top of page
  • Foto do escritorPaulo Vinicius

Sussurros do Coração

Shizuku é uma menina de 14 anos que precisa descobrir o que fará de sua vida. Durante esta fase de descobertas, ela descobre que todos os livros que ela pega emprestados na biblioteca passaram pelas mãos de alguém chamado Seiji. Ela fica curiosa e decide investigar quem é esta pessoa.

Sinopse:


Shizuku, uma estudante que sonha ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas, curiosamente, todas as edições que Shizuki pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa.




Geralmente entre duas animações pesadas, os diretores do Studio Ghibli costumam fazer com que os integrantes do estúdio produzam algo de forma mais livre. Assim foi com Only Yesterday e assim é com Sussurros do Coração. Nesta animação em que apenas o roteiro foi feito por Miyazaki temos mais um slice of life, ou seja, história do cotidiano. A recepção da animação foi bem mediana, não chegando a alcançar os números de outros sucessos do estúdio como Pom Poko ou Porco Rosso. No Brasil, ele foi apenas recentemente lançado em DVD e Blu-Ray.

A história se centra na protagonista Shizuku Tsukishima, uma menina de 14 anos que se encontra em uma fase da vida em que precisa tomar decisões. O nome Sussurros do Coração tem a ver com o seu próprio coração que está clamando por mudanças em seu modo de vida. Tsukishima é uma leitora ávida que passa suas tardes na biblioteca lendo todo o tipo de livros. Yuko, sua melhor amiga, está com problemas porque passou a receber cartas de um admirador secreto, mas ela gosta mesmo é de Sugimura, um dos melhores jogadores de beisebol da escola. Por sua vez, Sugimura (que troca gracinhas às vezes com Tsukishima) gosta mesmo é da própria Tsukishima. Tudo muda quando Tsukishima repara que em todos os livros que ela pega emprestado da biblioteca municipal o nome de um menino chamado Seiji Amasawa vem sempre antes do dela. Ela fica curiosa e decide investigar. Quando estava chegando à biblioteca ela cruza com um gatinho de rua com um estranho comportamento. Ela decide então seguir o gatinho e encontra uma estranha loja de antiguidades. Lá ela fica encantada com uma estranha estátua no formato de gato chamada Baron. Ah... tudo isso e um estranho garoto que fica tirando uma com a cara dela. O que tudo isso tem a ver com a história? Ora, mudanças.

A trilha sonora é extremamente agradável. A sonoridade leve e feliz está presente por toda a animação. A própria canção adaptada por Tsukishima vem de uma velha canção de John Denver chamada "Country Roads". Aliás, vale a pena destacar a crítica sutil feita por Miyazaki neste filme. Podemos associar a brincadeira feita por Tsukishima com Concrete Roads à extrema urbanização de Tóquio. As ruas de concreto que tomaram as belas colinas e impediram as pessoas de terem um contato maior com a natureza. Tema este que foi bem abordado em Pom Poko, com os tanukis sendo expulsos de seu lar.

A letra da música abaixo eu encontrei no seguinte link:

Country Road

Country Road Kono michi zutto yukeba Ano machi ni tsuzu iteru Kiga suru Country Road Hitori bocchi osorezu ni Ikiyouto yume miteta Samishi sa oshikomete Tsuyoi jibun to mamotteiko

Country Road Kono michi zutto yukeba Ano machi ni tsuzu iteru Kiga suru Country Road

Aruki tsukare tatazumuto Ukandekuru furusato no machi Oka o maku saka no michi Sonna boku o shikatte iru

Country Road Kono michi zutto yukeba Ano machi ni tsuzu iteru Kiga suru Country Road

Donna kujike soona to kidate Kesshite namida wa misenaide Kokoro nashika hochou ga hayaku natteiku Omoide kesutame

Country Road Kono michi furusato e tsuzuite mo Boku wa ikanai sa Ikenai Country Road

Country Road Ashita wa itsu mo no boku sa Kaeritai kaerenai Sayonara Country Road

Country Road (Tradução)

Estrada do Interior, Sinto como se esta estrada realmente longa levasse àquela cidade. Estrada do Interior.

Decidi não ter mais medo de estar sozinho. Este era meu sonho... Afastar meus sentimentos tristes e proteger minha força interior. Não importa que tristezas venham, Estrada do Interior, Sinto como se esta estrada realmente longa levasse àquela cidade. Estrada do Interior.

Irei segurar minhas lágrimas. Se caminhar mais rápido, Posso me esquivar daquelas lembranças dolorosas. Estrada do Interior,

Estrada do Interior, Sinto como se esta estrada realmente longa levasse àquela cidade. Estrada do Interior.

