top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Resenha: "A Biblioteca Invisível" (A Biblioteca Invisível vol. 1) de Genevieve Cogman

Atualizado: 10 de out. de 2021

Em uma corrida contra o tempo, Irene e seu parceiro Kai precisam descobrir o paradeiro de um livro dos irmãos Grimm que pode esconder muitos segredos. E eles precisam levá-lo de volta à Biblioteca, um lugar que transcende dimensões. Como é que é?? Leiam nossa resenha e saibam mais!!

Sinopse:


Irene é uma espiã profissional da misteriosa Biblioteca, uma obscura organização que existe fora do tempo e espaço e que coleciona livros e manuscritos de diferentes realidades. E junto com seu enigmático assistente Kai, ela é enviada para uma Londres alternativa com a missão de recuperar um perigoso livro. Mas quando eles chegam, ele já foi roubado. As principais facções do submundo londrino estão prontas para lutar até a morte para achar este mesmo livro, e tudo é imensamente dificultado pelo f ato de que o mundo está infestado pelo Caos - as leis da natureza foram distorcidas para permitir a existência de criaturas sobrenaturais e mágicas imprevisíveis. Enquanto seu novo assistente guarda seus próprios segredos, Irene logo se vê envolvida e m uma aventura repleta de perigo, pistas e sociedades secretas, onde a natureza da própria realidade está em perigo e falhar não é uma opção.






Nem toda a leitura precisa ser profunda, densa e reflexiva. Depois de passar por uma triste jornada em Nossos Dias Infinitos, da autora Claire Fuller, eu queria uma leitura mais leve. Algo que pudesse me divertir ao mesmo tempo em que fosse uma história interessante. E eis que me aparece Genevieve Cogman entregando essa interessante aventura por uma Londres alternativa em A Biblioteca Invisível.

Quando eu comecei a ler, me lembrei imediatamente de uma série de TV que passava na TNT há alguns anos atrás. Chamava-se The Librarians e contava a história de três pessoas com habilidades absurdas sendo supervisionadas por uma ex-militar dentro de uma biblioteca interdimensional. Eles precisavam resgatar livros ou artefatos especiais que poderiam conceder poderes mágicos aos seus detentores. Era uma série divertida e despretensiosa. É o que temos aqui em A Biblioteca Invisível. Esta situação a seguir diz tudo o que você precisa saber nesse primeiro momento:

"[...] a Biblioteca funciona mediante teorias da conspiração. Não admita nada, negue tudo, e só então descubra o que está acontecendo e publique um artigo sobre o assunto. Não é como se eles pudessem impedi-lo de fazer isso."

A escrita da autora flui muito bem pelas páginas. Você passa voando pela história sem sentir. Quando você se acostuma com os personagens, continuar a leitura passa a ser algo obrigatório. Na metade final do livro, eu lia cinquenta ou oitenta páginas apenas porque eu queria saber o que acontece a seguir. Vocês me perguntam se é um livro Young Adult? Pode ser. Tem algumas características disso, mas não todas. Eu entendo como um livro divertido; se você, leitor, quiser colocá-lo em outra prateleira pode ser nessa. Como pode ser simplesmente na prateleira de fantasia. A narração é feita em terceira pessoa, mas mais aproximada. Ou seja, a autora vai se focar mais em Irene do que nos demais personagens. Faz com que nós criemos uma relação mais próxima com ela. O curioso é que Irene não é a "lutadora" da dupla, cabendo essa função estar a cargo de Kai. Mas, ela consegue resolver os problemas com inteligência e esperteza.

A protagonista feminina me agrada muito. Irene é uma mulher decidida e que sabe o que deseja. Por exemplo, um dos principais tropes de livros Young Adult não é seguido pela autora. Ela se livra logo dessa situação no começo do livro. A personagem entende a sua função com precisão. Ela é o que é e ponto final. Se ela tiver que usar de meias verdades para sair de uma situação, ela vai fazer. Ela honra sua posição como bibliotecária acima de tudo. Mas, não deixa de ser uma mulher que possui seus momentos de fragilidade e doçura. Talvez por ela ser fã de Grandes Detetives é que ela vai acabar saindo um pouco do padrão de conduta da Biblioteca. Mas, isso é a característica da Irene como pessoa, especificamente. E a torna muito interessante. Quero ver nos próximos volumes como se dará a evolução da personagem.

Kai é o enigma a ser resolvido nesse primeiro volume. Talvez muito mais do que o grande vilão aqui, entender como funciona a mente do jovem aprendiz de Irene se torna parte do mistério. Em pouco tempo vamos ver como o personagem possui enormes segredos que podem ou não atrapalhar a missão da personagem. Aliás, fica aqui os meus parabéns em como a autora conseguiu dar características únicas para cada um dos personagens de apoio. Até mesmo pela fala podemos saber de que personagem a autora está falando. Seja o jeito malicioso de Bradamant, o cavalheirismo de Vale, o estilão bad boy sedutor ao mesmo tempo em que corajoso de Kai e o estoicismo de Irene. Isso faz com que os personagens se tornem memoráveis na nossa mente.

O que temos aqui é uma boa e velha história de bem versus mal. E eu gosto de temas simples assim. O livro veio em um momento certo para mim em que eu precisava de uma narrativa nesses moldes. Uma narrativa pode ser sim puro entretenimento. Dar algumas boas risadas de tiradas da Irene, ver as pequenas brigas e invejinhas de Bradamant e Irene ou até curtir o modo Sherlock Holmes de Vale. Em muitos aspectos, a ambientação e a construção de personagens me lembrou O Protetorado da Sombrinha, série escrita pela autora Gail Carriger. Podemos até comparar a ambientação já que a Londres de A Biblioteca Invisível tem bastante de steampunk: zepelins, seres sobrenaturais, irmandades conspiratórias, experimentos malucos. E o vilão é simplesmente um vilão. É um cara mal que quer destruir ou dominar o mundo. Não há nada complexo para se entender aqui. É só apertar o cinto e apreciar.

Os capítulos possuem um bom tamanho e o leitor não sente dificuldades ao passar as páginas. Gostei do sistema de magias criado pela autora, a Linguagem. Se remete muito bem à essência da história e fala bastante à profissão de bibliotecário. A autora deixa muitas pontas de que pode vir a trabalhar com assuntos políticos nos próximos volumes e de que existem muitos mistérios entre os bibliotecários sêniores e os em treinamento. Percebemos algumas meias verdades ditas por Coppelia, mentora de Irene, à sua protegida e como Kostchei soube se aproveitar da rivalidade entre Bradamant e Irene. A presença de Kai no meio de tudo deixa ainda mais mistérios a serem resolvidos. Eu achei que a autora poderia trabalhar mais com a questão interdimensional do que apenas se focar em um único lugar. Mas, vou deixar para observar isso em outros volumes.

Uma história divertida, uma narrativa simples de ser compreendida e personagens que o leitor vai rapidamente apreciar. Essa é a receita de bolo gostoso criada por Genevieve Cogman. Não é um livro que vai mudar sua vida, mas vai te dar boas horas de diversão em uma tarde de sábado. Algumas pontas soltas ficaram para serem resolvidas em volumes posteriores. E eu quero estar lá para acompanhar.








Ficha Técnica:


Nome: A Biblioteca Invisível

Autora: Genevieve Cogman

Série: A Biblioteca Invisível vol. 1

Editora: Morro Branco

Gênero: Fantasia

Tradutora: Regiane Winarski

Número de Páginas: 368

Ano de Publicação: 2016


Outros Volumes:


Link de compra:


*Material enviado em parceria com a Editora Morro Branco





bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.