• Paulo Vinicius

Mensagens Positivas com Pitadas de Agressividade: melhor do que auto-ajuda

Isso não é uma resenha! Trago a vocês a solução para todos os seus problemas de confiança e direção. Conheçam esta incrível seleção de ilustrações e sacadas rápidas trazidas para vocês por Letícia Pusti.


Sinopse:


O título do livro é Mensagens Positivas com Pitadas de Agressividade e você ainda precisa de uma sinopse pra entender do que se trata? Sério? Então tá, aqui vai o que você precisa saber: este livro contém Mensagens Positivas com Pitadas de Agressividade porque você só entende quando passa vergonha, né?






Quando a gente pensa no veículo história em quadrinhos como algo flexível e não-ortodoxo é de trabalhos como esse que estamos nos referindo. Apesar de ter brincado acima, isto realmente não é uma resenha, por que não tenho muito o que "avaliar", para usar este termo tão comum entre booktubers e influenciadores de conteúdo. Vou apenas falar um monte de abobrinha nesta postagem e destacar o quanto o trabalho de pessoas como a Leticia Pusti é legal e diferente nesse meio vital. Quantas vezes não nos deparamos com matérias explorando o novo autor do momento falando sobre algum elemento de auto-ajuda necessário nesses dias tão complicados. Ou o livro que se debruçou sobre alguma doutrina oriental e encontrar a fórmula para superar o desencontro de caminhos. Só que tem aquele momento em que tudo que a gente precisa é de alguém que grite no nosso ouvido alguma verdade que não queríamos ver. Ou dissesse algo ríspido e nos fizesse reagir para sair de nossa letargia. Ou até que falasse algo tão bizarro que quebraria o nosso ritmo e nos faria rir quando precisássemos. É isso o que a autora faz nessa obra.


Sério, eu gostaria de colar uma dúzia dessas páginas na parede do meu escritório (que é algo ficcional ainda já que toda a minha casa está em obras). As mensagens são ótimas. Mas, falando do projeto em si, a HQ é formada por uma série de tirinhas cômicas com mensagens positivas. Só que algumas são... bem... pouco educadas. Em várias páginas eu chorava de rir porque são aquele tipo de mensagens que a gente precisa ouvir de vez em quando. Outras páginas são brincadeiras divertidas como um organograma, um labirinto. O leitor acaba interagindo de alguma forma com a HQ em si. A Letícia se insere numa geração legal de desenhistas que usam as suas redes sociais para criar tiinhas rápidas que os leitores podem ter acesso. De cabeça eu me recordo de alguns como Monaramise, Kawakeiko e o mais famoso que é o Tom Gauld que sempre coloca uma tirinha nova todo domingo. As tirinhas da Letícia são de um quadro, às vezes podendo englobar duas páginas para dar o catch da piada.


Recomendo demais esse trabalho dela. Ele foi financiado pelo Catarse e acabou sendo publicado pelos nossos parceiros da Avec Editora. O Artur Vecchi, dono da Avec, tem um olho clínico para talentos como a Letícia e acho que a editora acertou em cheio. Para quem curtir a HQ, a Letícia tem um perfil no Instagram (@lerpusti) e lá ela publica novas tirinhas com bastante frequência. Quem sabe a gente não vê mais uma coletânea de materiais dela com outros temas? De qualquer forma, adicionem a autora em suas vidas e se preparem para ler mensagens divertidas ou às vezes mais reflexivas dela. Tudo vai depender de como a mensagem vai ser interpretada por cada um.


Ficha Técnica:


Nome: Mensagens Positivas com Pitadas de Agressividade

Autora: Leticia Pusti

Editora: Avec Editora

Gênero: Tiras Cômicas

Número de Páginas: 48

Ano de Publicação: 2021


Link de compra


*Material enviado em parceria com a Avec Editora