Mesmo que esta estrada leve ao interior, Nós não podemos ir. Não podemos ir, Estrada do Interior. Estrada do Interior,

Amanhã irei ser eu mesmo uma vez mais. Quero retornar, mas não posso. Adeus Estrada do Interior...


Gostei demais da animação. Novamente o estúdio se supera na sua capacidade de compor amplos espaços. Mesmo o ambiente urbano não me incomodou porque a paleta de cores usada é sempre muito alegre, combinando com o sentimento da animação. Tudo é muito grande e a paixão de Tsukishima por lugares elevados faz com que ela nos presenteie com lindas tomadas de câmera. Senti um pouco daquele sentimento de familiaridade e percebi muitas relações com os cenários usados no final de Pom Poko. Quanto aos personagens, eles seguem os padrões de animes japoneses, nada como em Only Yesterday onde Isao Takahata procurou inovar. Acho que neste caso aqui nem era necessário.

O enredo nada mais é do que uma jornada de crescimento. A personagem se sente incomodada agora pelo seu status quo. A sua vida de antes não é mais capaz de abarcar as mudanças pela qual o seu corpo e o seu coração estão passando neste momento. É uma história de uma adolescente que se vê cercada de decisões a serem tomadas e ela reluta já que tudo que ela deseja é continuar a ter sua vida simples de antes. Quando ela começa a se relacionar com Seiji ela se vê perdida e não sabe o que fazer. Ambos são muito importantes um para o outro já que a companhia e a integração entre os dois personagens faz com que eles desejem mudar. Para Seiji isso significou se decidir ir a Cremona para aprender as técnicas de construir um violino; para Tsukishima isso significou abandonar sua antiga vida de lado e tomar decisões com coragem.

Os outros personagens acabam gravitando ao redor dos dois protagonistas. A própria família de Tsukishima não interfere na história. Só vamos sentir a presença dos pais quando as notas da protagonista caem na escola. Já Yuko acaba servindo como o elo de ligação entre Tsukishima e sua antiga vida. Quando a protagonista toma sua decisão ela precisa ir até Yuko contar sobre o ocorrido para só então levar a cabo os seus objetivos. É como se a protagonista estivesse se despedindo de sua antiga vida.


Os elementos fantásticos acabam servindo muito mais para tirar a personagem do seu equilíbrio. O gatinho e o próprio Baron servem para levar a personagem a repensar os seus conceitos. Achei interessante que Miyazaki quis passar para o espectador que a fantasia pode estar em qualquer lugar. Podemos encontrar com um tanuki ou um gatinho maluco a qualquer momento de nossas vidas. Aliás, é essa magia que nos faz crescer e nos desenvolver. Magia esta que não precisa ser um dragão ou um feiticeiro invocando uma bola de fogo, mas simplesmente algo para nos tirar do lugar comum. Nesse ponto o roteiro se supera muito.

Sussurros do Coração é uma excelente animação. Normalmente a premissa dele acaba afastando os espectadores considerando-o bobo e sem muita ambição. Cuidado! Como eu já disse em outras resenhas, Miyazaki tem o poder de tornar qualquer tipo de roteiro interessante. Leia nas entrelinhas daquilo que é apresentado em Sussurros do Coração. Você vai se surpreender com o que é apresentado. Para mim, foi uma tarde bem prazerosa assistindo ao filme. Nem senti o tempo passando.

Na próxima semana, a animação que eu considero a segunda melhor do Studio Ghibli: Princesa Mononoke.

Ficha Técnica:


