• Paulo Vinicius

Resenha: "Alice no Fim do Mundo" de Soraya Coelho

Flávio está voltando para casa junto dos amigos quando ele encontra uma estranha mulher que o manda seguir uma estrada. É então que ele vai encontrar uma menina chamada Alice no Fim do Mundo. 

Sinopse:


Só há um caminho a seguir: pela estrada de tijolos vermelhos. E ao final dela, sempre aguardando, está Alice. Se você está diante dela, acredite, está prestes a receber seu julgamento.




Gente, esse ebook eu não vou contar muito sobre o que é a história. Porque o conto é pequeno e cada detalhe dele importa para ele te dar o impacto necessário. O que se destaca na escrita da Soraya é a capacidade que ela tem de te fazer imaginar a cena a partir de poucas palavras. Além disso, cada frase possui muitos significados. Isso porque há um forte simbolismo em tudo o que está acontecendo. Se um personagem está conversando com outro, esta cena não é apenas uma conversa. Existem outras sensações perpassando o ambiente... seja uma folha caindo, uma gota de orvalho atingindo o chão. Toda a descrição feita pela autora compõe o todo e caso você perca algum detalhe, retorne o parágrafo, leia novamente, para entender o todo. 

Esse conto fala sobre o que acreditamos que vai acontecer conosco após deixarmo este mundo. Iremos para o céu? Para o inferno? Para algum lugar além? Quem encontraremos no fim do mundo? Essa é uma discussão antiga e que nos aflige quanto mais vamos ficando velhos. O temor da morte e do que vem a seguir cria um medo naqueles que percebem que sua existência neste mundo é efêmera. Já parou para pensar em quanto somos insignificantes diante da longevidade do universo? O que somos diante da criação? Talvez sejam estas as perguntas feitas pelo personagem quando se depara com o inevitável. Alice seria o inevitável. Para ele. 

Outro tema explorado por Soraya é como imaginamos ser aquilo que vem depois. O pós-morte é igual para todos ou é apenas uma interpretação individual de uma realidade transcendental. Muitos artistas, entre pintores, escritores e escultores, já tentaram representar o que seria esse mundo edênico que viria no fim da vida. Talvez a versão final seja algo mais simples e intimista para cada um de nós. Ou talvez nem haja nada no fim de tudo e sejamos apenas adubo para gerar novas vidas. Sei que este conto foi aquela pílula rápida e reflexiva de felicidade que às vezes é necessário para todos. 


Ficha Técnica:

Nome: Alice no Fim do Mundo Autora: Soraya Coelho Editora: Auto-publicado Gênero: ???? Fantasia????  Número de Páginas: 16 Ano de Publicação: 2016 Link de compra: https://amzn.to/2BqFlPq


Tags: #alicenofimdomundo #sorayacoelho #vida #morte #alem #humano #existencia #loucosporlivros #amoleitura #igliterario #leianacionais #leianovosbr #ficcoeshumanas







ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.