• Paulo Vinicius

Resenha: "A Todo Vapor" de Eneias Tavares, Fred Rubim e Vitor Berserk

Atualizado: 5 de Jul de 2019

Eneias Tavares explora alguns dos personagens que ele apresentou em A Lição de Anatomia do Temível Doutor Louison. São várias histórias curtas que contam com a excelente arte de Fred Rubim. 

Para quem não conhece, A Todo Vapor é uma websérie em quadrinhos baseada no universo de A Lição de Anatomia do Temível Doutor Louison. Nestas histórias curtas, Eneias Tavares aproveita para aprofundar alguns dos personagens que ele menciona no romance. Vemos Juca Pirama, Capitu entre outros. É uma excelente maneira de manter vivo este mundo tão curioso criado pelo autor. 

O roteiro das narrativas é bem preciso e nada mais é do que uma pílula de aventura. Curti muito a releitura que o Eneias fez na personagem da Capitu tornando-a uma mulher empoderada que busca resolver situações complicadas. Capitu ficou muito bem desenvolvida e o roteiro destaca os aspectos psicológicos da protagonista. Outros personagens como Bento Alves ganham destaque também mostrando suas aventuras regadas a elementos estranhos. No caso de Bento, temos uma clara inspiração às histórias de Lovecraft com a presença de Azathoth. Outros personagens são revisitados como a misteriosa Vitória Acauã. A história curta aproveita para analisar uma outra faceta da personagem. 

A arte do Fred Rubim continua muito boa. Já havia gostado bastante de sua arte em Le Chevalier Nas Montanhas da Loucura. Muito detalhada e explorando elementos do cenário, aqui ele aproveita para trabalhar mais nos personagens e em suas expressões. A palheta de cores vai bem para a escura e eu achei algumas cenas um pouco claustrofóbicas. Mas, no geral dá para curtir muito as aventuras. Tenho que destacar a Brincando de Abracadabra em que vemos a habilidade em detalhes do Fred ao lidar com uma página formada por nove quadros em que tudo é importante no cenário para a composição da cena. O outro é A Busca Marítima por Azathoth simplesmente pelos grandes espaços e a maneira como o todo foi aproveitado. 

Como qualquer coletânea sempre vai ter aquela história que você vai curtir mais do que as outras. E isso é assim por aqui. No entanto, toda a experiência de uma websérie é muito válida e o roteiro e a arte estão soberbos. Com certeza vale a pena você tirar alguns momentos da sua vida para ler algumas destas histórias. O próprio projeto em si é muito ousado e é algo que eu espero do autor: inovação, criatividade.

Ficha Técnica:

Nome: A Todo Vapor (5 histórias curtas) Autores: Eneias Tavares e Felipe Reis Artista: Fred Rubim Editora: Auto-Publicado Gênero: Ficção Científica Número de Páginas: 4 cada história Ano de Publicação: 2018


Avaliação:





Tags: #atodovapor #eneiastavares #fredrubim #vitorberserk #steampunk #webcomics #personagensclassicos #bento #vitoriaacaua #hqs #amohqs #leiahqs #ighqs #leianovosbr #leianacionais #ficcoeshumanas




ficções humanas rodapé.gif

Todos os direitos reservados.

Todo conteúdo de não autoria será

devidamente creditado.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

O Ficções Humanas é um blog literário sobre fantasia e ficção científica.