top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "A Morte da Terra" de J.H. Rosny Aîné

Uma distopia que se passa muitos milênios no futuro, A Morte da Terra nos apresenta os últimos dias da humanidade em um mundo completamente desfigurado. Estaremos vendo a morte dos homens?


Sinopse:


O futuro chegou. A água abandonou a Terra e o planeta é uma imensa planície seca e deserta. Não há rios, nem lagos, nem mares. Há apenas alguns oásis onde os Últimos Homens levam uma vida apática e resignada. Os animais estão todos extintos - a não ser grandes pássaros que evoluíram a ponto de se comunicarem telepaticamente com os humanos que restam. Os constantes terremotos que acontecem nesta Terra árida vão destruindo, lentamente, a pouca água dos poços. Ao mesmo tempo, os Últimos Homens vêem a aparição lenta, mas persistente, de uma nova forma de vida: os Ferromagnetos, que parecem estar crescendo e se tornando mais rápidos. Enquanto as pessoas perdem cada vez mais a esperança, o jovem Targ é o único que mantém a fé de que seus semelhantes poderão voltar a viver em um lugar agradável e fértil.

Terá ele razão? Ou será o fim dos humanos sobre a Terra?




Os últimos dias da humanidade


Já li diversas histórias sobre o futuro da Terra: distopias, utopias, explorações espaciais, mundos transfigurados. A história escrita por Rosny Aîné é bem impactante no sentido de que ela é um belo soco no estômago. Uma distopia com um nível de dramaticidade e melancolia que eu pouco vi em outras obras. Desde o primeiro parágrafo o autor consegue nos tocar com uma escrita que em nenhum momento te dá esperanças. O que ela te dá, toma em dobro poucas páginas depois. Não se engane: o título do livro é a tônica da obra. Portanto, das distopias que eu já li até hoje, essa é a mais poderosa e aquela do qual não há luz no fim do túnel.


Estamos falando de uma obra cuja publicação data de 1910. E mesmo assim ela consegue ser tão atual em um momento em que falamos de alterações climáticas e qual é a culpabilidade do homem em tudo o que está acontecendo em nosso planeta. Ao longo da narrativa, vemos como o autor despreza o homem pelo seu papel na destruição do planeta. Ele não alivia em suas palavras: o homem é considerado um parasita da Terra. Acompanhamos a vida do oásis das Terras Vermelhas. Muitos milênios no futuro, o planeta foi devastado por catástrofes naturais. Com sua exploração dos recursos naturais, os animais foram morrendo lentamente até não restarem mais nenhum... somente os pássaros restaram e estes ganharam inteligência e os homens acabaram por não mais desejarem se alimentar deles. A água, tão abundante no planeta, escasseou e agora representa menos de 1/4 do mundo. O cenário é formado por desertos sem vida por toda a parte onde com recursos tão pequenos o controle populacional se tornou estrito.


"Nas condições atuais do ambiente, o homem, não tendo conseguido recuperar seus instintos, perdidos durante as eras de seu poder, via-se diante de fenômenos que os delicados aparelhos herdados dos ancestrais que não conseguiam captar, mas que eram previstos pelos pássaros."

Targ é o protagonista e aquele que representa aquilo que a humanidade ainda tem de esperança. Vemos os humanos conformados com um mundo terminal. Não há esperanças ou felicidade. Vive-se um dia após o outro. Os seres humanos agora possuem uma constituição frágil e permanecem em seus oásis. Viajar para longe desses assentamentos representa a morte. O planeta sofre com tremores de terra que podem matar essas pessoas. Surgiu uma nova forma de vida chamada de ferromagnetos, seres que se alimentam de ferro (inclusive do presente no sangue dos seres humanos). Inicialmente acredita-se que estes seres não eram muito inteligentes, mas isso vai mudando ao longo da narrativa.



"Os últimos dias eram um êxtase permanente, as noites eram sonos profundos como a morte. A ideia do vazio os deslumbrava, a alegria crescia até chegar ao torpor final."

A narrativa começa quando Targ encontra acidentalmente um depósito enorme de água potável. Isso representa a salvação de seu povo. Mas, diante de um planeta que agora parece se colocar contra a humanidade o quanto essa salvação é permanente? O número de homens diminuiu demais e qualquer catástrofe natural a mais pode mudar esse contexto completamente. O protagonista tem o que ainda resta de bravura e coragem do ser humano. Ele é o herói. Acredita que vai prevalecer no final. Faz aquilo que os seus pares não mais conseguem: ter expectativas sobre um futuro. Quando tudo for abaixo, Targ provavelmente seria o primeiro a acreditar ser possível reconstruir.


E é nesse sentido que a narrativa é tão pungente: Rosny Aîné vai destruindo a esperança do leitor. Pouco a pouco. Como Targ é um personagem empático, a gente segue junto dele acreditando ser possível ter um final feliz. E é aí que o autor age... as coisas simplesmente não dão certo. Cada fiapo de esperança é apagado a cada nova catástrofe. O próprio planeta não deseja mais a presença dos seres humanos. Tudo se encaminha para que esta realmente seja a última geração de seres humanos. Haverá alguma solução?


A escrita do autor é muito boa. Isso se deve também à ótima de Julia da Rosa Simões. Vale destacar também o prefácio escrito por Mia Couto que toca bastante nas temáticas exploradas ao longo da narrativa. Há também um posfácio escrito por Eduardo Bueno onde ele fala sobre o legad deixado por Rosny Aîné. O texto do autor parece atual, sem aqueles floreios típicos de textos do século XIX e início do século XX. A narrativa é bem dinâmica e os capítulos são bem pequenos. Ou seja, o leitor vai terminar o livro em poucas sentadas. Narrado em terceira pessoa, mas do ponto de vista de Targ, o leitor vai sendo conduzido por esse estranho mundo. Outro atrativo são as ilustrações de Rodrigo Rosa que busca captar todo o horror de um mundo decadente.


"Por que viver? Por que nossos antepassados viveram? Uma loucura inconcebível os fez resistir, durante milênios, ao decreto da natureza. Quiseram se perpetuar num mundo que não era mais seu. Aceitaram uma existência abjeta, somente para não desaparecer. Como é possível termos seguido seu lamentável exemplo? É tão doce morrer!"

Não quero comentar mais porque posso acabar soltando algum spoiler com surpresas preparadas pelo autor. Rosny Aîné é um contemporâneo de Verne e Wells ao qual pouco conhecemos. A Morte da Terra só havia sido publicado antes na coleção Argonauta e o outro livro do autor no Brasil é o famoso A Guerra do Fogo. A Morte da Terra é um ótimo livro para nos questionarmos qual é o nosso papel na destruição do planeta. Como os indicadores atuais da interferência do homem podem gerar algo tenebroso para os nossos descendentes. Que tipo de legado queremos deixar? Outro ponto é que provavelmente seremos vítimas dos nossos próprios descuidos, já que poderemos ser ultrapassados por outra espécie no futuro. Afinal, os dinossauros pareciam ser os donos do planeta em um momento... mas, tudo mudou. A Morte da Terra é uma leitura para todo o fã de ficção científica. É um livro que me emocionou quando eu cheguei ao final da trajetória de Targ. Quando a gente finalmente é vencido pela proposta do autor. Mesmo assim considero-o um clássico.












Ficha Técnica:


Nome: A Morte da Terra

Autor: J.H. Rosny Aîné

Ilustrador: Rodrigo Rosa

Editora: Piu

Tradutora: Julia da Rosa Simões

Número de Páginas: 128

Ano de Publicação: 2019


Link de compra:







0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.