Nome: Sussurros do Coração

Diretor: Yoshifumi Kondo

Produtor: Toshio Suzuki

Roteirista: Hayao Miyazaki

Estúdio: Studio Ghibli

País de Origem: Japão

Tempo de Duração: 111 min

Ano de Lançamento: 1995








0 comentário
bottom of page
Conversa aberta. Uma mensagem lida. Pular para o conteúdo Como usar o Gmail com leitores de tela 2 de 18 Fwd: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br Caixa de entrada Ficções Humanas Anexossex., 14 de out. 13:41 (há 5 dias) para mim Traduzir mensagem Desativar para: inglês ---------- Forwarded message --------- De: Pedro Serrão Date: sex, 14 de out de 2022 13:03 Subject: Re: Parceria publicitária no ficcoeshumanas.com.br To: Ficções Humanas Olá Paulo Tudo bem? Segue em anexo o código do anúncio para colocar no portal. API Link para seguir a campanha: https://api.clevernt.com/0113f75c-4bd9-11ed-a592-cabfa2a5a2de/ Para implementar a publicidade basta seguir os seguintes passos: 1. copie o código que envio em anexo 2. edite o seu footer 3. procure por 4. cole o código antes do último no final da sua page source. 4. Guarde e verifique a publicidade a funcionar :) Se o website for feito em wordpress, estas são as etapas alternativas: 1. Open dashboard 2. Appearence 3. Editor 4. Theme Footer (footer.php) 5. Search for 6. Paste code before 7. save Pode-me avisar assim que estiver online para eu ver se funciona correctamente? Obrigado! Pedro Serrão escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:42: Combinado! Forte abraço! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:41: Tranquilo. Fico no aguardo aqui até porque tenho que repassar para a designer do site poder inserir o que você pediu. Mas, a gente bateu ideias aqui e concordamos. Em qui, 13 de out de 2022 13:38, Pedro Serrão escreveu: Tudo bem! Vou agora pedir o código e aprovação nas marcas. Assim que tiver envio para você com os passos a seguir, ok? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:36: Boa tarde, Pedro Vimos os dois modelos que você mandou e o do cubo parece ser bem legal. Não é tão invasivo e chega até a ter um visual bacana. Acho que a gente pode trabalhar com ele. O que você acha? Em qui, 13 de out de 2022 13:18, Pedro Serrão escreveu: Opa Paulo Obrigado pela rápida resposta! Eu tenho um Interstitial que penso que é o que está falando (por favor desligue o adblock para conseguir ver): https://demopublish.com/interstitial/ https://demopublish.com/mobilepreview/m_interstitial.html Também temos outros formatos disponíveis em: https://overads.com/#adformats Com qual dos formatos pensaria ser possível avançar? Posso pagar o mesmo que ofereci anteriormente seja qual for o formato No aguardo, Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 17:15: Boa tarde, Pedro Gostei bastante da proposta e estava consultando a designer do site para ver a viabilidade do anúncio e como ele se encaixa dentro do público alvo. Para não ficar algo estranho dentro do design, o que você acha de o anúncio ser uma janela pop up logo que o visitante abrir o site? O servidor onde o site fica oferece uma espécie de tela de boas vindas. A gente pode testar para ver se fica bom. Atenciosamente Paulo Vinicius Em qui, 13 de out de 2022 12:39, Pedro Serrão escreveu: Olá Paulo Tudo bem? Obrigado pela resposta! O meu nome é Pedro Serrão e trabalho na Overads. Trabalhamos com diversas marcas de apostas desportivas por todo o mundo. Neste momento estamos a anunciar no Brasil a Betano e a bet365. O nosso principal formato aparece sempre no topo da página, mas pode ser fechado de imediato pelo usuário. Este é o formato que pretendo colocar nos seus websites (por favor desligue o adblock para conseguir visualizar o anúncio) : https://demopublish.com/pushdown/ Também pode ver aqui uma campanha de um parceiro meu a decorrer. É o anúncio que aparece no topo (desligue o adblock por favor): https://d.arede.info/ CAP 2/20 - o anúncio só é visível 2 vezes por dia/por IP Nesta campanha de teste posso pagar 130$ USD por 100 000 impressões. 1 impressão = 1 vez que o anúncio é visível ao usuário (no entanto, se o adblock estiver activo o usuário não conseguirá ver o anúncio e nesse caso não conta como impressão) Também terá acesso a uma API link para poder seguir as impressões em tempo real. Tráfego da Facebook APP não incluído. O pagamento é feito antecipadamente. Apenas necessito de ver o anúncio a funcionar para pedir o pagamento ao departamento financeiro. Vamos tentar? Obrigado! Ficções Humanas escreveu no dia quinta, 13/10/2022 à(s) 16:28: Boa tarde Tudo bem. Me envie, por favor, qual seria a sua proposta em relação a condições, como o site poderia te ajudar e quais seriam os valores pagos. Vou conversar com os demais membros do site a respeito e te dou uma resposta com esses detalhes em mãos e conversamos melhor. Atenciosamente Paulo Vinicius (editor do Ficções Humanas) Em qui, 13 de out de 2022 11:50, Pedro Serrão escreveu: Bom dia Tudo bem? O meu nome é Pedro Serrão, trabalho na Overads e estou interessado em anunciar no vosso site. Pago as campanhas em adiantado. Podemos falar um pouco? Aqui ou no zap? 00351 91 684 10 16 Obrigado! -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification -- Pedro Serrão Media Buyer CLEVER ADVERTISING PARTNER contact +351 916 841 016 Let's talk! OverAds Certification Área de anexos ficcoescodigo.txt Exibindo ficcoescodigo.txt.