagens que aparecem dentro do globo ilustram este fato perfeitamente.

O tema do conto é a perda da inocência. Em um mundo que é cada vez mais cético, um pouco de magia em nossas vidas se torna essencial para que possamos manter um modicum de sanidade. Somos tolhidos por um mundo que acaba por fazer com que coloquemos os pés no chão e deixemos de lado este lado mágico e inocente. Talvez por isto que nos encantemos tanto com as crianças que conseguem criar um mundo só delas. Esta é a propriedade por trás dos poderes do globo. Trazer à tona o que nossas mentes imaginam através de um objeto fantástico. Mesmo nas situações tristes o globo fazia aparecer algum aspecto da imaginação do protagonista. Como o título do conto sugere, o globo funciona como uma analogia à vida do personagem.

Não há muito o que se falar a respeito do enredo pelo tamanho da história. Mas eu gostei bastante de como a autora experimentou sua escrita em outro gênero. A autora decidiu sair um pouco da fantasia urbana para experimentar algo no realismo fantástico. E eu senti que ela foi bem sucedida na empreitada. Certamente os personagens da Galeria Creta irão viver inúmeras histórias ainda, mas através de Analogias a autora conseguiu demonstrar que ela pode arriscar algumas outras coisas. Recomendo bastante a leitura.



Ficha Técnica:


Nome: Analogia

Autora: Jana P. Bianchi

Faz parte da Revista Trasgo vol. 9

Editora: Revista Trasgo

Gênero: Fantasia

Ano de Publicação: 2016


Avaliação:




Tags: #analogia #janapbianchi #infancia #crescimento #amadurecimento #inocencia #magia #ceticismo #fantastico #fantasia #amofantasia #leiafantasia #ficcoeshumanas

ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.