top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "A Maldição do Lobisomem" (Crônicas da Lua Cheia vol. 1) de Clecius Alexander Duran

Alexandre é um funcionário público que trabalha em uma firma de advocacia. Mas, quando a lua cheia aparece no céu ele dá lugar a Solitário, um lobisomem faminto que precisa saciar sua fome para aplacar sua fúria selvagem.

Sinopse:


Desde muito antes da fatídica narrativa de Stevenson, o conto da dualidade de personalidades disputando um mesmo corpo vem fascinando a humanidade. Como seria o desenrolar dos eventos quando duas mentes de diferentes índoles assumem alternadamente o comando de um mesmo corpo? Seja em seu aspecto mais sombrio, seja em seu tom esverdeado mais pop, o dilema de O Médico e o Monstro nos desafia a imaginar como seria se nossa própria consciência nos tornasse meros espectadores de uma história de vida (ou morte) que se desenrola ao alcance de nossa percepção, mas sem nossa interferência? É fácil concluir que duas consciências distintas e antagônicas não podem conviver pacificamente num mesmo corpo. Esta é a história da disputa entre o homem e a fera e, no final, só pode haver um.




Drácula, Frankenstein e Mr. Hyde. Três mitos fundadores do gênero do terror. As histórias criadas a partir destes três arquétipos foram inúmeras girando do terror, à fantasia e até ficção científica. Esses são mitos antigos e já muito explorados. Então a pergunta é: como criar algo novo dentro de histórias que existem há mais de cem anos? Clecius Alexander Duran encontrou uma boa saída que ainda não havia sido tentada em uma história que tem muito a nos oferecer.

Usar o mito do médico e o monstro para construir a figura do lobisomem certamente foi algo extremamente criativo. Em um primeiro momento eu juro que imaginei que não daria certo. Mas, a ideia é colocada de uma maneira tão sutil que acaba ficando verossímil. Se formos parar para pensar um pouco, o lobisomem é a manifestação de nossa índole violenta sob a luz de Selene, a lua cheia. Oras, isso nada é além de que uma complexificação do mito do Mr. Hyde. Dar uma personalidade distinta ao lobo também ficou uma saída muito legal porque a gente percebe desde o começo que ele tem seus próprios objetivos. Achei que Clecius podia ter explorado mais este antagonismo entre Alexandre e Solitário. Um dos melhores capítulos do livro foi a busca incessante de Solitário pelo Exilado. Todo o resto acerca das habilidades e fraquezas do lobisomem já nos são conhecidas então não um motivo real para mexer nessa parte. Temos apenas um plus que é o que vai conduzir a mola propulsora para o final da história. Mas, não vou comentar muito para não estragar a história e também porque o autor deve trabalhar isso em outras histórias (ou não).

O que temos em A Maldição do Lobisomem é a história de Alexandre e como ele conhecer o motoclube que é a sua alcateia. A ideia de usar um motoclube para um espaço de reunião de lobisomens foi bem sacada, mas acho que o autor pode explorar outras possibilidades também. Mas, enfim, o uso do motoclube permitiu explorar a dinâmica de grupo e como o protagonista precisa superar sua tendência natural ao isolamento para poder aprender a viver coletivamente com sua maldição. Os personagens do motoclube são bem diferentes. Cada um deles pode gerar excelentes histórias mostrando suas origens e as atribulações de suas vidas duplas. Cada um deles possui voz distinta o que os torna mais ricos como personagem. O único que eu senti que ficou um pouco para trás foi Hardy. Imaginei que haveria alguma disputa entre dois personagens e Hardy agiria como o fiel da balança. Mas, tal não aconteceu. Poderia ter gerado algo bem explosivo.

A escrita de Clecius é muito boa e revela o conhecimento de vocabulário que o autor. Isso permite que o autor possa brincar bastante com as formas de apresentar as cenas e as situações. Senti somente alguns problemas no tocante à transição entre as formas de apresentar as cenas. O autor tem uma forte influência da escrita gótica típica de Mary Shelley ou de Stevenson e isso é visto nas linhas do livro. Os primeiros capítulos são bem tensos com uma construção de tensão e medo que a gente sente nos poros da pele. O perigo está à espreita e de caninos abertos. Mas, mais para a metade da história vemos momentos em que esse gótico passa para um informalismo do momento para o outro. É uma transição muito abrupta o que pode fazer o leitor ter um estranhamento na hora nesse sentido. É como se todo aquele clima de tensão quebrasse para atender a uma colocação mais irônica. Essas brincadeiras podem (e devem) ser usadas para quebrar o ritmo, mas precisam ser mais comedidas, caso contrário o espírito de terror que está sendo criado pode desaparecer por completo. Outro cuidado bem importante para o autor nesse sentido é com as brincadeiras feitas entre os personagens. Elas são necessárias sim, para demonstrar a relação de amizade e intimidade entre eles, mas quando elas ficam demais, isso prejudica também o rumo da história. Fica parecendo os filmes da Marvel que, para criar um momento hilário, empregam demais aquelas frases de efeito ou irônicas. Elas não podem ser A maneira para mostrar intimidade, mas UMA das maneiras para isso. Não ficou demais no livro do autor, mas teve um momento na segunda metade da história que elas começaram a ficar cansativas demais.

