top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

O Reino dos Gatos

A vida de adolescente chegou para Haru: transformações, mudanças, crescimento. Um dia ela salva um gatinho de ser atropelado. Mas, parece que esse gatinho esconde um segredo. E, possivelmente, tem algo a ver com um reino secreto de gatos.

Sinopse:


Haru salva um gato que estava prestes a ser atropelado por um caminhão e descobre que ele é, na verdade, um príncipe. Por gratidão o Rei dos Gatos a pede em casamento, e a menina é levada para o Reino dos Gatos. Agora, ela quer sua liberdade.




Eu realmente gosto das animações do Studio Ghibli. Estas se caracterizam por uma história leve e reflexiva, amparada em personagens marcantes e um nível de animação de cair o queixo. Algumas das animações do Studio adotam algum nível de vanguarda como Meus Vizinhos: Os Yamada ou uma história sensível como Os Sussurros do Coração. Infelizmente O Reino dos Gatos não é a história mais marcante do estúdio. Mesmo trazendo elementos familiares de outras animações, a história não possui nada de especial e acaba sendo mais uma entre várias animações japonesas do período. Mas, O Reino dos Gatos possui alguns pontos positivos.

Haru é uma doce menina que está passando pelos problemas da adolescência. Sempre acorda tarde e chega atrasada na sala de aula. Ela e sua melhor amiga aprontam todas e ela tem uma paixão platônica pelo rapaz mais bonito da escola. Porém, Haru não tem confiança em si mesma; sua baixa auto-estima faz com que ela perca várias boas oportunidades. Um dia, ela salva um gatinho de ser atropelado por um carro. Quando o gatinho agradece a ela, Haru se assusta pelo gato ter falado. Mais tarde ela recebe a visita da corte do rei dos gatos que diz a Haru que ela salvara seu filho e que agora ela receberia presentes dos gatos. Haru não leva muita fé até que começa a receber vários presentes malucos: erva de gato, ratos para comer. Quando ela recebe o convite para se casar com o príncipe dos gatos, Haru se assusta. Graças a uma voz misteriosa, ela chega até uma pequena vila onde conhece Baron que se prontifica a ajudá-la dessa imensa enrascada.

Para aqueles que não se lembram, Baron é aquela estatueta que ficava na loja de Antiguidades do filme Sussurros do Coração. A protagonista da história escreve um livro sobre as aventuras de Baron. O Reino dos Gatos nasceu pelo apelo dos fãs do Studio Ghibli sobre uma história com o Baron. Hayao Miyazaki começou a fazer um curta metragem sobre o personagem, mas abandonou a história depois de um tempo. O enredo não havia ficado do jeito que ele gostaria e o projeto foi engavetado. Anos mais tarde Hiroyuki Morita fez uma série de storyboards contendo uma história sobre uma menina e seu amigo Baron que precisam fugir de um reino de gatos. Miyazaki gostou do que viu e autorizou a produção. Para ele, seria uma maneira de treinar alguns dos membros do studio para algum possível grande projeto futuro. Esta é uma prática comum do estúdio que entre dois projetos grandes, produz uma animação teste com uma forma de praticar técnicas de animação.

A animação é comum. Não vi nada de espetacular na forma como este foi produzido salvo algumas cenas que se passam no Reino dos Gatos como a queda da torre, o estranho labirinto e até a transformação da Haru. Morita usou muitas referências a gatos durante a animação; isso seria óbvio, mas vale a pena o espectador prestar mais atenção às cenas de fundo do cenário. Novelos de lã, queijos de todo o tipo e até mesmo a própria torre parece um daqueles objetos de madeira que os gatos gostam de brincar. A trilha sonora também não me chamou muito a atenção. Temas relacionados à escola e no final algumas músicas voltadas para os elementos fantásticos apresentados pelo autor. Particularmente eu gostei da música dos créditos finais. A composição é bonita e os quadros desenhados que compõem as cenas são muito bem feitos. Talvez se a animação tivesse metade da qualidade desses quadros finais eu teria ficado mais satisfeito. Se eu posso salvar alguma coisa da animação foi a cena em que Haru salta do alto da torre e precisa andar por sobre um caminho formado por pássaros. Belo elemento visual.

O enredo é uma jornada de crescimento. Haru começa com uma menina medrosa e sem confiança. Os acontecimentos fantásticos servem para fortalecer a sua resolução. Acho até que o autor força um pouco demais essa transformação da protagonista. Entendo que o objetivo da história era Haru mudar seu comportamento e amadurecer como pessoa, mas a transformação foi radical demais. O contato dela com Baron me parece uma paixonite adolescente. Em vários momentos da história, Morita deixa transparecer essa paixonite. Baron se comporta como o heroi. Ele é o personagem com virtudes incríveis e suas habilidades fantásticas servem para guiar Haru até o seu objetivo. Se formos analisar do ponto de vista da jornada do heroi, Baron seria o mentor de Haru.

Porém, existem vários buracos no enredo. Ficou mal explicado o envolvimento do gato Muta com a família real. É contada uma história muito às pressas que fala de Muta tendo comido demais e sido expulso do reino. Hein? Era para ser apenas uma tirada cômica ou havia elementos de enredo sobre a história do Reino dos Gatos por trás? Não ficou muito claro isso. O próprio príncipe do reino tem seu envolvimento com sua noiva explicado muito estranhamente. Entendo que o tamanho da animação prejudicou o desenvolvimento do enredo, mas tal não justifica os buracos. Me pareceu um pouco de preguiça da parte dos roteiristas para deixar o enredo mais redondinho.

Alguns elementos de enredo me parecem terem sido inspirados por Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. A cena acima em que Haru precisa tomar chá com Baron em uma casa pequena (é como se ela passasse na toca do coelho e entrasse em um mundo fantástico). O rei dos gatos possui um temperamento parecido com o da Rainha de Copas. A jornada de Haru se assemelha à jornada de Alice, apesar de Morita apresentar uma evolução no personagem enquanto Alice continua a mesma. Entretanto, as comparações ficam por aí. São apenas elementos soltos em uma história cujo encaminhamento é diferente do nonsense de Lewis Carroll.

O Reino dos Gatos foi uma boa tentativa de agradar aos fãs ávidos por rever o famoso Baron, apresentado em Sussurros do Coração. Infelizmente, a animação não passa disso: uma boa tentativa. É uma animação leve, com uma temática voltada para a auto-estima e a coragem interior, mas com muitos buracos no enredo. Para o espectador mais atento, muita coisa é deixada para trás. Não posso dizer que a experiência foi condizente com a qualidade do estúdio. Porém, O Reino dos Gatos possui alguns poucos pontos positivos que o tornam minimamente divertido.

Ficha Técnica:


Nome: O Reino dos Gatos

Diretor: Hiroyuki Morita

Produtores: Toshio Suzuki e Nozomu Takahashi

Roteirista: Reiko Aoshida

Baseado em The Cat Returns escrito por Aoi Hiiragi

Estúdio: Studio Ghibli

País de Origem: Japão

Tempo de Duração: 75 min

Ano de Lançamento: 2002





0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.