top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Da Colina Kokuriko (From Up on Poppy Hill)

Umi é uma garota que aprendeu a linguagem das bandeiras náuticas ao lado de seu pai. Todos os dias ela sinaliza com estas bandeiras aos navios do porto. Quando ela conhece o jovem Shun Kazama, Umi se envolve com o jornal da escola. Só que o prédio onde o jornal se situa está para ser demolido. Vai se iniciar uma batalha para salvar o prédio.

Sinopse:


A história gira em torno de uma garota chamada Komatsuzaki que vive na cidade de Yokohama, perto de Tóquio, em 1963 — um ano antes das Olimpíadas. Seu pai desapareceu em um acidente e sua mãe, uma fotógrafa, está sempre viajando. A família tem um negócio de hospedaria e o mangá narra seu dia-a-dia ao lado de dois garotos: o presidente do conselho estudantil e um dos membros do clube de jornal da escola.




Algumas coisas na vida acontecem sem a gente planejar. Seja o encontro com algum amigo do passado durante uma viagem de ônibus ou uma agradável surpresa durante uma tarde de domingo. Minha experiência com Da Colina Kokuriko é justamente essa. Tendo passado os grandes sucessos do Studio Ghibli e faltando apenas 4 filmes para terminar minha jornada, eu estou guardando algumas animações para o final (Arriety e o Mundo dos Pequeninos será minha última resenha). Então quando fui ver esta animação não esperava muita coisa. Principalmente porque a direção ficara a cargo de Goro Miyazaki e Terramar foi uma tremenda desilusão para mim. Mas qual não é minha surpresa com essa animação? Ela é boa... aliás... ela é linda e nostálgica ao mesmo tempo.

A história se passa em 1963, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Tokyo, no Japão. Somos apresentados à Umi, uma colegial que toma conta de sua família enquanto sua mãe estuda medicina nos EUA. Sua vida é difícil por conta de tantas responsabilidades pelo qual ela precisa suportar. Seu pai foi um marinheiro cujo navio de carga esbarrou em uma mina durante a Guerra da Coreia. Ele ensinou à Umi a comunicação por bandeiras náuticas. Todos os dias Umi hasteia bandeiras para os navios que passam no porto. Na escola, Umi conhece Shun Kazama, responsável pelo jornal literário da escola. O prédio onde se situa o jornal e os demais clubes de ciências está ameaçado de demolição. O responsável pela Academia Konan quer construir um prédio mais moderno, inspirado nos ideais modernistas que vieram junto com as Olimpíadas. Umi tentará ajudar a salvar o prédio e com isso descobrirá que está apaixonada por Shun. Mas, Umi e Shun possuem uma história em comum que nem mesmo eles sabem. Poderá isso atrapalhar o sentimento que eles tem um pelo outro?

A história dessa animação é curiosa. Ele foi anunciado em 2010 e havia sido anunciado que sua exibição seria em 2011. Mas, no meio do processo de finalização de Da Colina Kokuriko, aconteceu um terremoto que afetou a região onde o estúdio se encontrava. Os encarregados do projeto tiveram que varar a noite para poderem encerrar a produção e apesar de todos os percalços a animação foi exibida no período correto. Outra curiosidade é que, pela primeira vez, Goro e Hayao Miyazaki trabalharam juntos na produção da animação. Combina muito bem com o espírito por trás do enredo de Da Colina Kokuriko.

O espectador consegue perceber um trabalho do Studio Ghibli por causa da preocupação com os detalhes. Mesmo uma animação menos badalada possui um grau de detalhamento absurdo. Conseguimos perceber isso na passagem das nuvens pelo céu, nas folhas que fazem sombras no chão quando Umi segue para a escola ou na movimentação de diferentes personagens pelo cenário. Claro, é mantido o padrão dos olhos grandes típicos dos animes japoneses, mas cada personagem é bem expressivo. A trilha sonora é de Satoshi Takebe e remete bastante a um clima de nostalgia com várias canções espalhadas ao longo da animação. É uma trilha sonora de partir o coração com muitas notas tristes e melancólicas. Não sei responder ao certo, mas a maioria das canções parecem remeter à vida do marinheiro no Japão (não sei se são canções tradicionais... não encontrei nada a respeito).