Quem busca uma narrativa de terror bem sangrenta, aqui está a sua pedida. Adorei que o autor não poupou esforços e nem aliviou na hora de apresentar a ação dos lobisomens frente aos humanos ou aos animais. Na primeira vez, eu precisei ler de novo para ver se eu entendi bem o que eu estava lendo. Não é muito comum. Achei demais. O autor não teve nenhum pudor em mostrar cenas violentas porque essa é a maneira como os lobisomens se alimentam. Eles não fazem um afago ou sugam a força vital: eles comem. As cenas de caçada também ficaram excelentes e o autor soube mostrar bem a maneira como os lobos se dividem, como eles realizam suas explorações e até a maneira como demarcam território. Achei também extremamente original a saída encontrada por Alexandre para não sair pelado após uma transformação.

A ambientação está muito boa também. Canso de ressaltar a necessidade de explorar mais as nossas cidades, o nosso país, que tem uma enorme riqueza de lugares que dariam ótimas histórias e o autor faz justamente isso. Demonstra até que ele conhece os lugares por onde Alexandre passou e em muitos detalhes. Nos sentimos completamente situados e mesmo quando temos uma cena mais lenta, apresentando o cotidiano do protagonista, tudo é feito de uma maneira magistral. Londrina, São Paulo e depois o interior de Goiás ganham vida nas mãos do autor. Mesmo quando se trata de um lugar mais afastado onde os lobos fazem suas caçadas, logo sabemos onde nos encontramos. Dá até mesmo um tom de lendas do interior do Brasil em alguns momentos quando alguma morte ou desaparecimento é colocado como sem explicação.

A escrita é construída em terceira pessoa, mas mais próxima de Alexandre e Solitário. Em determinados momentos Alexandre funciona como um personagem-orelha ao conhecer um mundo sobrenatural completamente diferente do nosso. Como já ressaltei, a escolha das palavras é muito boa e a história flui bem. Não senti quaisquer dificuldades para terminar a leitura e na metade do livro eu queria virar as páginas rapidamente para saber o que aconteceria a seguir. O motoclube ficou um espaço muito legal e o leitor fica curioso com todos os integrantes do lugar. Só faço uma observação no que diz respeito à escrita: o excesso de informações acerca de processos de direito. Em escrita criativa, diz-se que, na maior parte das vezes, menos é mais. Ficou claro desde o começo que a carreira do protagonista era importante para sua existência como ser humano. E até aquela parte com o Deivid foi legal para estreitar a relação entre ambos. Mas, em muitos momentos, o autor acaba explicando demais minúcias relativas a processos tributários. Se não vai servir à narrativa, deixa para lá. Caso contrário, forma uma barriga que torna a leitura truncada e não acrescenta no resultado final. Gostei muito mais da obsessão do protagonista com acidentes de trânsito do que estes trechos processuais. Porque a parte do trânsito revela como o personagem tem um espírito obcecado com isso. Ao reforçar essa obsessão, a gente já sabe que em algum momento isso vai gerar algum desenvolvimento na história.

A Maldição do Lobisomem é um ótimo livro de terror. Indico a todos aqueles que procuram uma boa história de lobisomens, que estava em falta, a partir de uma narrativa extremamente credível e situada no Brasil. O protagonista tem uma boa história a ser explorada e somos imersos em um mundo sobrenatural repleto de criaturas que estão mais alto na cadeia alimentar. As descrições de caçadas são incríveis e o autor não aliviou nem um pouco nesse sentido. Vale a pena demais!











Ficha Técnica:

Nome: A Maldição do Lobisomem Autor: Clecius Alexander Duran Série: Crônicas da Lua Cheia vol. 1) Editora: Giostri Gênero: Terror/Fantasia Urbana Número de Páginas: 268 Ano de Lançamento: 2016


Link de compra:














bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.