Uma das temáticas principais na animação remete àqueles que ficam para trás no pós-guerra. Mesmo tendo falado da Guerra da Coreia, vemos o sofrimento e a solidão das famílias que perderam entes queridos nesses conflitos. Essas pessoas acabam nunca mais sendo as mesmas e até seus filhos acabam sentindo um pouco desse sofrimento. Famílias são separadas e possuem suas realidades completamente alteradas. No japonês, esse sentimento de perda é muito presente principalmente quando mencionamos a Segunda Guerra Mundial ou a Guerra da Coreia. São marcas profundas na alma deste povo. Se eles estavam certos ou errados durante o conflito, isso não vem ao caso. O homem comum não é responsável pelas decisões tomadas pelos seus líderes. Posso relacionar Da Colina Kokuriko facilmente com O Túmulo dos Vagalumes, outra animação do estúdio que trata de uma temática semelhante. A animação claramente é mais voltada para o público japonês e isso se reflete na aceitação tímida em mercados internacionais.

O que eu mencionei na minha apresentação desta resenha eu queria comentar aqui. Como não mencionar Olimpíadas e não discutir a respeito do caos que está o Rio de Janeiro às vésperas deste evento. A animação toca também no fato de os japoneses quererem apagar o passado para se voltar para um futuro de glórias que viria com o evento esportivo. A própria existência do Quarteirão Latino (o clube de ciências da escola) é a ilustração máxima do que deveria ser esquecido. São alunos que usam um prédio antigo para poder buscar o desenvolvimento de seu caráter e seus estudos. A existência do prédio é a manutenção dos costumes milenares japoneses. A demolição injustificada em prol da glorificação do novo e do contemporâneo desperta a raiva dos alunos que observam a sacralidade de seu pequeno espaço. O emprego de elementos nostálgicos na animação serve para reforçar a importância daqueles que se foram para a construção do futuro. Não podemos simplesmente apagar a memória; é preciso trazê-la à tona mesmo que ela tenha um pouco de dor em seu íntimo.

Esse aspecto da dor da lembrança vem com a história compartilhada por Shun e Umi. Era preciso trazer à tona a lembrança do pai de Shun. De nada adiantava ele esconder essa lembrança e manter uma mente fechada para a vida que seguia. Achei muito feliz a abordagem de Goro a respeito deste tema, sem muita enrolação. Quando eu achei que ficaria enrolado demais, é encerrado este capítulo com algumas revelações. A relação entre os protagonistas não me incomodou e nem pareceu algo muito açucarado. Foi bem dosado e os momentos íntimos serviram a seu propósito.

Os demais personagens acabam mais sendo coadjuvantes e não sendo tão trabalhados. Fico meio dividido a respeito disso porque eu acho que ele poderia ter introduzido alguns outros personagens na história, mas ao mesmo tempo fico preocupado se isso não acabaria por inchar o enredo sem necessidade. Bem, Da Colina Kokuriko não é uma animação best-seller; é muito mais uma história voltada para um público específico.

Goro Miyazaki não inventou a roda com esta animação e apresentou um enredo simples, porém competente. Além disso, é uma história que toca no fundo do coração do povo japonês. Foi indicado a algumas premiações, mas venceu apenas feiras locais. Foi distribuído de forma bem tímida pela Disney nos EUA e teve entre seus dubladores Beau Briges (Eddard Stark em Game of Thrones) e Gillian Anderson (a eterna Dana Scully de Arquivo X). Se você está disposto a ver, não vai se arrepender, mas não é uma animação que eu indico a todos.

Na próxima semana, vou falar a respeito de uma animação muito especial: Vidas ao Vento, a última animação produzida por Hayao Miyazaki antes de se aposentar.

Ficha Técnica:


Nome: Da Colina Kokuriko

Diretor: Goro Miyazaki

Produtor: Toshio Suzuki

Roteirista: Hayao Miyazaki e Keiko Niwa

Baseado em Kokuriko-zara kara escrito por Chizuru Takahashi e Tetsuro Sayama

Estúdio: Studio Ghibli

País de Origem: Japão

Tempo de Duração: 92 min

Ano de Lançamento: 2011





2 comentários
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.